19 de fevereiro de 2021

A MEMÓRIA VIVA DO NOSSO FUTSAL: DO FUTEBOL DE SALÃO AO FUTSAL MODERNO. DA ASSICAL ESPORTE CLUBE S/A AO CENTRO ESPORTE CLUBE. A transição entre o passado onde a bola era menor e mais pesada e não quicava para um futuro no qual a bola seria maior e mais leve e quicava muito ao bater no solo.

 Matéria publicada em 29 de junho - 2016 pelo blog - Futebol de Pau dos Ferros/RN   

Durante o final da década de 80 ao início da década de 90, a ASSICAL Esporte Clube S/A. realizou na cidade de Pau dos Ferros/RN, uma transição entre o antigo Futebol de Salão e o Futsal moderno. Fechavam-se as cortinas para a ASSICAL E.C. A equipe deixava a cena esportiva e as cortinas se abriam para o Centro Esporte Clube que entrava em cena para assumir o seu papel de protagonista, da nova modalidade que surgia em nossa cidade. O Futsal.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

A magnífica equipe da ASSICAL E.C. foi durante o final da década de 80 e início da década de 90, uma referência no futebol praticado em espaço reduzido. Na imagem vemos no flagrante a equipe postada no sistema 3-1, durante uma de suas partidas realizadas contra a Seleção de Itaú. Jocéli (3), Guido (goleiro), Gildevan Lemos (fixo) e na outra ala, Marcos Holanda, que é observado por Ricardo da seleção de Itaú, faziam a equipe rodar.

I CAPÍTULO

Série – A história da Academia do Centro Esporte Clube

Neste primeiro episódio da série de 8 capítulos, o Blog – Futebol de Pau dos Ferros e a Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN, contará a história da Academia do Centro Esporte Clube.  A trajetória da principal agremiação esportiva de Pau dos Ferros, no Futebol jogado em espaço reduzido. No SALÃO.

Criada para fomentar, difundir e desenvolver o FUTSAL FIFA em nossa cidade, a Academia do Centro Esporte Clube foi durante uma década a fábrica de fazer atletas para o Futsal FIFA de nossa cidade.

OS PRIMÓRDIOS: ASSICAL ESPORTE CLUBE S/A

Tudo começou com a ideia de participar de um campeonato de Futebol de Salão que seria realizado pelo Departamento de Esportes da Rádio Cultura do Oeste, no então, recém-construído, Ginásio de Esportes Prof. João Faustino. Estamos no ano de 1987.

Foram promovidas duas competições. Uma denominada de Copa Intermunicipal e a outra de Copa Municipal. Com fins de colocar uma equipe que pudesse realizar exibições para demonstrar a magia do SALÃO brasileiro. Um plantel formado com um único objetivo, de dar espetáculo.

Decidido a participar das futuras competições salonisticas no monumental Ginásio de Esportes, foi montado por Jocéli Torres e familiares, uma equipe então denominada de “MARANGUAPE”, mais conhecida como: a equipe de verde do Ceará ou os rapazes de FORTALEZA.

Ficou decidido também que a mesma iria participar das duas competições. E como esperado ao final do certame, que parou a nossa cidade por duas semanas, e que foi considerado como maior evento já ocorrido no município de Pau dos Ferros, a participação da equipe recheadas de craques, deixou plantada a ideia de um SALÃO, praticado com habilidade, plasticidade e muita ginga com a bola no pé.

O legado deixado pelos rapazes de Fortaleza, deveria manter-se vivo, para isso ficou acertado que a equipe deveria ser mantida com atletas novos e praticando toda a filosofia implantada pelos garotos da equipe do “Maranguape” que havia  realizado exibições de gala, muitas das vezes foram aplaudidas por mais de cinco minutos pelo público que superlotaram o Ginásio de Esportes Prof. João Faustino.

Foi assim que Jocéli Torres continuou com o projeto e aquela equipe, antes denominada de “Maranguape” recebeu a nomenclatura oficial de ASSICAL ESPORTE CLUBE, como nome oficial.

O FUTSAL SE CONFIRMA COMO A GRANDE MODALIDADE ESPORTIVA E AO MESMO TEMPO JOCÉLI TORRES TORNA-SE O MAIOR SALONISTA DE NOSSA REGIÃO E DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.

Os ideais de Jocéli Torres foram tão audaciosos para a época que até hoje influencia todos os praticantes do Futsal de Pau dos Ferros e da nossa região. Muitos não sabem e sequer o conhecem, porém quem pratica Futsal em nossa cidade e na região oeste, deve-se muito a este Apodiense, Pauferrense e Fortalezense. Suas contribuições foram tantas que é difícil de enumerá-las. Começando pelo trabalho árduo em 1991, junto com a cúpula dos salonistas da Confederação Brasileira de Futsal, no intuito de criar, implantar e difundir na cidade de Pau dos Ferros o FUTSAL MODERNO. A implantação do Futsal em 1991 e a criação da Liga Futsal de nossa cidade em 1992, foram um divisor de águas no desporto da região, um desafio de tornar a modalidade de Futebol Indoor, antes denominada de Futebol de Salão, passando para o seio do Futsal e difundi-la entre os aficionados pelo desporto.

Toda a estrutura da ASSICAL ESPORTE CLUBE S/A foi mantida, só que em benefício da nova modalidade, o Futsal, que surgia com a promessa de ultrapassar o Futebol convencional e tornar a principal modalidade esportiva em nossa cidade.

Jocéli Torres, um apaixonado pelo salonismo e muito estudioso na matéria, recebeu a missão da Confederação Brasileira de Futsal de tornar o Futsal não uma promessa, mais uma realidade.

Desde essa época, Jocéli passou a investir pesado no SALÃO. Sua experiência nas quadras desde os sete anos e culminando com a participação como atleta na equipe do “Maranguape” foi muito importante para que ele pudesse seguir rumo a um futuro promissor para o nosso salonismo. No qual o Marketing e o esporte-buzines eram irreversível. Jocéli chegou a vestir a camisa da equipe verde e Branca do Maranguape.

Depois deste certame o desporto da BOLA PESADA nunca mais foi o mesmo, Jocéli criou a ASSICAL ESPORTE CLUBE S|A, um clube privado que tinha a missão de formar atletas para o Futebol de Salão de Pau dos Ferros.

A equipe da ASSICAL ESPORTE CLUBE, criada em 1987, pelo jovem salonista Jocéli Torres, marcou época dentro do SALÃO de Pau dos Ferros e da região Oeste do estado. Uma de suas maiores realizações, além dos títulos e troféus conquistados durante sua trajetória de glória no esporte da BOLA PESADA de nossa cidade, foi a mudança realizada no sistema tático do esporte da bola pesada de nossa cidade.

Se antes da participação do “Maranguape” era praticado pelos atletas, o sistema tático 2-2, utilizado por todas as equipes que desenvolvia o Futebol de Salão de Pau dos Ferros/RN, depois da equipe do “Maranguape” e do advento da ASSICAL ESPORTE CLUBE S|A, toda a percepção de como se via e praticava o Salão, de maneira filosófica, foi amplamente alterada e consigo veio a reboque, a entrada do sistema tático 3-1, uma revolução na maneira de se jogar o Futebol de Salão, de forma ofensiva e em alta velocidade que inovou o Salão de nossa cidade.

Outra grande conquista da ASSICAL ESPORTE CLUBE S\A, desta vez, dentro de quadra, foi uma vitória contra a poderosa e temível Seleção de Itaú. Na época o bicho papão de nossa região, a equipe mais temida, quando o assunto era jogar Futebol de salão.

A partida foi realizada na cidade de Pau dos Ferros, no dia 27 de Abril de 1991. E, o belo e inesquecível Ginásio de Esportes Prof. João Faustino, imponente e cravado na princesinha do Oeste, serviu de palco para a magnífica e emocionante vitória da ASSICAL ESPORTE CLUBE S|A por 3 á 2, onde a garotada da equipe pau- ferrense dominou e deu um show, tanto na parte tática como na raça e no conjunto e acima de tudo, com espirito esportivo. O amor pelo esporte falava mais alto que o dinheiro.

A equipe da ASSICAL entrou com Toinho no gol, Jocéli de Fixo, Domar na Ala–Esquerda. Leovégildo na Ala-direita e Leal de Pivô.

O pivô Leal foi o autor da façanha de ter marcado os três gols que deu a vitória para a equipe da ASSICAL.

O Jogo foi emocionante do início ao fim do apito do árbitro. A magnífica equipe da Seleção de Itaú realizava seu último jogo de preparação, antes de viajar para a capital, onde iria disputar o campeonato Estadual de Futebol de Salão daquele ano.

A apresentação maravilhosa da ASSICAL foi merecedora dos aplausos de todos, e logo após o apito do árbitro da partida, apitando o término do confronto histórico, a invasão da torcida para comemorar juntos com os atletas da ASSICAL foi algo inevitável.

Uma festa digna dos grandes clássicos do nosso esporte e que foi registrado pelo majestoso Ginásio de Esportes Prof. João Faustino.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Lance da partida entre Assical e São Geraldo, durante um dos eventos salonistico realizado no final da década de 80, no Ginásio de Esportes Prof. João Faustino.

A MARCA DO SUCESSO

Durante a década de 80 e início da década de 90, essa equipe encantou os amantes do Futebol da BOLA PESADA de nossa cidade e região do alto oeste do Rio Grande do Norte.

A importância da ASSICAL ESPORTE CLUBE para o desporte de nossa cidade foi tão grande, que até hoje é lembrada, tanto por aqueles que chegaram a vestir a camisa do clube, como por aqueles que tiveram o privilégio de assistir seus jogos, muitos deles memoráveis, dentro da principal praça esportiva de Pau dos Ferros, o Ginásio de Esportes Prof. João Faustino.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

No vestiário do Ginásio de Esportes: Junior Canhoto, Pedro e Jocéli Torres, se preparam para realizar mais um espetáculo no SALÃO.

ASSICAL ESPORTE CLUBE S/A – UMA POTÊNCIA NO SALÃO

A vitória por 3 a 2 contra o selecionado de Itaú, que realizava seu último jogo preparativo para disputar o campeonato Estadual de Futebol de Salão, em Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte, foi como um balde de água fria para os comandados do técnico Lenilton (in memoriam), que tinha em seu elenco nada mais nada menos que Gildeon, Francinaldo, Ricardo, Pedim (in memoriam) entre outros.

Essa foi á última vez que o selecionado de Itaú, se apresentou em Pau dos Ferros. Pouco tempo depois a equipe da ASSICAL fechou seu departamento de esporte de alto rendimento e logo em seguida a seleção de Itaú caiu em declínio com o afastamento de Lenilton e Batista Paiva.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Em pé: Leal, Gildevan, Jocéli Torres e Domar.

Agachados: Marcos Holanda, Guido e Dodô (In memoriam).

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Em pé: Rogenilton, Emanuel, Toinho (Mocotó), Jocéli Torres, Idalécio e Gildivan Fernandes (técnico).

Agachados: Flávio (camisa branca), Derlan Lemos (criança de camisa azul), Dodô, Domar, Gildevan e Washington.

A missão estava cumprida para a ASSICAL. Segundo Jocéli Torres, a ASSICAL ESPORTE CLUBE, foi criada com um propósito, tinha uma meta a cumprir e a fez muito bem. A ideia sempre foi criar uma equipe, na qual o jogo técnico, plástico e bonito, fosse a sua essência e dentro dessa perspectiva, existia quatro pontos fundamentais a ser alcançados:

       1º- implantar o sistema 3-1, então utilizado apenas pela Seleção de Itaú.

       2º- conquistar o Campeonato Municipal de Futebol de Salão, realizado pelo Departamento de Esportes da rádio Cultura do Oeste, então a maior competição salonista de nossa região.

       3º- vencer a seleção de Itaú.

        4º- A nível pessoal, esta seria a última meta de Jocéli Torres, a de realizar o seu sonho, ser eleito o melhor jogador no Salão de Pau dos Ferros, fato que veio a se concretizar durante a temporada de 1992 e 1993.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Partida entre a ASSICAL e Combinado da cidade Tabuleiro Grande.

Todos esses acontecimentos e fatos ocorridos durante esse período de nossa história esportiva, estar sendo contado em livro pelo senhor Jocéli Torres. Uma verdadeira obra prima, na qual além de resgatar momentos de glória e conquistas de nosso esporte e equipes, passou a limpo toda a história desse período mágico, com bastante ilustração e relatos dos bastidores que poucas pessoas tiveram o prazer de vivenciar e a maioria os desconhece. Estaremos aguardando para os próximos anos essa obra fantástica que irá passar a limpo os últimos 40 anos.

ASSICAL ESPORTE CLUBE S/A deixava a cena esportiva em nossa cidade. Fechavam-se as cortinas para a equipe que encantou toda uma geração de admiradores do Futebol de Salão. O nosso velho e bom Futebol de Salão.

Porém, as mudanças ocorridas no mundo, não permitia que os desportistas de Pau dos Ferros, ficassem de fora e percebendo esse momento único a nossa cidade precisava assumir o seu papel, ser protagonista e entrar na vanguarda, estava chegando o FUTSAL MODERNO.

O clube da ASSICAL, já vinha preparando suas categorias de base, com objetivo de revelar atletas, e depois que surgiu o projeto de criação do FUTSAL MODERNO iniciasse suas atividades em nossa cidade.

Para isso foi realizado uma grande festa para o último jogo da ASSICAL ESPORTE CLUBE. A partida de despedida desta maravilhosa equipe ocorreu em meados de 1992, no Ginásio de Esporte Prof. João Faustino, local que foi a sua casa, durante a sua trajetória de conquistas, glórias, de muito suor, lágrimas e sucesso.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Em pé: Gildivan Fernandes, Jocéli Torres, Pedro, Canindé e Glêy.

Agachados: Ismael Mendes, Klaus, Dodô e Gildevam Lemos.

Sabedor do projeto de criação do Futsal, a ASSICAL ESPORTE CLUBE, realizou brilhantemente a transição entre o Futebol de Salão e o FUTSAL MODERNO, em 1990, a equipe implantou um trabalho nas categorias de base, então precursor em nosso estado.

ASSICAL Esporte Clube teve um papel significativo, muito importante na época para que o projeto de Criação do FUTSAL MODERNO pudesse ser implantado sem muito alarde para que não viesse a provocar divergência entre os amantes do salão de nossa cidade.

Um trabalho aparentemente simples, mas com o tempo foi se transformando no que estamos a ver hoje em nossa região e no Brasil. O Futsal cresceu e tornou-se numa das principais modalidades esportivas do país. E, na nossa região não foi diferente, a modalidade é a maior em números de praticantes, seja na escola ou no esporte aberto.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Flagrante do momento que a equipe da ASSICAL dava o pontapé inicial.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Em pé: Guido, Gildevan Lemos, Sávio, Domar, Toinho (Mocotó), Dodô e Marcos Holanda.

Agachados: Torcedor, Leal, Natan, Jocéli Torres, Tote Barreto, Galego de Serve, Ednaldo e Torcedor.

Momento histórico do Salonismo de Pau dos Ferros/RN. Flagrante memorável onde as duas maiores forças do esporte da BOLA PESADA de nossa cidade pousaram para foto, depois de uma final dramática, na qual empataram em 1 á 1, no tempo normal de jogo e decidiram na cobrança de tiro livre, batidos na marca do pênalti.  A equipe do Bandeirantes levou a melhor e sagrou-se campeã. Mais acima de tudo as duas equipes se respeitavam e a foto demonstra tudo isso. Como eram respeitados aqueles que, militavam no salão. A rivalidade era apenas dentro das quatro linhas. TEMPOS BONS.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Em pé: Gildivan Fernandes, Marquinho Holanda, Antônio Carlos e Jocéli Torres.

Agachados: Dodô, Gildevan e Domar.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

1990 – BNB CLUBE – Jocéli Torres, aparece na imagem ao lado da primeira turma de atletas quando teve início o projeto “Criança Habilidosa”, isso ainda no final dos anos dourados da década de 80, entrando nos anos 90.

 

Em pé: Marcelo, Mazinho, Gustavo, Netinho e Leonardo. 

Agachados: Joãozinho, Eliésio, Naldinho, Valdênio (Ticaca) e Jocéli Torres.

CENTRO ESPORTE CLUBE S/A

Com a extinção da equipe do ASSICAL ESPORTE CLUBE S/A, e do advento do FUTSAL MODERNO, coube á equipe do CENTRO ESPORTE CLUBE ao lado da LIGA FUTSAL DE PAU DOS FEROS/RN, difundir e desenvolver a nova modalidade de jogo em espaço reduzido.

Enquanto a Liga Futsal de nossa cidade, se encarregaria da organização administrativa de fomentar e difundir o FUTSAL na municipalidade pau-ferrense, realizando competições, cursos e seminários para a expansão da nova modalidade, a equipe do CENTRO ESPORTE CLUBE, ficava responsável pela criação e implantação de novos métodos para a formação de jovens valores para a modalidade.

A equipe do Centro E.C., teria um papel significativo como formador de uma gama de atletas. A metodologia implantada em seus treinamentos teria que produzir rapidamente atletas habilidosos, que fizessem o diferencial dentro de quadra, durante os eventos promovidos pela Liga Futsal de Pau dos Ferros. O papel desse clube seria de formar atletas extraordinários e exibir suas qualidades técnicas com um único objetivo difundir a nova modalidade que nascia no seio de nossa cultura esportiva.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Gildevan Lemos e Jocéli Torres – Na defesa da equipe da ASSICAL Esporte Clube S/A, eles fizeram história no nosso Futebol de Salão. Foram considerados como uns dos melhores atletas do Salão de Pau dos Feros, nos anos 80 e início da década de 90.

A ESTREIA

No dia 07 de Junho de 1992, o Futsal era apresentado ao público salonistico pau-ferrense, presente no Ginásio de Esportes Prof. João Faustino Ferreira Neto, com a abertura do I Campeonato Pauferense de Futsal, promovido pela Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN.

A competição foi realizada na categoria SUB- 13, e oito equipes participaram desse momento histórico para o esporte de nossa cidade. Atletas deixaram registrados os seus nomes na galeria do esporte da cidade de Pau dos Ferros e seus nomes ficaram registrados nos anais da Liga Futsal de nossa cidade como os pioneiros do Futsal FIFA.

No dia 07 de Junho de 1992, a equipe do Centro esporte Clube, na categoria SUB- 13 entrava oficialmente pela primeira vez com uma equipe em quadra. A partida foi realizada no Ginásio de esportes Prof. João Faustino, contra a equipe da Cohab, então comandada pelo técnico Rogenildo. A partida além de abrir o I Campeonato Pauferrense de Futsal de 1992, entrou para a história do nosso Futsal, pois foi a primeira partida oficial do Futsal na cidade de Pau dos Ferros, antes jogávamos o Futebol de Salão.

Nesse dia 07 de Junho, se comemora o dia da fundação da Liga Futsal de nossa cidade assim como o dia do Futsal.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Em pé: Gildevan Lemos, Jocéli Torres, Lucivan, Gilderlan Lemos, Erivan, Adriano e Tiago.

Agachados: Danilo, Marcos Maciel (Cruel), Netinho, Eduardo e Alcione.

No dia 21 de Junho de 1992, a equipe SUB-13 do Centro Esporte Clube, entrou em quadra novamente. Com a formação na foto acima, a equipe derrotou o seu adversário, a equipe do Riacho do Meio pelo placar de 4 a 1. 

Apesar da equipe do Centro Esporte Clube, não ter conquistado o título, a ideia de se fazer uma equipe baseada na qualidade técnica e jogando um Futsal plástico, no qual a habilidade sobressaísse sobre a parte física, havia sido alcançada. Os meninos mostraram muita qualidade, mas como a proposta de jogar bonito sempre tem um preço, esse preço foi não conquistar o título.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Alcione e Derlan Lemos

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Lucivan, Derlan e Erivan.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Netinho e Adriano

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Cruel e Eduardo – A dupla mágica do Centro E.C. que fez história no Futsal de Pau dos Ferros\RN.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Lucivan e Adriano

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Tiago foi o primeiro goleiro do Centro E.C.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Marcos Maciel (Cruel), Com a camisa do Centro Esporte Clube, marcou o Primeiro gol da modalidade FUTSAL FIFA na cidade de Pau dos Ferros/RN.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Em 1991, Jocéli Torres, criava o FUTSAL FIFA em nossa cidade e já vislumbrava um futuro promissor para a modalidade em Pau dos Ferros, na nossa região, no Brasil e no mundo.

 

Fonte: Nathanzinho

Departamento de Comunicação da Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário