16 de julho de 2019

Criado em 1989, o Futsal da FIFA completará em novembro 26 anos de existência no mundo e na cidade de Pau dos Ferros, a modalidade acaba de completar 24 anos da sua criação.


Matéria publicada em 26 de Outubro de 2015

A nível mundial, o Futsal da FIFA, estará completando em novembro deste ano 26 anos de existência, enquanto isso o nosso Futsal acabou de completar 24 anos, desde a  sua criação em 1991, pelo especialista em gestão esportiva Jocéli Torres.

Flagrante histórico no esporte de Pau dos Ferros/RN. Jocéli Torres, o criador do Futsal da FIFA em nosso município no ano de 1991, e o principal articulador para a criação da Secretaria de Esporte e Lazer, do município de Pau dos Ferros\RN, aparece na foto acima prestigiando a posse do secretario de esporte em junho de 2015.

Criado em 1991 e oficializado em 1992, o Futsal FIFA da cidade de Pau dos Ferros, acaba de completar 24 anos da sua fundação. Criado por Jocéli Torres Rego, um dos maiores desportistas do nosso estado e um dos principais salonistas do Brasil, o Futsal de nossa cidade chega aos 24 anos com o brilhantismo de ter sido o pioneiro em nosso estado no início da década de 90.

A cidade de Pau dos Ferros foi a primeira cidade a ter uma entidade de administração específica, a Liga Futsal de Pau dos Ferros– LPF, voltada diretamente para fomentar, difundir e desenvolver o Futsal da FIFA, no Rio Grande do Norte.

Sob á rege da Confederação Brasileira de Futsal-CBFS, a Liga Futsal de nossa cidade teve um papel importante no inicio da década de 90, pois serviu de referencia para todas as cidades de nossa região, quando o assunto era organização na promoção dos eventos de Futsal da FIFA. 

     Crédito da Foto – Liga Futsal de Pau dos Ferros\RN
Lance da partida entre o C. E. Alto Ipiranga e C. R. Gercan, pela categoria SUB-15, no campeonato pau-ferrense de Futsal, promovido pela Liga Futsal em 2000.

Jocéli Torres foi o pioneiro do Futsal em nosso estado. Graças a sua coragem, audácia e espirito inovador, foram possíveis realizar em nossa cidade uma transição entre o antigo Futebol de Salão e o Futsal moderno, sem que houvesse nenhum problema de ordem jurídica e tão pouco cultural. 

      Crédito da Foto – Liga Futsal de Pau dos Ferros\RN
Em 1997 - Nesta imagem rara, Jocéli Torres, aparece entregando o troféu Fair-play ao atleta da Cohab Ney Cleriston, da categoria SUB-11, em solenidade realizada pela Liga Futsal de nossa cidade, no BNB Clube.

O VELHO E O NOVO

A mudança entre o velho e novo, foi facilitada principalmente pelo fato de Jocéli Torres, possuir uma liderança natural dentro do nosso desporto. Sua habilidade em lidar com a classe politica e esportiva de nossa cidade o credenciou a tornar-se um ícone do nosso esporte,

Jocéli Torres, não é apenas o nosso representante mais importante do esporte de Pau dos Ferros, é um dos principais nomes do esporte de nosso estado. Além de ser um nome muito conhecido no cenário esportivo nacional, devido sua ligação com pessoas importante no meio futebolístico nacional, ele tem muita influência no universo do Futsal, principalmente no âmbito da Confederação Brasileira de Futsal.

ORIGEM DO FUTSAL

O Futsal surgiu em 1989, pela iniciativa do presidente da FIFA, o brasileiro, Dr. João Havelange e dos Salonistas, também do Brasil, que liderado pelos cearenses: Dr. Aécio de Borba e o Dr. Álvaro Melo Filho (membro da Fifa desde 1989), além do dirigente paulista; Dr. Januário D,Aléssio Neto(falecido), realizaram em Zurich, Suíça, uma das maiores negociações, então já vista, no esporte mundial.

A nova modalidade nascia da fusão do antigo Futebol de Salão, do Brasil com o Futebol de 5, praticado na Europa, principalmente na Espanha. E regido pela FIFA.

No âmbito do Município de Pau dos Ferros, coube a Liga Futsal de nossa cidade, difundir, fomentar e desenvolver todas as politicas referentes á modalidade em nosso município.


No estado do Rio Grande do Norte, a FNFS, com sede em Natal, capital do Estado, ficou responsável pelo comando do Futsal potiguar.

A nível nacional, o Futsal brasileiro ficou sob  a égide da CBFS ( sede em Fortaleza ), e quando o Brasil tiver que ser representado, através de sua seleção, nas competições internacionais de Futsal junto a Fifa, caberá a CBF ( sede no Rio de Janeiro ), representar o Futsal brasileiro, por ser a única entidade filiada a FIFA. No entanto, ouvirá a CBFS, fruto de acordo realizado entre as duas entidades brasileiras.                                               

                       

Na América do Sul, a Conmebol ficou responsável em gerir o Futsal no continente, junto as suas dez entidades filiadas á mentora futebolística Sul-Americana.

A FIFA passou desde a criação do Futsal, em 1989, a dirigir a modalidade a nível mundial.


  
Fonte: Matéria produzida pelo Departamento de comunicação do blog Futebol de Pau dos Ferros