8 de julho de 2019

O TÊNIS MÁGICO DO ESPORTE

Matéria publicada em 24 de dezembro -2015 pelo blog - Futebol de Pau dos Ferros/RN.

O Super Tênis do esporte de Pau dos Ferros. A fábula moderna do tênis mágico.
                               Arquivo pessoal de Jocéli Torres

Assim como na fábula infanto-juvenil, o tênis Branco da Adidas, nº 38, foi durante três anos e dois meses, o principal herói para a criação da Secretaria de Esporte e Lazer de Pau dos Ferros/RN.


Em um clima natalino desejamos que a magia do natal transforme seus sonhos em realidade, assim como aconteceu na fábula do “tênis mágico” da nossa história.


O blog Futebol de Pau dos Ferros, conseguiu com exclusividade, um capítulo do Livro “GINÁSIO DE ESPORTES PROF. JOÃO FAUSTINO"– A história e fatos ocorridos na principal praça esportiva de nossa região e  acontecimentos ocorridos no esporte de Pau dos Ferros nos últimos 30 anos, do estudante de jornalismo e profissional de Educação Física Jocéli Torres.

 - O caminho que me leva até a fonte do mistério corta as ruas de Fortaleza, capital do estado do ceará. Minha viagem vai para o Shopping Iguatemi. Parada para compras. No lado de fora uma multidão espera as portas do shopping serem abertas, porém ainda restam cinco minutos para as 10:h00 da manhã, horário que os shopping abre as portas e os clientes podem adentrar nas lojas para realizar suas compras. Entre essas pessoas eu me encontrava, (o radialista e especialista em gestão esportiva, Jocéli Torres), vislumbrando um futuro promissor para o nosso esporte. De forma planejada resolvi dá vida a meus personagens e criar minha própria  fábula,  para isso fui ao shopping Iguatemi comprar um tênis na loja de artigos esportivos da Centauro.


Pouco tempo depois, eu estava lá, dentro da loja. No meio de tantos produtos esportivos. Um setor teve uma atenção especial, o setor de calçados. O motivo de tanta pompa - Um tênis Adidas, nº 38, de cor branca. Nada de coincidência, aquele par de calçado me enfia num túnel do tempo. Volto a maio de 2011, uma sexta-feira 13.


Passava das 10:h30 da manhã quando um pé esquerdo, bastante firme calçava o tênis branco da Adidas. Apesar do período invernoso, era uma manhã típica dos verões no Estado da jangada, lema oficial do Ceará: 28  graus, céu limpo, o tênis deu certinho no meu pé esquerdo.

No entanto, o tênis que acabara de ser calçado se encontrava no mostruário da loja, era o único do modelo, e não tinha o pé direito. A tentativa seria procurar no depósito que ficava no segundo piso do shopping. Depois de uns vinte minutos o funcionário da loja chegou  trazendo consigo o tão almejado tênis do pé direito que faltava. Ali acabara de dá início a minha fábula.

    Arquivo pessoal de Jocéli Torres
Durante todo esse período de aventura, o tempo lhe deixou cicatrizes profundas, marcas do esforço árduo e desgastes em nome de uma causa, a criação da Secretaria de Esportes, que durou 36 meses,  e deixou em seus couros marcas visíveis do tempo.

Assim como a maioria dos materiais esportivos, os tênis foram criados para facilitar a vida dos atletas, lhes proporcionando mais estabilidade e segurança na prática do esporte. Caros ou baratos, dos designs e cores mais simples aos mais ousados, dos modelos assinados por jogadores famosos ou não, porém nesse caso não era uma coisa nem outra. O tênis que acabara de ser calçado por mim, estava prestes a se candidatar para ficar na história do esporte de Pau dos Ferros/RN. 

Inspirado nos clássicos da literatura infanto-juvenil, e na fábula “O SUPER TÊNIS”, do autor Ivan Jaf, eu decidi buscar a realização do meu sonho, criar a Secretaria de Esporte. Eu, Jocéli Torres, resolvi inserir no meu sonho, mais um personagem, só que dessa vez não seria nenhum personagem real e capaz de ajudar fisicamente e intelectualmente nessa minha empreitada, durante as negociações que iriam ocorrer. O personagem em questão, Tratava-se de um par de tênis.

O tênis seria um herói e teria sua aposentadoria merecida assim que a Secretaria de Esportes de Pau dos Ferros fosse criada e estivesse funcionando. E, Com todas as pompas que lhe seria merecedor. Assim, depois daquele ato de calçar o tênis branco da Adidas – nº 38, eu, Jocéli, iniciava ali, naquele  ato simbólico a minha trajetória em busca do meu sonho, de criar na minha cidade a Secretaria de Esporte.

Mas parecendo um conto de fadas, nesse caso,  a maior parte dessa fábula havia se passado no Rio Grande do Norte, terra do vaqueiro, da vaquejada, do sal e de muito sol, em Pau dos Ferros.  Onde as principais atrações dos jovens são as festas juninas, as vaquejadas e os torneios esportivos, nos quais as crianças são crianças. Elas podem até sonhar mais alto. Sonhar em ser um jogador de futebol, ser um astro do futebol mundial, jogar no Barcelona ou na seleção brasileira.

    Arquivo pessoal de Jocéli Torres
A história registrará a importância do tênis Branco da Adidas - O SUPER TÊNIS, na criação da Secretaria de Esporte e Lazer - O TÊNIS MÁGICO DO ESPORTES DE PAU DOS FERROS.

A criação da Secretaria de Esporte era o meu sonho, a mais de 25 anos. O tênis BRANCO DA ADIDAS, representava o sonho do menino, do rapaz e agora do homem. Para tamanha aventura, precisava de algo muito importante que pudesse me ajudar nessa difícil empreitada. E, eu escolhi um par de Tênis,  Não um tênis qualquer. Mas um super tênis.

                                   Arquivo pessoal de Jocéli Torres
                    Muito esforço a serviço de uma causa

Estes são os ingredientes da nossa história, uma  cópia original do autor Ivan Jaf,  da fábula infanto-juvenil O TÊNIS MAGICO! História de um garoto que tem um tio que vive inventando coisas. A sua maior invenção é um tênis que tem super poderes , só que espiões estão em todas as partes querendo roubar suas ideias. Para o esportista Jocéli Torres, nascido em Apodi(RN) e criado em Pau dos Ferros(RN) pelos avôs paternos e residindo em Fortaleza desde 2002, a loja da Centauro, no shopping Iguatemi, da  Av. Washington Soares- Fortaleza – de onde ele saiu levando seu tênis mágico – era a materialização de um sonho – Criar a Secretaria de Esportes. Na fábula, o garoto consegue resolver seus problemas, utilizando os poderes mágicos dos tênis.

    
As fábulas da vida moderna são bem diferentes das que estamos a ler nos livros. Nas novas fábulas nós somos o personagem principal. É para nós que as fábulas são criadas. sendo assim eu criei a minha própria fábula. O meu tênis mágico. Aquele que representasse todo o meu esforço durante as últimas duas décadas e meia, na luta pela criação da Secretaria de Esportes da cidade de Pau dos Ferros/RN.

Durante três anos e dois meses ele me acompanhou em todas as ocasiões: Reuniões com desportistas, encontros reservados com autoridades politicas e empresariais, além de alguns encontros informais, algumas viagens desgastantes. Pisando em terrenos ingrimes, na água ou na lama, ele suportou todos os desafios aos quais fora submetido. Tirando algumas avariações que me fez ir algumas vezes ao sapateiro para fazer recauchutagens, ajustes, como: colas e costuras extras, ele até que não decepcionou. Assim como na fábula infanto-juvenil O TÊNIS MAGICO! Do autor Ivan Jaf, o tênis BRANCO da ADIDAS, de Jocéli Torres também foi “O SUPER TÊNIS”. 

Com a criação da Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) encerrei  o conto de fadas que  vivi durante três anos e dois meses,  iniciado antes em Fortaleza.


Esse conto  proporcionou a realização de um sonho que parecia impossível aos olhos de muitos, essa história que se tornou fábula, serve de exemplo para não recuarmos no meio do caminho pois caminhar por cima de espinhos é indispensável quando se quer alcançar algo de difícil acesso, Jocelí Torres autor dessa fabula, enfrentou descasos que não podemos imaginar mas chegou ao tempo de bonança e de vitória. 



Fonte: Matéria produzida pelo Blog – Futebol de Pau dos Ferros/RN