26 de junho de 2021

Em 02 de abril de 1982, a Seleção Espanhola de Futebol de Salão jogava a sua primeira partida de sua história.

A seleção de Futebol de Salão da Espanha entrou em quadra pela primeira vez na sua história, no dia 02 de abril de 1982.

Hilario disputa uma bola com um jogador belga em amistoso em 1983.
Com o Futebol de Salão sendo praticado por toda a Espanha em alto nível, estava claro que a modalidade iria expandir suas fronteiras regionais assim que alguém, com a capacidade suficiente, tomasse as rédeas de sua organização.  Este crescimento do Futebol de Salão no país ibérico deveu-se muito as ações de brasileiros como: Januário D´Aléssio Neto, Vicente Piazza que por diversas vezes foram à Espanha ajudar na criação de Estruturas administrativas para o desenvolvimento da modalidade, assim como uma dezenas de jogadores e técnicos que ajudaram no intercâmbio para o crescimento técnico e tático dos espanhóis. 

E assim com a chegada de Luís Miguel à Subcomissão de Futebol de Salão da Real Federação de Futebol da Espanha-RFEF. Deu-se início a unificação das regras da modalidade em todo o território nacional, pois não eram aplicadas as mesmas regras em todas as regiões do país, o que vinha causando alguns problemas na disputa do campeonato espanhol. 

Por outro lado, os rumores sobre a formação de uma seleção espanhola de Futebol de Salão já era uma realidade. Teodoro Nieto, ex-treinador do Del Raio Vallecano e ex-diretor da Escola Espanhola de Treinadores, foi escolhido para ser o treinador e fazer a primeira convocação, escolher os entre todos os clubes nacionais, os atletas que formariam a primeira seleção de Futebol de Salão da Espanha.

No dia 2 de abril de 1982, a seleção espanhola de Futebol de Salão, sob a tutela da Real Federação Espanhola de Futebol -RFEF, disputava a primeira partida de sua história. A cidade holandesa de Lindenberg, sediou o I Torneios 4 Nações.  A Espanha enfrentou a Itália e venceu por 4 a 2. Baena e Hilario (Interviú), Toño (Unión Sport), Mariano Aires), Gonzalo (Horvibra), Ferrer (Baprel), Vituco (chaston), Llorens (Náutico) e Barrero e Jorge Fernández (Arquitetura), formaram o elenco de 10 jogadores convocados por Teodoro Nieto, primeiro treinador. 

Aquela primeira partida terminou com uma vitória, mas no dia seguinte a nova equipe perdeu para a Holanda por 7 a 3. "Eles nos surpreenderam porque usaram o goleiro-jogador (goleiro-linha), que nunca se viu aqui na vida. Nos deram um banho e não houve jogo". Reconhece Hilário, um dos pioneiros daquela partida.
O jornal anunciava a estreia da Seleção espanhola nas quadras 
Depois desses dois confrontos, a seleção só voltou a jogar em janeiro do ano seguinte, em 1983, dessa vez a cidade de Magarinõs, recebeu a Espanha e Bélgica.  a Espanha perdeu por 4 a 2, nesse que foi o primeiro jogo da seleção espanhola em seu território. Hilário relembra aqueles primeiros jogos: "Foi muito emocionante ouvir o hino e vestir a camisa da Espanha, foi muito especial".


Fonte: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário