8 de fevereiro de 2021

DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO: Equipe SUB-11 de Futsal da escola Educandário e 4 de Setembro em 1992.

Matéria publicada em 21- abril - 2016 pelo blog - Futebol de Pau dos Ferros/RN   

Em 1992 a Liga Futsal de Pau dos Ferros promoveu durante o Campeonato Pauferrense de Futsal uma partida de apresentação entre as escolas: Educandário e 4 de Setembro na categoria SUB-11.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Em pé: Eduígenes, Alex, Pablo, André e Júnior Maia.

Agachados: Rodrigo, Fred e Hugo. 

Antes da partida final da I Taça Cidade de Pau dos Ferros de Futsal na Categoria SUB-13, realizada em 1992 pela Liga Futsal de nossa cidade, foi promovida pela mentora salonista, uma partida de apresentação entre as equipes de Futsal da categoria SUB-11 das escolas do Educandário Imaculada Conceição e da Escola Estadual 4 de Setembro.

A partida preliminar foi realizada no Belíssimo Ginásio de Esportes Prof. João Faustino de nossa cidade na noite de 18 de Dezembro de 1992.

A equipe do colégio Educandário venceu por 2 á 0 a equipe da escola do 4 de Setembro com gols de André e Fred. 

O objetivo da Liga Futsal era de implantar dentro das agremiações filiadas a entidade, o projeto de desenvolver o Futsal através da implantação da categoria SUB-11, pois a direção da entidade entendia já naquela época a importância da formação de novos valores para o esporte, e que só através de uma política massificada voltada para as categorias menores, poderia facilitar o desenvolvimento do esporte, planejando uma politica de longo prazo sem descriminar nenhuma criança, de qualquer classe social, Seja ele filho de um pobre ou de um rico. 

O projeto implantado pela Liga Futsal, tinha na base de sustentação os pilares lastreada em alguns princípios necessários que pudesse tornar o projeto de alto nível, de alta performance e profissionalismo, viável e autossustentável sem nenhum recurso vindo do poder público. 

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Pablo, André e Júnior Maia, foram alguns meses depois dessa apresentação, ingressados na equipe do Centro Esporte Clube - CEC.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Leonardo, Alexandre Júnior e Paulinho.                                                   

A ideia central do projeto era que, quem tinha mais condições financeiras, pagaria mais, isso numa esfera matemática que não vou entrar em detalhes neste momento, mas era mais menos assim, 20% dos atletas cobria ás despesas de 50% do projeto, e outros 30% dos atletas cobria os custos dos 50% restantes.

Ficava de fora 20% dos atletas que não participariam da parte financeira do projeto. Eles eram beneficiados com subsídios, vamos dizer dessa forma, por não terem as suas condições financeiras necessárias para custear valores financeiros incompatíveis com a renda das suas famílias.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Paulo Roberto, Hélio e Fransueldo.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Em pé: Leonardo, Alexandro Júnior, Paulinho e Ednaldo (Naldinho).

Agachados: Paulo Roberto, Hélio e Fransueldo.

No entanto, o mais importante do projeto da Liga Futsal, era que uma parte significativa de nossas crianças e jovens que não teriam acesso a uma prática esportiva de qualidade passaram a serem incluídas de forma concreta e por outro lado a classe de jovens pertencentes as famílias mais abastadas não só passaram a praticar esporte de alto nível, mas passaram a custear outros ,que sem os mesmos não teriam como fazer. 

Essa partida serviu como demonstração para as equipes conhecerem e iniciarem o projeto de implantação da nova categoria tanto almejada pela mentora salonista do nosso município.

                                                   

Fonte: Nathanzinho

Departamento de Comunicação do Blog – Futebol de Pau dos Ferros/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário