22 de maio de 2021

Patrício – O craque Entortador

Com a bola no pé, Patrício brincava com os adversários, ele foi o entortador de zagueiros no Futsal.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Patrício marcou época no Futsal de Pau dos Ferros em meados da década de noventa. Atuando pela equipe do DNOCS E.C. ele conquistou vários título nos torneios realizados pela Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN.

A Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN, está preste a completar 30 anos de existência, precisamente, em 2022 a entidade máxima do nosso Futsal estará completando “Bodas de Pérola”. Na sua rica história salonista, a entidade produziu vários atletas fora de série para o nosso Futsal e que até hoje são lembrados por aqueles que vivenciaram um período áureo do esporte de Pau dos Ferros e porque não dizer da região do Alto-Oeste do Estado do Rio Grande do Norte.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Momento histórico captado pelas oblíquas das câmaras da Liga Futsal de Pau dos Ferros, quando Patrício participava da Solenidade de premiação do III Campeonato Pauferrense de Futsal 1994, realizada na sede da Associação Atlética Banco do Brasil - A.A.B.B. em Pau dos Ferros/RN.

Um enigma: Patrício ou quem preferir; O entortador. Queríamos ele, que a bola simplesmente chegasse a ele. O entortador de zagueiros.

Jogo fácil ele brincava com os adversários, jogo difícil era ele a esperança de furar e desmontar qualquer bloqueio. "Passa a bola para o Patrício", gritava a torcida, pois a esperança de gol aumentava consideravelmente.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN


Em pé: Eliésio, Caio, Patrício, Elvis, Leonardo Moura, Pedro, Kival e Netinho. Agachados: Clenildo, Romério, Vinicius, Reneé (In Memoriam), Vanderson (Vandin) e Marcos.

Por que tanta esperança em um menino de pernas tortas franzino que acabava de chegar, vindo da cidade de Itaú, para jogar na Categoria SUB-13 da equipe de Futsal do DNOCS Esporte Clube da cidade de Pau dos Ferros/RN.

A equipe do DNOCS Esporte Clube, já possuía bons jogadores. Então eis que surge ele, o Patrício, e passou a roubar as cenas nas noites salonistas realizadas no Ginásio de Esporte Prof. João Faustino, em nossa cidade.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Em pé: Netinho Vidal, Agrimaldo, Jemes, Iuriberto, Emanuel e Eliésio.

Agachados: Wellington, Elvis, Patrício, Erydson e Eriverton.

Dribles de Patrício

Quanto aos adversários e principalmente os marcadores, restavam a apreensão dos vestiários "Patrício veio?", perguntavam os marcadores e os treinadores. 

Escutávamos gritos de desespero dos goleiros: "Volta para marcar Patrício...". Víamos a verdadeira arte do atleta brasileiro, a irreverência natural de uma criança, quando a bola chegava aos seus pés. Patrício era a reedição de nosso moleque travesso Garrincha nas quadras de Futsal, a esperança da equipe do DNOCS Esporte Clube.

Quando a coisa apertava para a equipe do DNOCS,  não existia mais esquemas, táticas, treinos, retrancas .... passa a bola para o Patrício que ele resolve.

A alegria enfim estava nas quadras de Futsal, precisamente nos eventos promovidos pela Liga Futsal de Pau dos Ferros, a brincadeira de criança nas calçadas, na rua ou na várzea triunfava brilhantemente dentro do Ginásio de Esporte Prof. João Faustino, e nos redimia do óbvio e do taticamente correto, sob o comando de um menino franzino e esquecido num canto do país, na cidade de Itaú, no Estado do Rio Grande do Norte.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Imagem rara do momento que as equipes participantes do III Campeonato Pauferrense de Futsal de 1994, perfiladas cantavam o hino nacional. Destacado pela seta acima, Vemos Patrício, com a camisa da equipe do DNOCS Esporte Clube, na Categoria SUB-15.


Fonte: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário