O professor Habib Maphuz, da Associação Cristã de Moços de São Paulo, é considerado no meio salonistico mundial, como o pai do Futebol de Salão.
Em 1982, durante a realização do I Campeonato Mundial de Futebol de Salão, realizado em São Paulo, o Sr. Habib Maphuz foi homenageado pela FIFUSA. Na imagem acima, um flagrante do momento que Maphuz foi homenageado. Da direita para a esquerda: Januário D´Aléssio, presidente da FIFUSA, Habib Maphuz (considerado pelos salonistas "Pai do Futebol de Salão Mundial".) e Feliz Lacava, presidente da Federação Paulista de Futebol de Salão.
O Futebol de Salão começou a ser jogado por volta de 1940 por frequentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo (SP), pois havia uma grande dificuldade em encontrar campos de futebol livres para poderem jogar e então começaram a jogar suas peladas nas quadras de basquete e hóquei.
No início, jogavam-se com cinco, seis ou sete
jogadores em cada equipe, mas logo definiram o número de cinco jogadores para
cada equipe.
As bolas usadas eram de serragem, crina vegetal, ou de cortiça granulada, mas apresentavam o problema de saltarem muito e frequentemente saiam da quadra de jogo, então tiveram seu tamanho diminuído e seu peso aumentado, por este fato o futebol de salão foi chamado de “Esporte da bola pesada”.
ACM de São Paulo - Entidade de ensino onde surgiu as primeiras peladas do jogo de Football praticado nas Quadras de Basquete desta agremiação, localizada na Rua Nestor Pestana-147.
Primeiras
entidades oficiais
Habib Maphuz é um dos nomes que mais se destaca nos primórdios do Futebol de Salão. Maphuz era professor da ACM de São Paulo e no início dos anos
cinquenta participou da elaboração das normas para a prática de várias
modalidades esportivas, sendo uma delas o futebol jogado em quadras, tudo isto
no âmbito interno da ACM paulista, este mesmo salonista fundou a primeira liga
de futebol de salão, a Liga de Futebol de Salão da Associação Cristã de Moços.
Mais tarde o professor se tornou o primeiro presidente da Federação Paulista de
Futebol de Salão.
A participação de Habib Maphuz, salonista de São Paulo, homem extremamente sério que trabalhou - e muito - pelo Futebol de Salão brasileiro nos seus primórdios e é considerado por várias pessoas como o introdutor da modalidade no Brasil.
Alguns salonistas costumam classificar as pessoas em dois grupos: as que vivem para a modalidade e as que vivem da modalidade, e sem a menor dúvida Habib Maphuz pertenceu, com muita folga, ao primeiro grupo.
A presença de Habib Maphuz no Futebol de Salão foi por demais marcante, principalmente pela influência que exercia junto aos desportistas da época conclamando-os a trabalharem pelo desenvolvimento do novo esporte.
segundo depoimento, Habib Maphuz, professor da ACM de São Paulo, esteve no Uruguai e viu durante a recreação dos alunos a prática de jogar futebol em quadra de basquete, isso sem qualquer organização ou norma de jogo. Jogava-se com cinco, seis, ou sete atletas de cada lado, conforme o número de alunos interessados em participar e sem qualquer diferença do Futebol Association, ou seja, era apenas diversão. Isso no final da década de quarenta.
FUNDAÇÃO DA FPFS
Imagem
raríssima do momento da reunião de criação da Federação Paulista de
Futebol de Salão - FPFS, ocorrida em 14 de junho de 1955. Habib Maphuz aparece
na imagem com circulo em destaque. A
mesa dos trabalhos foi constituída pelos senhores Pedro Ortiz Filho, do Sport
Club Corinthians Paulista; Rumi de Ranieri, da Sociedade Esportiva Palmeiras;
Habib Mahfuz, da Associação Cristã de Moços de São Paulo; Raul Leite, do Tênis
Clube Paulista; e, João Venâncio Faria, do Clube dos Advogados do Brasil.
Ficando constado todos os clubes presentes, como fundadores da entidade.
Na ACM de São Paulo, no início dos anos cinquenta, Habib Maphuz participou da elaboração de normas para a prática de várias modalidades esportivas, dentre as quais a que se referia ao Futebol praticado nas quadras. Embora chegassem a ser usadas em outros recintos, não podem ser consideradas como um livro de regras visto que destinava-se apenas disciplinar a prática do Futebol jogado nas quadras no âmbito das competições internas da ACM.
As contribuições de Habib Maphuz não pararam por aí. Em 1952, aí sim, quando se começou a denominar de Futebol de Salão aquele futebol jogado em quadra. Habib Maphuz organizou a primeira Liga de Futebol de Salão de que se tem notícia, a Liga de Futebol de Salão da Associação Cristã de Moços que realizou, dentre outras coisas, o primeiro campeonato de Futebol de Salão e deixou plantada a ideia da fundação da Federação Paulista, fato que só veio ocorrer em junho de 1955, um ano após a fundação da Federação Metropolitana de Futebol de Salão, atual Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro, a mais antiga do Brasil.
Habib Maphuz foi o primeiro presidente da Federação Paulista de Futebol de Salão, e como grande desportista foi convidado a dar o pontapé inicial do I Campeonato Mundial de Futebol de Salão. Esta justa Homenagem, iniciativa de Januário D´Aléssio Neto, foi um reconhecimento a quem tanto batalhou pelo Futebol de Salão e ajudou, inclusive, a Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes a elaborar a primeira regra editada no mundo.
Habib Maphuz faleceu pouco tempo depois da realização do I Campeonato Mundial e a Câmara Municipal de São Paulo prestou-lhe uma homenagem denominando uma das ruas da capital com o seu nome.
Habib Maphuz está no centro na foto rodeados de salonistas. Ao seu lado direito o Sr. Feliz Lacava, presidente da Federação Paulista de Futebol de Salão, entre os anos de 1986 a a 1988.
Fonte: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário