3 de abril de 2021

MORRE DR. AÉCIO DE BORBA VASCONCELOS, O PAI DO FUTSAL.

Aécio de Borba Vasconcelos, fundador e ex-presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), morreu na manhã de quarta-feira do dia 24 de março de 2021, na cidade de Fortaleza-CE.

Foto do acervo pessoal de Jocéli Torres

Na imagem acima aparece a dupla que comandou com mão de ferro o salonismo brasileiro. Da esquerda para a direita: Carlos Alberto Bittencourt (já falecido), Jocéli Torres (em pé ao centro) e Dr. Aécio de Borba Vasconcelos.

Aos 89 anos, Aécio de Borba Vasconcelos, fundador e ex-presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), morreu na manhã do dia 24 de março na cidade de Fortaleza, Estado do Ceará. Aécio foi vítima de parada cardíaca. Internado com problemas renais, teve quadro agravado e não resistiu.

Nascido em Fortaleza, Ceará, no 6 de abril de 1931, o Ex-Presidente Aécio ficou à frente da instituição desde a sua fundação em 1979 até 2014. Aécio foi advogado, jornalista, professor, empresário, industrial, agropecuarista, dirigente esportivo além de político (Deputado Estadual, Federal e Vice-Prefeito de Fortaleza). 

Jocéli Torres, presidente da Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN, destacou a importância de Aécio, para o salão brasileiro alcançar o patamar que possui hoje a nível nacional e internacional. “Minhas condolências aos familiares. Tive o privilégio de conhecê-lo e testemunhar, durante os meus 13 anos residindo em Fortaleza e participando ativamente no Futsal, o quanto o Dr. Aécio amava o Salão. Eu presenciei ele entrar de uma hora da tarde no Ginásio Paulo Sarasate e sair depois das dez horas da noite, durante o Grand Prix Internacional de Futsal 2008, realizado pela confederação brasileira de Futsal, em Fortaleza. Um salonista que viveu para a nossa modalidade”. Disse Jocéli Torres.

Dr. Aécio de Borba Vasconcelos – Uma vida dedicada ao salonismo nacional.

Aécio de Borba, além de referência no Futsal Brasileiro, foi advogado, jornalista, professor, empresário, industrial, agropecuarista, dirigente esportivo além de político (Deputado Estadual, Federal e Vice-Prefeito de Fortaleza). Esteve à frente da CBFS da fundação (1979) até 2014.

Além de político, com participação na Assembleia Nacional Constituinte, Aécio foi agropecuarista, fundador e presidente da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS).

Aécio de Borba também comandou o time nacional de futsal na conquista do primeiro título internacional: o campeonato sul-americano de 1969. Na época, o gestor trouxe a sede da entidade para Fortaleza, além de ter sido dirigente do América FC.

Em homenagem, a Prefeitura de Fortaleza construiu um ginásio de mesmo nome. A inauguração ocorreu em 17 de outubro de 1982, e o equipamento foi destinado para o futsal. Localizado ao lado do estádio Presidente Vargas, no Benfica, em Fortaleza, o Aécio de Borba viveu momentos de glória principalmente nas décadas de 1980 e 1990, quando o time mandante, o SUMOV, era destaque absoluto no Futsal nacional.

O PRIMEIRO TREINADOR DA SELEÇÃO

Aécio de Borba, foi o Primeiro treinado da seleção brasileira de Futebol de Salão, campeã do 1º  Sul Americano de Futebol de Salão realizado em Assunção no Paraguai, em 1969.

Foto histórica da Seleção Brasileira de Futebol de Salão, quando entrou em quadra pela primeira vez na história dessa modalidade, criada e difundida no Brasil, no ano de 1969, durante o primeiro Campeonato Sul Americano de Futebol de Salão.  Da esq. para a dir.: Luciano Frota, Cacá. Plácido, Zé Milton e Rigoberto.

Em pé: Erialdo, Paulo Karan, Aécio de Borba, Nélio, Estevildo, Francisco Bastos, Cônsul Brasileiro em Assunção, Haroldo Castelo Branco, Nicola, José Wilson e Lima - Agachados: Plácido, Dodó, Rigoberto, Cacá, Luciano Frota, Zé Milton, Fernando Nobre, Niltinho e Júlio César.

Última aparição pública de Dr. Aécio de Borba Vasconcelos ocorreu em 2020, quando esteve ao lado do prefeito Roberto Cláudio, na entrega do Ginásio Aécio de Borba totalmente reformado, no bairro Benfica. Na imagem acima vemos da esquerda para a direita: Roberto Cláudio, Aécio de Borba e Coronel Gomes, presidente do Sumov Atlético Clube.

O Presidente da CBFS, Marcos Madeira decreta Luto Oficial de 03 (três) dias, e em nome da instituição estende as mais sinceras condolências à família e amigos do Ex-Presidente.


Fonte: Departamento de Comunicação da Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário