29 de dezembro de 2020

A trajetória dos 46 anos de conquista e sucesso da Seleção Brasileira nas quadras.

Matéria publicada em 15- fevereiro - 2016 pelo blog - Futebol de Pau dos Ferros/RN

A história dos 46 anos da Seleção mais vitoriosa do Desporto Brasileiro.

Seleção Brasileira de Futebol de Salão - Campeão Mundial em 1982.
                         Em pé: Douglas, Beto (falecido) e Cacá.
                         Agachados: Jackson e Walmir.

II CAPÍTULO 

Série – 46 anos da história da Seleção Brasileira nas quadras 

Neste segundo episódio da série de cinco capítulos, o amante do salonismo nacional, conhecerá através do Blog- Futebol de Pau dos Ferros/RN, numa parceria com a Liga Futsal de nossa cidade, a trajetória da Seleção Brasileira de Futebol de Salão. Uma trajetória de glórias e de sucesso que a transformou na seleção mais vitoriosa do esporte nacional.

Conhecerá também a dinastia da camisa 12, imortalizada pelo astro das nossas quadras, o atleta mineiro Jackson.

1979 – 

O ano de 1979 iniciou com os salonistas brasileiros embutidos em um só objetivo, tornar o Futebol de salão independente do Futebol Association. E no dia 29 de junho de 1979, na sede da CBD, no Rio de Janeiro, os dirigentes das Federações Estaduais, da modalidade, conseguiram sua independência e criaram a confederação Brasileira de Futebol de Salão-CBFS.

PRIMEIRA LOGOMARCA DA CBFS

 Eleição da Primeira diretoria da CBFS - Rio de Janeiro - Sede da CBD

Depois da criação da CBFS, a entidade passou a comandar da cidade de Fortaleza, capital do Ceará, o selecionado brasileiro de Futebol de Salão. Durante os dois primeiros anos, a entidade salonista nacional em parceria com a FIFUSA passou a dedicar-se à realização de um estudo com objetivo de padronizar as regras do jogo.

A Seleção brasileira venceu todas as competições a qual participou. O Pan-Americano

do México e o sul americano realizado pela Confederação Sul Americana de Futebol-CSAFS.

Seleção Brasileira da década de 80 - 
 Em pé, da esquerda para a direita: Pança é o primeiro.
 Agachados: de camisa amarela, Branquinho, Jackson, Walmir e Douglas.

A CBFS conjuntamente com a FIFUSA e Federação paulista passaram a preparar a realização do primeiro mundial de Futebol de Salão da história da modalidade.

Campeonato Mundial de 1982

A cidade de são Paulo recebeu de braços abertos o certame salonístico internacional. 

O ano era 1982. A nossa magnífica seleção Brasileira de Futebol se preparava para a Copa do Mundo da Espanha. Foi nesse clima festivo e de expectativa que os dirigentes da confederação Brasileira de Futebol de Salão e da Federação Internacional de Futebol de Salão e contando com o apoio incondicional da Federação Paulista de Futebol de Salão, aproveitaram o embalo da torcida brasileira, vivenciada pela expectativa da copa do mundo de Futebol e decidiram encarar o grande desafio de promover de forma magnífica e audaciosa, o primeiro campeonato mundial de Futebol de Salão da história desta modalidade. 

O MELHOR DO MUNDO

O certame foi um sucesso pela organização e pela presença de público durante todas as partidas. A seleção brasileira sagrou-se campeã mundial no inesquecível dia 29 de Maio de 1982, um marco na história desta modalidade esportiva criada no Brasil.

O público lotou as dependências do Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. 15 mil pessoas conseguiram entrar para assistir a final inédita do salonismo mundial. Cerca de cinco mil pessoas não conseguiram entrar no Ginásio e ficaram de fora acompanhando pelo Rádio, a vitória dos Brasileiros por 1 a 0, diante dos Paraguaios com um belo gol de Jackson. 

A vitória do selecionado brasileiro sobre os paraguaios corou a magnífica campanha

da seleção verde e amarela durante todo o certame e deixaram a torcida brasileira de norte a sul do país esperançosa, na expectativa da outra seleção, a de futebol conquistar na Espanha a copa do mundo de Futebol, que infelizmente não foi possível, mas isso e outra história.   

Primeiro Campeonato Mundial de Futebol de Salão - São Paulo - Brasil.

A conquista do primeiro campeonato de Futebol de Salão pela seleção brasileira imortalizou toda uma geração de atletas que vivenciaram um período impar da história do salonismo brasileiro e mundial. Foram campeões neste mundial Pança, Barata, Beto, Walmir, Paulo César, Paulinho Rosas, Leonel, Branquinho, Cacá, Paulo Bonfim, Jackson, Jorginho, Douglas, Carlos Alberto, Miral, treinados pelo cearense César Vieira.

O primeiro mundial de Futebol de Salão foi um marco, a partir de então a modalidade começou a despontar no cenário esportivo internacional e despertou o interesse da FIFA para agregar a modalidade no seio da mentora futebolística.

Jackson (10), um dos maiores expoentes desta modalidade esportiva jogada em espaço reduzido, observa branquinho marcar pela Seleção Brasileira um dos gols do mundial de 1982.

JACKSON – O MELHOR DO MUNDO

Jackson João Bosco Moreira dos santos, o Jackson, um dos melhores das seleções brasileira de Futebol de Salão campeãs mundiais em 1982 e 1985.

Nascido na cidade de Santa Bárbara–MG em 16 de novembro de 1956. Jackson começou sua carreira nas categorias de base do Olympico Clube, em 1974. A primeira convocação de Jackson para a seleção brasileira aconteceu em 1979, para a disputa do sul americano, na Colômbia. Neste campeonato, o ala conquistou seu primeiro de inúmeros títulos com a camisa da CBFS.

Jackson - Eleito o melhor jogador dos mundiais de 82 e 85. 

No próximo episódio, contaremos a história do surgimento do FUTSAL FIFA, e as conquistas de forma magnífica, pela seleção brasileira, dos mundiais de 89, 92 e do grande Manoel Tobias, craque que encantou mundo do FUTSALISMO com suas arrancadas arrasadoras, sempre objetivando o gol e seu chute indefensável para os goleiros.

 

Fonte: Nathanzinho

Blog – Futebol de Pau dos Ferros/RN



       


Nenhum comentário:

Postar um comentário