20 de abril de 2021

No dia 11 de agosto de 2011, o salonismo nacional ficou de luto com a morte de Ararino Sallum de Oliveira, diretor-presidente do Grupo Bradesco e o principal incentivador para a criação da magnífica equipe do Bradesco de Futebol de Salão.

Diretor–presidente do Grupo “Bradesco” Seguros de 1986 a 1997 e membro do Conselho de Administração  até 1999. Ararino Sallum de Oliveira  de apoio incondicional à equipe do Bradesco de futebol de Salão, para que ela presentasse o Brasil no primeiro Campeonato mundial de Futsal FIFA 1989.

Ararino Sallum de Oliveira

Em setembro de 1988, Álvaro Melo Filho, na qualidade de Presidente da CBFS, face as dificuldades da FIFUSA e, projetando um futuro melhor para o Futebol de salão, aceitou convite para encontro no Rio de Janeiro, arquitetado pelo dirigente do Bradesco Ararino Sallum, iniciando negociações com o então Presidente da FIFA, João Havelange, e seu secretário geral, Joseph Blatter, que veio ao Brasil especialmente para tratar de Futsal, visando que a FIFA encampasse a FIFUSA e passasse a comandar, internacionalmente, o esporte.

 

Em janeiro de 1989, Álvaro Melo Filho autorizou a equipe do Bradesco a representar o Brasil, na Holanda, na 1º Copa do Mundo de Futsal da FIFA, obtendo o título de campeão mundial.

 

Foi graças ao apoio incondicional de presidente do Grupo Bradesco Seguros, Ararino Sallum de Oliveira, que equipe de Futebol de Salão desse magnifico clube carioca, pudesse representar o Brasil no primeiro Mundial de Futsal da FIFA em 1989, na Holanda. Visto que a CBF era a única entidade brasileira afiliada na FIFA, e isto impossibilitava que a CBFS, pudesse enviar o seu selecionado.


Durante o Mundial de Futsal da FIFA em 1989, a equipe do Bradesco vestiu a camisa da CBF e representou a CBFS e todo o salonismo nacional na primeira competição de Futsal da mentora salonista.


A amizade de Ararino Sallum de Oliveira com João Havelange, presidente da FIFA, Aécio de Borba Vasconcelos e Januário D´Aléssio Neto, presidente da FIFUSA, ajudou nas negociações entre as duas entidades, e possibilitou que o Brasil se fizesse representar no certame da FIFA.


Equipe do Bradesco de Futebol de Salão usando a Camisa da CBF, durante o primeiro Campeonato Mundial de Futsal da FIFA realizado na Holanda em 1989. Além dos atletas da Bradesco Adílio, ex-atleta do Flamengo e Átila do clube de Brasília, fizeram parte do grupo como convidados.


É interessante assinalar que o Brasil, que havia perdido o último mundial da FIFUSA, realizado em novembro de 1988, recuperou o título no primeiro mundial da FIFA, disputado em janeiro de 89, ou seja, menos de dois meses depois. Logo após este mundial Álvaro Melo Filho, contando com a anuência e presença de Januário D'Alécio (Presidente da FIFUSA), participou de várias reuniões na Fifa, ao longo do ano de 1989, onde sempre teve presença e atuação destacada, dentre outros, do secretario geral da FIFA, à época, Joseph Blatter, tendo as negociações, ao final, acordado a fusão FIFA/FIFUSA, quando então foi constituída, na FIFA, com previsão estatutária, a Comissão de Futsal.

 

Em 02 de maio de 1990, o Brasil oficial e legalmente desligou-se da FIFUSA em carta do presidente da CBFS, Aécio de Borba Vasconcelos, àquela entidade, com o aval das 26 Federações filiadas a CBFS, e, desde então, passou a adotar as novas regras de jogo emanadas da FIFA, tendo sempre como objetivos principais espraiar e desenvolver o Futsal (desporto de criação nacional) no mundo e levar a modalidade a integrar o programa dos Jogos Olímpicos, sonho de todos os salonistas.


A morte de Ararino Sallum de Oliveira, deixou de luto todos os amantes do salonismo nacional. Sua participação no futebol de Salão e depois com o Futsal, colocou o seu nome na história da nossa modalidade, como um dos "CONSTRUTORES DO FUTSAL MUNDIAL".




Fonte: Departamento de comunicação da Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário