8 de agosto de 2019

LUTO OFICIAL - Faleceu Dr. Álvaro Melo Filho, Ex-Presidente da CBFS e Ex-Diretor Jurídico

Sem Álvaro Melo Filho, o Brasil perde seu maior nome do direito esportivo...


Com enorme pesar que a Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN lamenta o falecimento do Dr. Álvaro Melo Filho, Ex-Presidente da CBFS e Ex-Diretor Jurídico, falecido nesta terça-feira (06-08-2019), aos 72 anos, vítima de fibrose pulmonar, sendo uma grande perda para o Futsal Nacional.

Dr. Álvaro Melo Filho teve um importante papel durante o seu mandato, sendo um dos incentivadores para que a FIFA passasse a gerir também o Futsal, o que tornou o esporte ainda mais desenvolvido.

O Presidente da Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN, Jocéli Torres, se solidariza com amigos e familiares do Dr. Álvaro Melo Filho, que veio a falecer neste terça-feira (06/08;2019).

O Presidente da Confederação Brasileira de Futsal, Marcos Madeira, decretou luto oficial de três dias, determinando um minuto de silencio em todos os Jogos Oficiais da Confederação.


                            Créditos da Foto: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Da esquerda para à direita: Jocéli Torres, presidente da Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN, Dr. Alvaro Melo Filho, membro do Comitê de Futsal da FIFA e ex-presidente da CBFS e Afonso Covello Neto, ex-vice–presidente da Federação Paulista de Futsal.

Dr. Álvaro Melo Filho, era membro da Academia Nacional de Direito Desportivo, do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo, da Sociedade Brasileira de Direito Desportivo e membro da Comissão de Futsal da FIFA desde 1989.

Destacou-se, ainda, como responsável pela redação do artigo 217 da Constituição Federal sobre matéria desportiva e participou da elaboração da Lei Zico e da Lei Pelé. Sua produção intelectual inclui 60 livros, individuais ou em coletâneas, além de 213 artigos publicados em revistas especializadas nacionais e internacionais.

Um amante do esporte, mais acima de tudo, um apaixonado pelo FUTSAL. Alvinho, como era conhecido pelos amigos, ficará na história como um dos criadores do Futsal. Foi através de sua atuação, quando presidia a Confederação Brasileira de Futsal, que o salonismo brasileiro conseguiu um importante acordo, durante as negociações, o que possibilitou há sua  entrada para o seio da FIFA.

Em 1989, foi por iniciativa dele, durante as negociações com João Havelange, então presidente da FIFA, Joseph Blatter, então secretário geral da FIFA, que o nome brasileiro "FUTSAL" fosse a denominação utilizada pela mentora futebolista mundial para todo o planeta. 


O DNA do direito esportivo brasileiro tem a marca indelével de Álvaro Melo Filho. 


Na Sessão de 07 de agosto, o vereador Benigno Junior (PSD) prestou homenagem ao professor Álvaro Melo Filho, falecido na última terça-feira, 06. Referência no campo do Direito Desportivo, Álvaro também foi presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) e contribuiu para o desenvolvimento deste esporte em âmbito mundial.

A atuação de Álvaro Melo Filho, na defesa, pela saída do Futebol de Salão da FIFUSA e sua entrada na FIFA, e a criação de uma nova modalidade de futebol jogado em espaço reduzido, o FUTSAL MODERNO, colocou esse cearense como um dos construtores do Futsal.

Fonte: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN.