10 de maio de 2021

CARLOS IMPERIAL – A Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN, realizou uma bela homenagem ao inesquecível Carlos Imperial. Durante a década de setenta, Carlos Imperial, levou através da Disco Music, do balanço, a alegria para as casas de milhões de brasileiros, com o seu programa “Embalos de Sábados a Noite” transmitido pela extinta TV Tupi.

Matéria publicada em 15 de agosto - 2018 pelo blog - Nathannaarea.com.br

Nesta semana, a Liga Futsal de nossa cidade, através do projeto “Futsal Espetáculo”, realizou uma homenagem ao grande  e incomparável apresentador Carlos Imperial, um dos maiores gênios da comunicação brasileira, que durante a década de setenta e início dos anos oitenta, animou pela TV, os sábados a noite, de milhões de brasileiros, com sua alegria e ritmo alucinante.

O Programa Carlos Imperial foi um programa de televisão cuja estreia se deu no dia 12 de agosto de 1978.  Era veiculado durante as noites de sábado da TV Tupi, com atrações musicais variadas e forte investimento na disco music. 

“Chame a empregada, afaste os móveis da sala e vamos balançar o esqueleto”. Era assim que o incomparável apresentador da Televisão brasileira, Carlos imperial, iniciava mais um programa. Durante à década de setenta ele dominou a juventude brasileira com o seu programa, “Embalos de Sábado à Noite”, transmitido pela TV Tupi e depois com a TVS. Foi um momento espetacular, único, de nossa cultura musical.

Quem teve o privilégio de poder sentar no sofá e assistir o programa apresentado por Carlos Imperial, curtiu e aprendeu com esse mestre, extrovertido, da comunicação de nosso país, a arte do entretenimento, através dos embalo de um ritmo alucinante da Disco Music.

A Liga Futsal de nossa cidade, dentro de sua programação, em comemoração de cinco anos do projeto “Futsal Espetáculo”, não poderia se furtar a esse período ímpar de nossa rica história musical, e, preparou uma linda homenagem a esse mestre, ícone da comunicação de nosso país, e do ritmo frenético da Disco Music.

E para comemorar aos cinco anos de projeto “Futsal Espetáculo”, A Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN, realizou durante duas aulas, uma bela homenagem ao inesquecível Carlos Imperial. Durante a década de setenta, Carlos Imperial, levou através da música, do balanço, à alegria há casas de milhões de brasileiros, com o seu programa “Embalos de sábados à noite” transmitido pela extinta TV Tupi.

DISCO MUSIC

Em 1978, o Brasil era tomado pela febre da disco music, que fazia grande sucesso nas discotecas americanas. O estouro desse estilo foi com o lançamento do filme Os Embalos de sábado a Noite, que tinha John Travolta no papel de Tony Mareno, um dançarino que se apresentava ao som  de Bee Gees, Kool & the Gang, KC and The Sunshine Band, entre outros. Nessa mesma época, a novela Dancin´ Days, da globo, ditava a moda  da discoteca e os músicos embarcavam na era disco.

Carlos Imperial não ficou de fora e percebeu que era um momento importante para entrar nesse movimento. Após a ida de Chacrinha para a Bandeirantes, criou-se uma lacuna na noite de sábado da Tupi. Imperial foi chamado para ocupar o antigo horário do velho guerreiro e entrava no ar, de forma pobre e precária. O Programa Carlos Imperial.

Carlos Imperial foi uma figura ímpar na historia da música, da televisão e do cinema. Polêmico e ousado, ele lançou moda e, mais do que isso, projetou cantores, compôs músicas de sucesso e programas de grande audiência. O artista não media esforços para sempre estar em evidência na mídia e um desses empenhos desmedidos foi fraudar os números do Ibope. 

PROGRAMA CARLOS IMPERIAL 

A atração, de início, não apresentava bons índices de audiência e, por isso, Imperial demitiu parte da equipe e reformulou o programa, que entrava de cabeça na era disco. A abertura mostrava como seria a nova fase da atração: em um Corcel, ao lado de suas lebres - as dançarinas do programa - e ao som da música de Roberta Kelly, Oh Happy Day (letra gospel), o apresentador desfilava pelas praias do Rio de Janeiro.

No palco do Casino da Urca, Imperial recebia Tim Maia, Lady Zu, Wando, Ronaldo Resedá, Fabio, entre outros. Foi nesse programa que Maria Odete, que fazia parte do grupo As Melindrosas, virava Gretchen e fazia grande sucesso com suas músicas sensuais e o seu "derrière". Imperial também lançou o cantor Dudu França, que cantava o hit Grilo na Cuca.

Imperial incomodava a Globo, que esperava a novela das oito terminar para entrar no ar. Em algumas ocasiões, o Programa Carlos Imperial atingia 40 pontos no Ibope. Mesmo com o sucesso, a situação da Tupi não era boa, pois a emissora vivia uma grande crise. Para piorar, o diretor artístico, Walter Avancini, tirou o programa dos sábados e passou para quarta. Foi o estopim para Carlos Imperial deixar a emissora e aceitar o convite de Silvio Santos para ingressar o elenco da TVS do Rio de Janeiro.

O programa seguia o mesmo molde daquele da Tupi: as lebres dançavam enquanto os cantores da disco music brasileira se apresentavam no palco da TVS, agora gravado em São Paulo, onde era retransmitido pela TV Record, e contou com mais atrações paulistas.

Com boa audiências, mas prejudicado pela situação precária da Tupi, o programa foi transferido para a TVS, onde estreou em 9 de junho de 1979. 

Uma comprovação de fraude na verificação de audiência, com o envolvimento de funcionários do Ibope, fez o programa ser tirado do ar. Silvio Santos, o dono da emissora, seguiu tratando Imperial com grande importância, convidando-o todos os anos para o júri do Troféu Imprensa.

Entretanto, esse fato não culminou no fim da carreira de Imperial, que continuou firme e forte, sempre em destaque na mídia e na imprensa, seja no mundo artístico ou político, utilizando o método que ele mais entendia: a polêmica.

Protagonista e contador de história, Imperial usava sua inventividade para floreá-las.

CARLOS Imperial morreu aos 57 anos, vítima de uma doença neuromuscular. Caso fosse vivo, provavelmente, continuaria escandalizando. Ele seria interessante para dar uma paulada nesse pessoal que está fazendo um retrocesso nos costumes. Disposição para a polêmica – mesmo que rasa, pesada e às vezes de mau gosto – não faltaria.

Um gênio – a Tv brasileira está pobre, não existe mais apresentadores como Carlos Imperial.

 



Nathanzinho

Departamento de Comunicação do Blog – Nathan na Área

Nenhum comentário:

Postar um comentário