8 de julho de 2019

O SALTO DO FUTSAL EM PAU DOS FERROS

Matéria publicada em 14 de setembro -2015 pelo blog - Futebol de Pau dos Ferros/RN.

O sorriso de Vinicius de 8 anos ao tirar esta foto durante o intervalo de uma partida de Futsal, na quadra da 25 de Março, demonstra por si só a importância que tem o Futsal na sua vida, assim como a de outras 169 crianças e adolescentes que estão matriculadas no projeto “Criança Habilidosa”, da Liga Futsal de Pau dos Ferros.

Vinicius – Uma revelação promissora para o futuro do Futsal de Pau dos Ferros\RN.

O menino que sorri na foto é o atleta pauferrense Vinicius Kauan. Ele tem 8 anos e um sonho, ser um atleta de Futsal e jogar na seleção brasileira, quando crescer. É um desafio compatível ao esporte da cidade onde nasceu. A cidade de Pau dos Ferros sintetiza, como poucas cidades do Brasil, a alma, os sonhos, os ideais de uma região, tão castigada pela seca, localizada em pleno sertão nordestino, na região do polígono da seca. É, também, um exemplo de resistência.

Depois de décadas de abandono e decadência, o esporte persiste, em Pau dos Ferros e no nosso estado, como símbolo do que temos – ou podemos ter – de melhor. Este é o sinal que vem com a criação da Secretaria de Esporte e Lazer e da implantação do projeto “Criança Habilidosa”, da Liga Futsal de Pau dos Ferros.

O esporte da cidade está diante da chance histórica de transformar a saudade de um passado glorioso em projeto de futuro.

Nessa nova fase pelo qual estar passando o nosso esporte, uma gama de novos talentos estão surgindo para abrilhantar com belas atuações as partidas de FUTSAL, resgatando um passado glorioso, no qual a cidade de Pau dos Ferros foi vanguarda, uma referência em nossa região, quando o assunto era atletas talentosos. A nossa cidade sempre se destacou por ter revelado os melhores e mais habilidosos jogadores tanto para os campos como para as quadras.

PASSADO E FUTURO

Devido á existência de uma grande quantidade de campos de várzea espalhados por nossa cidade, ás décadas de 70 e 80, foram anos promissores para o surgimento em nosso esporte, de jovens talentosos e habilidosos, craques com a bola no pé. Com o crescimento da cidade, a expansão imobiliária desorganizada e a ganancia de capitalistas, aliada a conivência do poder público, esses espaços existentes em nossa cidade e utilizados por nossa juventude, para a prática das peladas de final de tarde e jogos no final de semana, foram deixando de existir de forma gradativa. Porém Pensando nisso, foi criada no início da década de 90, a Liga Pauferrense de Futsal, uma maneira que pudesse amenizar toda essa problemática.

Em dez anos a Liga transformou o esporte de nossa cidade. Criada pelo esportista, Jocéli Torres, considerado um dos mais importantes desportistas do nosso estado, a Liga mudou toda uma cultura esportiva em nosso município e influenciou toda uma região. A disciplina e o conteúdo programático aplicado nos treinamentos das equipes e a organização dos torneios, foi a marca da Liga Pauferrense de Futsal, durante a década de 90. Foram mais de 8 mil crianças e jovens que tiveram o privilegio de participar  das competições promovidas pela entidade. Sua fama atravessou fronteiras.

Foram anos áureos para o nosso desporto, no qual surgiu uma gama imensurável de grandes atletas talentosos, que até hoje são lembrados, e que viraram verdadeiras lendas do esporte na cidade de Pau dos Ferros. Mas, sem nunca ter recebido um apoio, a Liga parou em 2001, suas atividades e o esporte de nossa cidade declinou.

Mesmo residindo em Fortaleza, em Agosto de 2012, numa negociação espetacular, de bastidores, entre Jocéli Tores e Fabricio Torquato, realizada em Pau dos Ferros, os dois conseguiram fechar um acordo importantíssimo para o esporte do município. Foi acertada a criação da Secretaria de Esporte e Lazer. Ao mesmo tempo a Liga Futsal de nossa cidade assumiu o compromisso de voltar suas atividades, implantando um projeto de iniciação esportiva, de forma gratuita e que contemplasse crianças e jovens da rede pública e de bairros menos assistidos pelo poder público, a fim de revelar novos talentos para o nosso Futsal.

Em novembro de 2013, Jocéli Torres, cumprido o compromisso assumido com seu amigo Fabricio Torquato, colocou em funcionamento o projeto “Criança Habilidosa”. Que desde então vem mudando a cara do bairro Alto do Açude e da Rua 25 de Março. Dando oportunidades, que crianças de nossa cidade possam praticar um esporte de alto nível e revelando talentos e animando as noites da 25 de Março.

Da mesma forma, Fabrício Torquato, cumprindo rigorosamente o acordo firmado com Jocéli Torres, colocou em funcionamento em junho de 2015, a Secretaria de Esporte e Lazer. Outros pontos serão de forma gradativa colocados em pauta.

NOVA GERAÇÃO

Entre esses novos talentos que estão surgindo para defender o nosso esporte, um está se destacando, apesar da idade, trata-se de um novo astro do Futsal de Pau dos Ferros/RN, que atende pelo nome de Vinicius Kauan. Ele tem apenas 8 anos de idade e joga na categoria SUB-9 da equipe do Anhanguera Futsal Clube.

Vinicius, é a maior prova do trabalho sério que a Liga Futsal de Pau dos Ferros, vem desenvolvendo em prol do nosso esporte. Prova disso que já estamos colhendo frutos desse projeto. Estamos dando um salto de qualidade no Futsal depois da implantação do projeto “Criança Habilidosa” da Liga Futsal.

                Vinicius – Talento a disposição do nosso Futsal

Está de parabéns Jocéli Torres e Fabricio Torquato, pela iniciativa inovadora, além de todos os professores e coordenadores que compõe o corpo docente do projeto “Criança Habilidosa” que estão trabalhando para que ele venha tornar-se num modelo para a modalidade no Brasil.

Até o dia 31 de Dezembro de 2016, o projeto estar garantido pela direção da Liga Futsal de Pau dos Ferros e pela Prefeitura Municipal.


FONTE: Matéria produzida pelo Departamento de Comunicação Do blog Futebol de Pau dos Ferros/RN.