22 de junho de 2021

Major Indoor Soccer League : A história do "Futebol Rápido" nos Estados Unidos

MISL - Torneio indoor com seis jogadores de cada lado que virou furor na América do Norte e marcou época nos anos 80.

Major Indoor Soccer League foi um torneio de Futebol Rápido (Futebol de Quadra) ou Showbol de clubes dos Estados Unidos e do México que existiu em várias versões. A primeira existiu de 1978 até 1992, que ficou famosa por incluir times da North American Soccer League-NASL (Como o New York Cosmos), a maior liga de futebol dos EUA na época, em 1984 depois a falência dessa liga. A segunda versão existiu de 2001 até 2008 formado por times de Futebol da National Premier Soccer League e a terceira versão competiu de 2008 até 2014, com seus times se juntando ao Major Arena Soccer League após sua falência.

O INÍCIO DO FUTEBOL INDOOR (FUTEBOL RÁPIDO) NO ESTADOS UNIDOS

USSoccerPlayers (jogo-Indoor – Estados Unidos) - A guerra interna foi uma luta que nunca deveria ter começado por causa de uma versão marginal de um esporte profissional em dificuldades. O futebol de quadra sempre foi usado como exercícios de treinamento na temporada fria por clubes de todo o mundo e, em certas áreas, contou com um apoio decente dos torcedores.

Em 07 de dezembro de 1967 era criado nos Estados Unidos a North America Soccer League- NASL. A NASL foi uma liga de futebol profissional disputada por times do Canadá e Estados Unidos, que durou entre 1968 e 1984. 

Logo oficial da NASL

Nossos primos americanos do outro lado do Atlântico demoraram um pouco para entender quando se tratava de futebol ou Soccer, como eles preferem chamá-lo - preferindo outros esportes, incluindo aqueles de salão, como basquete e hóquei no gelo. 

Além do formato 11 de cada lado, o futebol de campo convencional, a NASL permitiu o desenvolvimento de um formato indoor, com vários torneios ao longo da década de 1970 e temporadas formais em 1979/80, 1980/81, 1981/82 e 1983/84.

Quando o futebol finalmente começou a se tornar uma questão de interesse nos Estados Unidos, eles inevitavelmente desenvolveram uma versão indoor que - a certa altura - se tornou mais popular do que a versão outdoor. 


Na primeira Temporada 1979/1980 do Futebol Indoor (Futebol Rápido) da NASL, a equipe do Tampa Bay Rowdies levantou o troféu de campeão - Fort Lauderdale Strikers  X  Tampa Bay Rowdies - 19/12/1980 

As raízes do futebol Indoor ou Quadra na América podem ser encontradas em sua primeira competição organizada, a North American Soccer League (NASL), que se extinguiu ao longo de um período de dezesseis anos após sua formação em 1968.  

O primeiro torneio coberto foi realizado em 1971 na St. Louis Arena, e foi vencido por Dallas Tornado, que embolsou $ 2.800 em prêmios em dinheiro. As várias franquias viam o futebol de quadra durante o final da temporada como um meio de manter seus jogadores ativos durante os meses de inverno e estavam ansiosas por sua expansão, mas foi apenas no final dos anos 1970 que se tornou uma coisa normal, quando cinco torneios de salão foram oficializados.

Em fevereiro de 1974, a NASL realizou a primeira exibição do jogo de Futebol em quadra.

Nos primeiros dias da NASL, algumas equipes disputavam exibições internas de Futebol Indoor fora da temporada como forma de ganhar dinheiro extra e promover o clube ao ar livre. Em fevereiro de 1974, a equipe interna do Exército Vermelho Russo fez duas exibições contra talentos da NASL em Toronto e Filadélfia. O primeiro jogo, contra um time de estrelas da NASL montado às pressas no Maple Leaf Gardens de Toronto, foi um desastre. As estrelas foram derrotadas por 8-4 por uma equipe mais rápida do Exército Vermelho, acostumada a jogar jogos internos acelerados.

Quatro dias depois, a equipe do Exército Vermelho encontrou o atual campeão da NASL, Philadelphia Atoms, no Philadelphia's Spectrum. Desta vez, o lado da NASL ficou com os soviéticos na maior parte do jogo, antes de cair por três gols. O evento atraiu um grande número de espectadores, e a NASL decidiu realizar um torneio indoor durante o inverno de 1975. Não se tratava de uma liga, mas de um torneio eliminatório regional levando a quatro finalistas em um local predeterminado.

Archie Roboostoff, do San Jose Earthquakes, chuta contra o goleiro Mike Hewitt, durante a final indoor da NASL de 1975, no Cow Palace. Com Alex Pringle, Eddie Engerth, Randy Garber e Bernard Hartze...

Embora consistindo principalmente de jogadores reservas, a versão indoor da NASL provou ser um sucesso, com comparecimento acima da média e cobertura de rede de televisão da final. O torneio foi repetido em 1976 com resultados igualmente impressionantes, mas em 1977 a liga abandonou o torneio indoor, deixando os clubes individuais para agendar exibições indoor fora da temporada.

Lokomotive Moscow X Tampa Bay Rowdies - 14/04/1977 - Torneios festivos de Futebal no Indoor realizado pela NASL, antes do surgimento da MISL e da própria NASL realizarem suas temporadas regulares.  

Sem torneio indoor, muito menos liga, dois outros grupos decidiram que havia futuro no jogo indoor. A Super Soccer League (SSL) foi fundada pelo filho do fundador dos Harlem Globetrotters, Jerry Saperstein, e planejava começar a jogar em 12 cidades em 1978. A liga ostentava um contrato de televisão com a 20th Century Fox (na época planejando lançar um quarto rede nacional) no valor de $ 2,5 milhões em cinco anos. A Super Liga de Futebol Indoor, a "SSL", nunca teve a propriedade de colocar em campo nem mesmo um número mínimo de equipes, muito menos uma programação de 12 seleções nacionais e a liga encerrada antes do início de sua primeira temporada.

Ed Tepper, que vira pela primeira vez o jogo indoor quando o Exército Vermelho enfrentou os Atoms três anos antes, formou o segundo grupo com a ajuda do ex-proprietário do Washington Darts Earl Foremen. Os dois criaram a Liga Principal de Futebol Indoor (Futebol de Quadra), a MISL, para começar a jogar em dezembro de 1978. A liga tinha contratos de exclusividade com as principais arenas do país e financiamento para seis times.

Desde o início, o MISL foi um sucesso guardado com uma média de público respeitável no primeiro ano de cerca de 4.500 por jogo. Tepper e Foreman aumentaram as regras sob as quais os torneios internos da NASL eram disputados, mudando o objetivo de quatro pés de altura por 4,8 metros de largura para seis pés e seis polegadas de altura por 3,6 metros de largura. Os dois também embalaram jogos MISL como eventos, completos com apresentações dramáticas ao jogador e música rock tocada durante o jogo. Os efeitos que mais tarde seriam usados ​​na National Basketball Association.

Acreditando que um grupo de forasteiros estava lucrando com um esporte que haviam introduzido na América do Norte, a NASL decidiu começar uma liga rival para começar a jogar em 1979. Com 10 das 24 franquias participantes da liga, a primeira temporada indoor da NASL também foi bem-sucedida , embora a média da temporada de 4.869 por jogo fosse ofuscada pela média da segunda temporada do MISL de mais de 6.000 por jogo. Na verdade, o MISL havia se expandido em cinco equipes para a temporada 1979-80, e agora estava enfrentando cara a cara com a NASL.

Finais da MISL 1979 - New York Arrows campeão -  Philadelphia Fever x New York Arrows 

primeira temporada formal da NASL indoor foi a temporada 1979/80, doze meses após o lançamento do MISL - que atraiu a lenda portuguesa Eusebio - e Tampa Bay Rowdies - um dos grandes nomes da NASL - ganhou o título. Os Rowdies também conquistaram o título em 1983.

Desde o início, a liga indoor da NASL enfrentou falta de comprometimento de seus clubes. Simplificando, a maioria dos clubes da NASL não queria ter nada a ver com o jogo indoor e nem seu talento estrangeiro de alto preço, muitos dos quais estavam jogando em suas próprias ligas domésticas durante o período de entressafra da NASL. Para agravar seus problemas estava o crescente sucesso da versão MISL do jogo indoor, uma tendência embaraçosa quando as equipes MISL estavam vencendo as equipes NASL, especialmente quando franquias da NASL como Memphis na verdade se desenhavam melhor dentro de casa.

Durante a segunda e terceira temporadas, o compromisso por parte dos craques da NASL com o jogo indoor aumentou. Estrelas mundiais como Giorgio Chinaglia do Cosmos e George Best do San Jose apareceram para a versão indoor de seus clubes, e a liga como um todo melhorou seu público chegando a mais de 6.000 na temporada 81-82. 

New Yok Cosmos  - Disputando os torneios da NASL - New York Cosmos X Tampa Bay Rowdies Indoor Soccer (20/02/1982).

NASL não era apenas futebol, era rock 'n 'roll soccer', e durante os dias felizes da década de 1970 atraiu alguns dos maiores nomes do esporte. Pelé, Best, Cruyff e Beckenbauer desfilaram para nomes como New York Cosmos e LA Aztecs. Foi tudo glamour e brilho - o jovem meio-campista inglês que rumou para os Estados Unidos disse que seu maior destaque lá foi conhecer Mick Jagger - e, em alguns aspectos, a NASL influenciou o desenvolvimento da Premier League, da Champions League e dos condenados europeus Super League. Mas, apesar dos grandes nomes, o futebol não decolou da maneira que muitos dos envolvidos no jogo esperavam.

No entanto, competir mano a mano com uma liga indoor rival enquanto os clubes NASL ao ar livre estavam dobrando e mudando de cidade anualmente tinha cobrado seu preço. A temporada interna da NASL de 1982-83 foi suspensa, com Chicago Sting, San Diego Sockers e Golden Bay Earthquakes da NASL jogando dentro de casa com o MISL. Na verdade, essas equipes e o New York Cosmos se tornariam membros plenos do MISL e parariam de jogar futebol ao ar livre quando a NASL fosse encerrada após a temporada de 1984.

Sem concorrência da moribunda NASL, a MISL aparentemente ganhou não apenas a guerra das Quadras, de salão, mas também o controle do futebol profissional na América. Infelizmente, eles se recusaram a perceber que os problemas que destruíam a NASL também existiam dentro de sua própria liga. Os altos salários dos jogadores, a instabilidade da franquia e a ausência de direitos televisivos atormentaram o MISL no final dos anos oitenta. Criar uma liga secundária que eventualmente a superou também não ajudou.

Em 1990, a MISL mudou seu nome para Major Soccer League, e em uma reversão bizarra da tentativa da NASL de assumir o controle do jogo indoor, a nova MSL tentou se reformular como uma liga outdoor (futebol de campo). Esse experimento não só não funcionou, como destruiu a liga interna e o MSL encerrou suas operações em 1992.

O primeiro torneio promovido pela  MISL em 1978, foi um sucesso nos Estados Unidos. Uma média de público que ultrapassou a marca de 4.500 pessoas por partida.

A exótica história do "Futebol Rápido" nos Estados Unidos:

O Futebol Rápido foi um torneio indoor de Futebol Jogado em "Espaço Reduzido", em Quadras com regras de hóquei no gelo que conquistou figuras estrelas do mundo inteiro nos anos 80. Os torneios indoor realizados pela MISL, eram jogados com seis jogadores de cada lado e virou furor na América do Norte e marcou época. Jogadores argentinos como: el Indio Gómez, Cacho Córdoba e el Gato Anhielo foram os argentinos que mais se destacaram. Mas eles também jogaram  com lendas do futebol mundial convencional como: O italiano Giorgio Chinaglia, do brasileiro Carlos Alberto Torres, do Pantera Eusebio de Portugal, o símbolo do Benfica António Simões, do polonês Kazimierz Deyna que jogou contra eles nos 74 e 78 ao lado do Naranjaánica Wim Suurbier .

A MISL foi fundada pelos empresários Ed Tepper e Earl Foreman em outubro de 1977. A liga reuniu seis times em sua temporada inaugural de 1978-79. Antes de deixar de existir após 14 temporadas de competições, encerrando suas atividades na temporada 1991-92 . Um total de 24 franquias - com menos de 31 nomes de times (sete times mudariam de cidade / nome) - jogaram no MISL.

Ao longo de sua vida, as equipes MISL seriam baseadas em 27 cidades diferentes - com duas equipes diferentes, em momentos diferentes, jogando em Cleveland , East Rutherford, Nova Jersey , St. Louis e Uniondale, Nova York .

A franquia Houston Summit (1978–80) / Baltimore Blast (1980–92) foi a única a competir pelas 14 temporadas de existência do MISL. A próxima franquia de vida mais longa, e a mais longa em uma única cidade, foram as 13 temporadas da equipe Wichita Wings , que perdeu apenas a temporada inaugural de 1978-79. A terceira franquia de vida mais longa foi as 12 temporadas da franquia Detroit Lightning (1979–80) / San Francisco Fog (1980–81) / Kansas City Comets (1981–91), que perdeu apenas a primeira e a última temporadas.

San Diego Sockers foi a franquia de maior sucesso, vencendo oito dos 14 campeonatos gerais da MISL (57%) - o que também equivale a oito campeonatos durante as nove temporadas do time na liga (89%). O New York Arrows venceu os primeiros quatro campeonatos da MISL, e então desistiu após a sexta temporada da liga.

Apesar das contínuas dificuldades financeiras, o MISL foi um grande sucesso. A liga teve uma média de 7.644 fãs por jogo ao longo de suas 14 temporadas regulares, e uma média de 9.049 fãs por jogo ao longo de suas 14 partidas de playoff.


Major Indoor Soccer League - O Salão dos americanos

Steve Zungul


O jogador de maior sucesso no MISL é indiscutivelmente Steve Zungul, um atacante americano iugoslavo que foi o Jogador Mais Valioso do MISL seis vezes, foi o Campeão de Pontuação seis vezes, o Pass Master (mais assistências) quatro vezes, jogou em oito times vencedores do campeonato ( e um segundo colocado), e ganhou o Jogador Mais Valioso da Série do Campeonato quatro vezes. Zungul é o líder de todos os tempos do MISL em gols (652, quase 200 à frente do segundo maior artilheiro), assistências (471, quase 100 à frente do segundo) e pontos (1.123, quase 300 à frente do segundo).


Yugoslavo Zungul, que começou no Hajduk Split e jogou a Eurocopa de 1976 com seu país, reconverteu sua carreira para ser o Senhor do futebol de salão e está na lista como o maior artilheiro da história com mais de 600 gols na temporada de ouro do MISL. 

O Futebol de Quadra nos Estados Unidos:

Esta é a história de um universo paralelo. Uma terra selvagem e inexplorada. O objeto não identificado que conquistou algumas estrelas do futebol mundial - na década de 1980 para disputar um torneio de sucesso que oscilava entre as regras do hóquei no gelo e o Futebol Rápido.

O Futebol de Quadra praticado nos Estados Unidos, é um tipo de futebol jogado em um espaço menor que o futebol convencional e maior que o Futebol de Salão tradicional, criado no Brasil. O salão é praticado nos Estados Unidos em Arenas cobertas e o seu piso é coberto por grama artificial e cercado por tabelas, tabuleiros e plexiglass para manter a bola em jogo. Um 6 contra 6 com paredes e substituições ilimitadas. 

O tamanho da quadra de jogo do Futebol de Quadra ou Futebol Rápido, praticado nos Estados Unidos é de 44m de comprimento por 24m de  largura, o mesmo tamanho de uma pista de hóquei da NHL. E, por isso, o jogo é jogado em um ritmo muito mais rápido do que o tradicional Futebol de Salão, criado no Brasil.

Ao contrário do Futebol de Campo praticado nos Estados Unidos, o Futebol de quadra ou Futebol Rápido, tem sido principalmente um esporte de inverno. 

Diz-se que o Futebol de Quadra ou Futebol Rápido profissional surgiu nos Estados Unidos em 1971, quando a Liga Norte-Americana de Futebol organizou uma série de torneios de exibição. Mas o verdadeiro nascimento do Futebol de Quadra moderno foi em 1974, com a primeira exibição de um jogo entre a Liga Norte-Americana de Futebol e o Exército Vermelho Soviético no Wide World of Sports da ABC.

Então, em outubro de 1977, dois empresários, Ed Tepper e Earl Foreman, formaram a Liga Principal de Futebol de Salão. O MISL iniciou sua temporada inaugural com seis franquias - Cincinnati Kids, Cleveland Force, Houston Summit, New York Arrows, Philadelphia Fever e Pittsburgh Spirit.

O primeiro jogo foi jogado em 22 de dezembro de 1978 com Nova York hospedando Cincinnati em Uniondale, NY no Nassau Veterans Memorial Coliseum.


O ídolo do Beisebol e co-proprietário do Cincinnati Kids, Pete Rose, chutar a primeira bola e dá o pontapé inicial, antes do primeiro jogo da MISL (contra o New York Arrows no Nassau Coliseum). 22/12/78

Ed Tepper

Ed Tepper viu o potencial do Futebol de Quadra ou Salão como um esporte viável depois que participou de uma partida de exibição no Spectrum em 1974 entre o Philadelphia Atoms e o Exército Vermelho de Moscou. Esse jogo teve três períodos de 20 minutos e gols de 4’x16 ′, mas Tepper, junto com Earl Foreman, decidiu transformar um esporte de demonstração em uma liga profissional e, em 1978, lançou o MISL. Tepper viria a possuir o New Jersey Rockets e mais tarde lançou a bem-sucedida franquia Philadelphia Kixx.

Lançamento da MISL - O nascimento grande do Futebol Rápido

Noite de abertura - Uma verdadeira explosão!

A Liga Principal de Futebol de Salão (MISL) teve sua explosão nos anos 80, quando os Estados Unidos decidiram explorar definitivamente essa grande paixão do futebol, único império esportivo que não tinha sido capaz de compreender em sua totalidade.

A Liga Norte-Americana de Futebol (NASL) teve seu momento de esplendor com o famoso Cosmos de Pelé e Franz Beckenbauer, mas os organizadores entenderam uma coisa: os norte-americanos precisavam de mais ação. Naquela época, o futebol de Quadra começou a ganhar espaço impulsionado pelos dólares dos magnatas e sustentado por marcadores inflados, futebol dinâmico e show, muito show.

A MISL, liga exclusiva de competição indoor, oferecia um Futebol Rápido que encantava em estádios lotados. Eles oscilavam entre 10.000 e 20.000 pessoas em média durante sua trajetória de ouro. Os ingressos esgotavam e foram realizados em locais polivalentes onde as arenas de hóquei no gelo foram transformadas em estádios de futebol. O carpete - em carpete ou cimentado sintético - foi montado em cima do gelo e seis jogadores de futebol se enfrentaram em uma quadra com paredes e vidro. A bola só foi parava quando os limites eram ultrapassados, as penalidades eram batidas em movimento e as mudanças foram feitas de forma parecidas como as  de o hóquei no gelo.


As Franquias que disputaram a temporada 1984/85 do Futebol Rápido (Futebol Indoor) nos Estados Unidos. 

O Fim do Furor

O público escolheu a ação dessa mistura entre o Futebol de Quadra e e o hóquei no gelo. “Uma das questões que prejudicou a Liga Norte Americana  de Soccer (NASL), de futebol de campo, foi o surgimento da MISL, o Futebol Rápido, e a realização da primeira temporada em 78-79. 

No início dos anos 1980, a MISL tinha uma média de 8.000 espectadores por festa. Para uma liga de Futebol de Quadra é impressionante. Um dos momentos mais difíceis foi que começaram a haver uma série de problemas entre MISL e NASL por causa do tema dos jogadores americanos e eles passaram há pressionar muito por salários mais altos, porque havia concorrência.

O nível de desenvolvimento que havia alcançado o Futebol Rápido em uma década, nos anos 80, não conseguiu na década seguinte. O furor acabou. O formato se diluiu com alguns anos de vida no mesmo lugar onde cresceu. Os Americanos nunca conseguiram expandir a sua forma de jogar Futebol em Quadra pelo mundo. No entanto, ainda existem as memórias de um universo alternativo, extravagante e glorioso do "Futebol Rápido" no país do Tio San.

O sonho de expandir seus tentáculos pelo mundo, de levar a Futebol Rápido da MISL, através de usas franquias, ficaram resumidos em suas fronteiras e a reboque virão o Futebol de Salão do Brasil, tomar o espaço do Futebol praticado em Ginásios, no cenário mundial, depois que a FIFA agregou para a sua tutela, toda a administração do Futebol de Salão tradicional.

A equipe do New York Cosmos de 1981/82 - O Cosmos disputou quatro temporadas do  Futebol Indoor da NASL e depois do fim do fim das competições, passou a participar de algumas temporadas do Futebol Rápido (Futebol Indoor) da MISL. Atletas como Carlos Alberto e Chinaglia foram algumas das estrelas do futebol convencional que participaram do Futebol Indoor.

O Salão

Com quase um século, o Futebol de Salão criado no Brasil, passou por muitas mudanças, antes de se tornar um esporte internacional como esporte oficial. No início do século XX, o Futebol de Salão já estava estabelecido em muitos países, principalmente nos países da América do Sul, onde havia surgido várias formas de Jogar o Futebol em quadras. Muitas entidades, mesmo que tendo em seu início, outras regras e adaptações para o jogo de futebol praticado em espaço reduzido, em quadras, contribuíram para tornar o Futebol de Salão o esporte que alcançou uma projeção internacional e que em 1989, a FIFA agregou dentro das estruturas da entidade e passou a difundir com bastante investimento e denominá-lo de Futsal. No entanto a exemplo dos Estados Unidos, com a prática do Futebol Rápido ou Showbol, como eles passaram atualmente a denominar o esporte, outros países desenvolvem variantes diferentes das utilizadas pela FIFA com o seu FUTSAL.

MISL - NASL - MLS - USSF 

North American Soccer League (em português: Liga Norte-Americana de Futebol; abreviação oficial: NASL) foi uma liga de futebol profissional disputada por times do Canadá e Estados Unidos, que durou entre 1968 e 1984 

A NASL original foi a liga de mais alto nível da América do Norte, passando por ela jogadores importantes como Pelé, Carlos Alberto e Franz Beckenbauer Teve seu auge na década de 70 com a média de 13 mil torcedores por jogo.  Entretanto, problemas financeiros tanto da liga quanto dos times levaram ao fim da liga em 1984, os Estados Unidos não teriam uma liga de primeiro nível até a fundação da Major League Soccer em 1996. A NASL também sancionou alguns torneios de futebol "indoor". 

Em 2009 foi fundada uma segunda NASL, mas começou a jogador em 2011. Diferente da primeira NASL, ela não é uma liga de primeiro nível, agora sendo a MLS, mas foi sancionada pela Federação de Futebol dos Estados Unidos (USSF) como liga de segundo nível, compartilhando o nível com a United Soccer Leagues, que tem uma parceria com a MLS. 

Em 2015 a NASL começou a brigar com a USSF, a federação tentou aumentar a lista de exigências para a NASL continuar sendo uma liga de segunda divisão e a NASL acusou a USSF de conluio com a MLS para manter um monopólio no futebol dos Estados Unidos. Entretanto, a NASL não pode provar um conluio entre as duas entidades e por determinação da justiça, teve a temporada de 2018 cancelada. Embora ainda exista, a liga pode ser considerada em hiato indefinido.

NASL original (1968-1984)

Em 1967, dois torneios de futebol foram fundados nos Estados Unidos: a United Soccer Association, apoiada pela FIFA e consistindo em times europeus e sul-americanos com nomes americanos; e a National Professional Soccer League, que apesar da falta de apoio tinha um contrato com a emissora CBS. Um ano depois, ambas as ligas se fundiram sob o nome de North American Soccer League, e 17 dos 22 times que tinham participado no ano anterior. Os altos gastos com salários de jogadores famosos como Vavá e aluguel de estádios fez todos os times operarem no prejuízo, e apenas 5 voltaram em 1969.

No início da década de 1970, com jogadores semi-profissionais e novos times como o New York Cosmos, a NASL começou a se popularizar, e a final de 1974 foi o primeiro jogo de futebol televisionado nos EUA desde 1968. O campeonato estourou em popularidade após a chegada de Pelé, contratado pelo Cosmos em 1975. Mais jogos eram televisionados e o Cosmos de Pelé e Franz Beckenbauer enchia estádios.

Os times começaram a buscar jogadores estrangeiros, e gastando a maior parte da receita das equipes em salários. Somado a uma recessão econômica e novos donos que não sabiam nada de futebol, a NASL entrava em crise no começo da década de 1980.

A NASL encerrou as operações em 1984, após apenas dois times expressarem interesse em voltar em 1985. Após a falência, alguns times da NASL, como o Cosmos, experimentaram brevemente jogar "Indoor Soccer" ou "Futebol Rápido" (Ou "Showbol" no Brasil), mas não foi bem-sucedido.

 

 

Fonte: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário