14 de abril de 2021

A MEMÓRIA VIVA DO NOSSO FUTSAL: No primeiro semestre de 1996, durante o V Campeonato Pauferrense de Futsal, as equipes do Centro Esporte Clube, nas Categorias: SUB-11, SUB-13, SUB-15 e SUB-18, demonstraram a organização e a força de suas equipes. (2ª PARTE).

Matéria publicada em 21 de setembro - 2017 pelo blog - Nathannaarea.com.br  

A participação dos esquadrões das equipes do “Centro Esporte Clube” durante a V Campeonato Pauferrense de Futsal de 1996, marcou de forma espetacular a força e organização desse clube salonístico.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Em pé: Normando Mendonça, Jerrar, Áquila, Ewerton, Luizinho, Clemente e Gildivan Fernandes.

Agachados: Jodeilson, Vandré, Jackson e Miglyácio.

VIII CAPÍTULO - 2ª PARTE –SUB-15 E SUB-18

Série – A história da Academia do Centro Esporte Clube

Nesta 2ª PARTE do Oitavo episódio da série “A história da Academia do Centro Esporte Clube” numa parceria entre o Site “Nathannaarea.Blogspot.com.br” e a Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN, será contada a história da Academia do Centro Esporte Clube e a participação de suas equipes nas categorias SUB-13 e SUB-15, durante o V Campeonato Pauferrense de Futsal de 1996. A trajetória da principal agremiação Futsalista de Pau dos Ferros.

Criada para fomentar, difundir e desenvolver o FUTSAL FIFA em nossa cidade, a Academia do Centro Esporte Clube foi durante uma década a fábrica de fazer atletas para o Futsal FIFA de nossa cidade.

De estreante do campeonato da Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN, na categoria SUB-13 em 1992 ao título de principal equipe o Futsalismo de nossa região depois de 10 anos de competições oficiais.

Se ainda existisse o Centro Esporte Clube completaria 27 anos, nesta quarta-feira (12), com a galeria de troféus repleta de títulos e conquistas.

O Centro Esporte Clube teve um crescimento vertiginoso que abraçou a região e colocou a cidade de Pau dos Ferros como celeiro de craques, criadouro de mitos da modalidade. Um passado glorioso que até hoje alimenta a camisa de um dos mais tradicionais clubes de Futsal que a nossa cidade viu crescer e escrever a própria história.

“A vitória, a conquista e o sucesso podem ser plenos e não envenenar”.

O seriado mexicano “Chaves”, que fez (e ainda faz) gerações rirem a beça com as artimanhas de Quico. Seu Madruga e companhia, ensinou as crianças que “a Vitória, a conquista e o sucesso nunca é pleno, mata a alma e a envenena”. Porém, essa frase se aplica a tudo, ainda mais quando o assunto é esporte. O Centro Esporte Clube, durante uma década, mostrou que em isoladíssimos casos é possível vencer, conquistar títulos e alcançar o sucesso pleno e não se “envenenar”. Em dez anos, a equipe mais vitoriosa no Futsal FIFA de Pau dos Ferros, conseguiu conquistar o titulo de principal agremiação Futsalista de nossa cidade:

Apesar dos algozes, adversários que tentavam de várias formas, intimidar os atletas do Centro Esporte Clube, com críticas e provocações, não foi suficiente para impedir que as equipes do Centro Esporte Clube tirasse o foco dos objetivos traçados por sua diretoria: A disciplina e o jogo bonito. Foi assim durante as competições realizadas pela Liga Futsal de Pau dos Ferros, no primeiro semestre de 1996, quando as equipes das categorias: SUB-15 e SUB-18, decidiram o título na mesma competição, sobre uma forte pressão. Porém os atletas honraram a camisa do Clube que apesar do placar adverso nas duas finais, o clube atingiu um patamar único no Futsal FIFA de nossa cidade: Ser o primeiro nas quadras. Uma glória que foi alcançada não apenas com títulos, mas com a forma organizacional que seus atletas e comissão técnica tratavam o Futsal, o método filosófico, os treinamentos e as atuações magnificas por parte de seus atletas, permitindo que vários elencos maravilhosos desse clube conseguissem se perpetuar na história do nosso Futsalismo. 

Durante o V Campeonato Pauferrense de Futsal, promovido pela Liga Futsal de nossa cidade, Jackson, Miglyacio e Luizinho (Luiz Lopes) deixaram os rivais os adversários perplexos com a quantidade de jogadas e a alta qualidade técnicas de seus atletas.

E pensar que as equipes SUB-15 e SUB-18, não conseguiram conquistar os títulos no início da temporada do Futsal... Foram as grandes sensações do certame salonístico. E os lampejos de gênio de Luizinho e Allan Patrick encantaram a plateia que lotou o “Ginásio de Esporte Prof. João Faustino” durante toda a competição.

CATEGORIA SUB-15

O Centro Esporte Clube, foi a agremiação mais salonista de Pau dos Ferros. A equipe SUB-15, foi muito bem no V Campeonato Pauferrense de Futsal, conseguiu chegar a final, mas á expulsão de Luizinho, logo no início da partida, a equipe perdeu a sua principal arma no ataque, o que facilitou a equipe da Princesinha a fazer o gol e segurar o resultado, até o árbitro apitar o final da partida. 

A derrota, não tirou o brilho daquela fantástica equipe que emocionou a torcida e os amantes do bom Futsal, durante suas apresentações no Colosso Ginásio de Esportes Prof. João Faustino. Foram jornadas esportivas que ficaram guardadas no imaginário daqueles que tiveram a oportunidade de ver em ação o fantástico Luizinho (atual técnico do Globo) e seus colegas de time. Algo espetacular poder relembrar jogadas daquele time que encantou toda uma geração de desportistas: Torcedores, jogadores, técnicos, dirigentes e admiradores em geral do Futsal FIFA.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

                                  Luizinho- Um exemplo de atleta

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Em pé: Normando Mendonça, Jerrar, Ewerton, Vandré, Luizinho, Áquila e Gildivan Fernandes.

Agachados: Jodeilson, Miglyácio, Jackson e Clemente.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Ewerton, Luizinho e Clemente – Um trio formado na Academia do Centro Esporte Clube.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Jerrar – Goleiro da categoria SUB-15 e Aquila - Goleiro da categoria SUB-18.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Jerrar – Goleiro da equipe do Centro Esporte Clube, recebe a medalha de Melhor goleiro da categoria SUB-15.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

A garotada do Centro Esporte Clube, pousa de forma descontraída para foto. Uma cena que ficou guardada para a posteridade daqueles que fizeram a história desse clube e do Futsal FIFA de nossa cidade. Em pé: Leiz, da categoria SUB-11, Francisco Neto, da categoria SUB-18, Fabrício, da categoria SUB-18, Genecir da categoria SUB-18 da equipe da Princesinha do Oeste de Futsal, Eriverton, goleiro da categoria SUB-18 da equipe do DNOCS. Agachados: Miglyácio, Josafá, da categoria SUB-18, Allan Patrick, da categoria SUB-18, Eduardo da Categoria SUB-18 e Normando Mendonça, da categoria SUB-18.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Equipe SUB-15 do Centro Esporte Clube, perfilada para receber a premiação durante a solenidade de entrega da premiação realizada no salão do BNB Clube de Pau dos Ferros/RN. Em pé da esquerda para á direita: Miglyacio, Ewerton, Jerrar, Jackson, Clemente, Vandré (o Gago), Luizinho e Gildivan. É algo Espetacular.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

A equipe SUB-15 do Centro Esporte Clube, flagrada em 1996, recebendo a premiação pela segunda colocação do certame salonístico promovido pela Liga Futsal de nossa cidade. Vemos na imagem, da esquerda para á direita: Jackson, Clemente, Vandré e Luizinho. Direto do túnel do tempo.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Jackson e Luizinho dividiram a artilharia do certame salonístico. E o craque Hugo Deleon fez a entrega da premiação aos dois atacantes do Centro Esporte clube.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Eduardo Augusto fez a entrega do premio ao aleta Vandré do Centro E.C.

CATEGORIA SUB-18

A poderosa equipe Sub-18 do Centro Esporte clube  de  Allan Patrick: Josafá era o soberano da defesa e via á sua frente uma constelação de craques que transmitiam segurança e buscavam do talento.

A equipe SUB-18 não queria saber de outra coisa na temporada de 1996: o foco era total na busca do título do Campeonato Pauferrense de Futsal. Na final o time menosprezou a equipe do DNOCS que possuía uma ótima equipe no sistema defensivo, e depois de um jogo surpreendente, a equipe do DNOCS conseguiu parar o ataque do Centro e sair vitoriosa.

A COMPETIÇÃO

O Centro teve o melhor ataque e o atleta Allan Patrick foi o artilheiro da principal competição salonista de nossa cidade em 1996. A equipe SUB-18 do Centro Esporte Clube partiu com tudo em busca de mais um troféu para colocar na sua galeria, no entanto foi surpreendida por uma forte marcação que parou a temível equipe comandada pelo experiente técnico Gildivan Fernandes.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Em pé: Allan Patrick, Áquila, Fabricio, Josafá e Normando Mendonça.

Agachados: Ewerton, Luizinho, Antônio e Valdênio.

SOLENIDADE DE PREMIAÇÃO – BNB CLUBE

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Leka e Karina, membras da Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN, entrega a premiação aos atletas da equipe SUB-18 do Centro Esporte Clube. Em pé da esquerda para á direita: Allan Patrick, Valdênio, Luizinho, Ewerton, Josafá e Gildivan Fernandes.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Valdênio, Luizinho, Ewerton, Josafa e Gildivan Fernandes, recebe de Didi Duarte, então técnico da Sociedade Esportiva “Pauferrense” de futebol, a premiação da Categoria SUB-18. 


Fonte: Nathanzinho

Departamento de Comunicação do Site – Nathannaarea.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário