Matéria publicada em 29 de março - 2019 pelo blog - Nathannaarea.com.br
A Federação Paulista de Futsal reinaugurou no mês de Março de 2019,
o Ginásio Presidente Ciro II. Construído na mesma época do Ginásio de Esporte
Prof. João Faustino, também, poderíamos estarmos comemorando com uma
reinauguração, da nossa inesquecível praça de esporte.
A revista eletrônica “Toque Rápido” do mês de Abril de 2019, trás uma matéria sobre a Federação Paulista de Futsal que reinaugurou no mês de março de 2019, o Ginásio Presidente Ciro II, de sua propriedade.
Construído na mesma época do inesquecível Ginásio de Esporte Prof. João Faustino, o Ginásio Presidente Ciro II, foi reinaugurado pela Federação Paulista de Futsal, no dia 23 de março de 2019.
O Ginásio da Federação Paulista de Futsal, além da aparência com o Ginásio Prof. João Faustino, foram historicamente, as duas principais praças esportivas mais importante para o Futsal FIFA no Brasil, quando da implantação das regras da modalidade no início dos anos 90.
No início da década de 90, a Federação Paulista de Futsal e a Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN, foram as duas primeiras entidades no Brasil a colocarem em prática as regras de Futsal FIFA, que estava sendo utilizadas, apenas pela FIFA durante os mundiais da modalidade.
Essas regras foram trazidas da Espanha, com texto ainda em espanhol, pela entidade paulista e cedida pela mesma para a Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN, antes mesmo da Confederação Brasileira de Futsal testá-las em certames nacionais, o que provocou uma polêmica com a CBFS.
Assim, a Federação Paulista de Futsal e a Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN, tornaram-se as duas primeiras entidades salonista no Brasil, a utilizar as regras do Futsal da FIFA. E, o Ginásio de Esportes Prof. João Faustino, foi o grande palco desse feito, ficando para a história do Futsal Brasileiro.
Como é bom saber a verdadeira história do nosso esporte e a importância do Ginásio de Esportes Prof. João Faustino para a história do Futsal brasileiro. Isso é Maravilhoso. (toda essa história está registrada no Blog Nathan na Área).
A iniciativa da Federação Paulista de Futsal, é um exemplo para todas as entidades esportivas de administração ou suas congênere do país, que desejam realizar seus próprios projetos e de forma independente do setor público. Visto que na maioria das cidades brasileira, o setor público controla as principais estruturas esportivas.
A dependência do esporte para com o setor público, inviabiliza qualquer entidade a traçar projetos que visa o desenvolvimento, o fomento de políticas voltadas para qualquer modalidade esportiva.
O setor público está superado. Ele não ver o esporte como uma ferramenta importante para incluir crianças e jovens na comunidade. E, o exemplo da Federação Paulista de Futsal, de construir sua própria estrutura física, alerta aos nossos desportistas que o único caminho é o de tornar-se independente das esferas públicas e da politicagem.
Para isso, só
possuindo suas quadras e campos próprios, caso contrário, o sistema público não
irá fazer e sequer deixará alguém fazer, quando depender de suas instalações
esportivas.
Fonte: Nathanzinho
Departamento de Comunicação do Blog – Nathan na Área
Nenhum comentário:
Postar um comentário