29 de janeiro de 2021

VOCÊ SABIA QUE A EQUIPE DO ABC DE FUTSAL ESTEVE EM PAU DOS FERROS/RN?

Matéria publicada em 15- março - 2016 pelo blog - Futebol de Pau dos Ferros/RN 

Em 1995 a equipe de Futsal do ABC de Natal esteve em Pau dos Ferros/RN, e realizou uma partida amistosa no magnífico Ginásio de Esportes Prof. João Faustino contra um combinado local.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Equipe do ABC de Futsal que atuou em Pau dos Ferros.

Em pé: Fabinho, Raimundinho, Mercinho, Ilson, Jocéli Torres (Presidente da Liga Futsal de Pau dos Ferros), Clairton e Exmar Tavares.

Agachados: Torcedor, birro (preparador físico), Marquinho, Macau, Almir e Agnaldo.


Na tarde de Domingo, precisamente ás 15: h00 do dia 27 de Agosto de 1995, a equipe de Futsal do ABC de Natal, esteve na cidade de Pau dos Ferros/RN, para realizar uma partida amistosa contra um combinado de nossa cidade.

A equipe natalense comanda pelo ex-atleta Exmar Tavares, chegou á Pau dos Ferros, ainda pela parte da manhã. Toda a delegação almoçou no BNB Clube.

A equipe rubro-negra da capital, realizou três partidas amistosas, durante a sua excursão pelo alto-oeste. Antes de jogar em Pau dos Ferros, a equipe do ABC, jogou nas cidades de Patú e Itaú. 

Para enfrentar o ABC, foi formado em Pau dos Ferros um combinado. Tote Barreto e Rogério, do Banco do Brasil, foram os responsáveis pela vinda da equipe abecedista à nossa cidade.

Na equipe do ABC, estava o experiente Exmar Tavares no seu comando técnico, um dos salonistas mais renomados do nosso estado.

Nas quadras, Exmar Tavares chegou a vestir as camisas do América e ABC. Os dois clubes mais tradicionais do estado. No início da década de setenta Exmar Tavares atuava na equipe de Futebol de Salão do América. Inclusive chegou a fazer parte do elenco do América que jogou a Taça Brasil de Futebol de Salão de 1970. A final entre a equipe potiguar e o Palmeiras de São Paulo, ficou para a história do salão Potiguar e nacional.

Esse jogo ficou na história pela ousadia da equipe potiguar diante da brilhante formação do Palmeiras. A equipe vermelha e branca chegou a estar vencendo até os dois minutos finais da partida, quando a equipe do palmeiras, liderada pelo fenomenal Serginho, se desmanchou em bola e virou o placar sagrando-se campeã da II Taça Brasil.

A equipe do Palmeiras era uma máquina de jogar bola no salão. Dentro do plantel da equipe paulista tinha nada mais nada menos que os melhores atletas da América do Sul. Nome como: Sorage, Pinga fogo e os irmãos Celso, Amilton e Serginho, o mais fantástico atleta das quadras que o Brasil conheceu.

Sérgio de Paiva Ribeiro, o Serginho foi um dos craques fora de série do salão e do esporte brasileiro. Serginho jogou a taça Brasil de Futebol de Salão realizada em Natal no ano de 1970. Com o Ginásio Sílvio Pedrosa, recém-inaugurado, completamente lotado, esses carioca da gema que havia se transferido para a Sociedade Esportiva Palmeiras, desequilibrou o jogo, com um repertório de jogadas espetaculares decidiu a partida para academia do Palmeiras nas quadras.

Exmar Tavares, depois de encerrar a carreira como atleta de Futebol de Salão, passou a atuar como treinador de Futebol de Salão. Sua experiência dentro de quadra lhe ajudou muito quando iniciou sua carreira como técnico. Exmar Tavares contribuiu muito para o desenvolvimento do salão do nosso estado por décadas.

Sua passagem por nossa cidade foi motivo de orgulho, receber um autêntico salonista da gema, filho do próprio salão, só contribuiu com aqueles que tiveram o privilégio de estar com ele pelo menos por algumas horas.

Exmar Tavares foi um exemplo como atleta e como técnico deixou seu legado para o salão do nosso estado. Um profissional daqueles que deixa saudades quando sai do esporte. Saudades salonistas.

O JOGO

AS 15:00 horas da tarde de Domingo do dia 27 de Agosto de 1995, as lentes das Cãmeras da Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN, estiveram presente no pomposo Ginásio de Esportes Prof. João Faustino, para registrar o jogo histórico entre a equipe de Futsal do ABC e do Combinado Pauferrense,  que ficou guardado nos arquivos da mentora salonista por 21 anos. 

A partida foi bastante disputada. Apesar da qualidade dos atletas do ABC serem superior aos da equipe Pau-ferrense, a partida não foi tão fácil. A equipe natalense abriu o placar de Pênalti e depois soube controlar o jogo e manter-se á frente do placar durante toda a partida.

Apresentando uma variação de jogadas a equipe do ABC conseguiu administrar sem muita dificuldade a partida.

O pivô Mercinho foi o grande nome da partida. Sua atuação como pivô de referência e seus chutes que mais parecia um míssil, foi o grande diferencial para o placar  final da partida por 8 á 5 para a equipe do ABC.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

As oblíquas das Câmaras da Liga Futsal de Pau dos Ferros registraram um dos momentos históricos da partida entre ABC e Combinado de Pau dos Ferros. No flagrante, Tote Barreto conduz a bola para cima da forte marcação da equipe da capital.

No entanto, os meninos do combinado pau-ferrense deram todo o gás e conseguiram se superar e só quem ganhou foi o público que compareceu ao Majestoso Ginásio de Esportes Prof. João Faustino para assistir mais uma brilhante  jornada salonista entre as tantas que a nossa querida praça esportiva recebeu antes de ser derrubada, por aqueles que sem coração, desfaçados de desportistas e que tinha o dever de proteger o esporte.

Hoje eles andam por ai, atrás de voltar a comandar o esporte de nossa cidade, certamente estão com saudades do mal que faziam,  de pregar a discórdia entre os desportistas, e fazer novamente suas traquinagens.

A partida terminou com a vitória do ABC por 8 á 5. Uma atuação eficiente da equipe da capital, mas acima de tudo um belo jogo de Futsal realizado em nossa cidade.

Estamos precisando reviver esses tempos áureos do nosso esporte. Precisamos de uma praça esportiva compatível com a cidade de Pau dos Ferros e com a história do nosso esporte.

esperamos que ao ser construído uma nova praça esportiva, não venha algum translocado, se fazendo de doido e coloque-a novamente no chão.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Em pé: Fabinho, Raimundinho, Mercinho, Ilson, Jocéli Torres (Presidente da Liga Futsal de Pau dos Ferros), Clairton e Exmar Tavares.

Agachados: Torcedor, Birro (preparador físico), Marquinho, Macau, Almir e Agnaldo.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Combinado de Pau dos Ferros formado para enfrentar a equipe do ABC

Em pé: Sueldo, Netinho (Biró), Toinho, Pedoca e Severino.

Agachados: Lulú, Bolinha, Bim, Tote Barreto e Ricardo.

Foram jogos como este que nos fazem perceber a importância do nosso querido Ginásio. A  falta que faz o Ginásio de Esportes em nossa cidade é imensurável, tanto pelo aspecto esportivo, do local que oportunizava aos jovens á pratica das várias modalidades esportivas, mas também pelo fator cultural.

As várias matérias que o blog Futebol de Pau dos Ferros está publicando sobre a história dos 25 anos da Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN e do surgimento do Futsal em nossa cidade, está servindo para resgatar a história do nosso esporte, mas acima de tudo da principal praça esportiva de nossa região, a pioneira, e da cultura de nossa gente;

Revirando os arquivos da Liga Futsal de Pau dos Ferros, cerca de 15 mil fotos, entre os seus arquivos locais e nacional, podemos ter a noção, da importância que foi, É, e será esta entidade esportiva para o nosso desporte e o seu papel cultural na vida do pau-ferrense.

Debruçar sobre esse material é entrar em um labirinto cultural, é conhecer um pouco da efervescência cultural esportiva que vivia os nossos jovens durante os anos dourados da década de oitenta e depois na década de  noventa.


Fonte: Nathanzinho - Depart. de Comunicação do Blog Futebol de Pau dos Ferros\RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário