A equipe da Inpacel da cidade de Arapoti-PR, conquistou em 1994, o Campeonato Mundial de Clubes de Futsal.
Timaço da Inpacel-Futsal, Ginásio de Esportes Chapelão, década de 1990.
Grande parte da juventude brasileira e que gostam de praticar Futsal, não sabem que a cidade de Arapoti no Estado do Paraná, já foi potencia mundial no esporte.
No final da década de 1980, a cidade de Arapoti no Paraná. apresentou para o Brasil a poderosa equipe salonista da Inpacel no cenário profissional da
modalidade. “A cidade não tinha ginásio, nem hotel para os jogadores, que
ficavam na pensão. Enquanto era construída uma quadra própria, a equipe jogava num
ginásio da cooperativa de holandenses”.
Em pé: Caio, Dé,
chiquinho, Ortiz, Edson Pull, Juruna e Bethoven.
Agachados: Manoel Tobias, Giuliano, Waguinho, Edinho, Paulinho Cavalcanti e Serginho.
Foi
necessário pouco tempo para um sucesso histórico. Foram três títulos da extinta Taça Paraná e três da Taça Brasil.O título mundial de 1994 coroou o clube, mas marcou
também o fim da trajetória de glórias e de atividades.
No ano seguinte, a Federação Paranaense de Futebol
de Salão (FPFS) deu início ao Campeonato Paranaense da Série Ouro.
Até então, a Inpacel participaria do certame, mas anunciou a saída um dia antes
do congresso técnico.
A equipe da Inpacel, de Arapoti, que tinha a base da Seleção Brasileira de (tetracampeã da Taça Paraná, bicampeã da Taça Brasil, campeã Sulamericana, campeã da Copa América e campeã mundia, no ano anterior) desistiu de disputar a competição, 24 horas antes de seu congresso técnico. assim, o ano de 95 também marcou o fim de uma das maiores equipes da história do Futsal.
Em pé: Dr. Rogério, Ferretti, Ben-Hur, Gambier, Márcio, Paulinho, Danilo, Ortiz, Serginho, Índio, Chiquinho, Airton, Foca e Jarrão.
O primeiro
titulo da Inpacel foi o Paranaense de 1991, no ano seguinte a equipe foi
bicampeã paranaense.
Mas foi em 1993, que a diretoria da Inpacel investiu pesado, contratou praticamente toda a seleção brasileira que tinha sido campeão Mundial em 1992, foram vários craques que desfilaram em nossa cidade, Além de Fininho, a equipe contou também com Manoel Tobias, Ortiz, Vander, Serginho, Chiquinho, Edesio, Índio, Danilo, Paulinho Cavalcanti, Ilke entre outros e o Técnico Fernando Ferretti.
Apesar do investimento
alto, a diretoria foi recompensada com ótimos resultados, pois a equipe
Arapotiense foi campeã em todos os campeonatos que disputaram.
Entre os títulos, os mais importantes são: Bicampeão Paranaense (1993,1994), Bicampeão da Taça Brasil (1993/1994), Campeão Sul americano de Clubes (1993), Campeão Mundial de Clubes (1994) Campeão da Copa América (1994).
1994:
Inpacel coloca a pacata Arapoti no topo do Futsal mundial
Infelizmente a Inpacel encerrou o patrocínio vitorioso em 1995, com isso as feras do futsal foram contratos por outras equipes, mas mesmo assim continuou o ciclo vitorioso na seleção Brasileira, pois em 1996, a Seleção Brasileira de Futsal foi novamente Campeã Mundial, o elenco da seleção brasileira contava com vários atletas consagrados em nossa cidade.
Fonte: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário