30 de dezembro de 2020

Projeto “Criança Habilidosa” entra no seu terceiro ano seguido, formando os atletas do futuro para o Futsal de Pau dos Ferros/RN.

 Matéria publicada em 01- fevereiro - 2016 pelo blog - Futebol de Pau dos Ferros/RN

Os Piratas Futsal Clube faz parte do projeto macro esportivo “Criança Habilidosa” desenvolvido pela Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN.

Créditos da Foto: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Em pé: Abel Fernandes, Jerfesson Gomes, Fernando, Felipe, Aníbal Kalel e Cicinho.

Agachados: Eric, Yago Fernandes, Juninho e Matheus.


No final de 2013, a Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN, deu início ao projeto “Criança Habilidosa”, numa parceria entre a mentora salonista, a Prefeitura Municipal e a marca JT SPORT´S. O intuito do projeto é formar uma nova geração de desportistas na cidade e prepara-los para conduzir o nosso esporte no futuro.

O projeto macro esportivo “Criança Habilidosa” é uma extensão do projeto “Menino já pra fora”, que prioriza a criança no esporte como um indutor principal para a formação e transformação do ser humano, utilizando uma metodologia, na qual a qualidade técnica e disciplinar serão os fatores incondicionais na metodologia de ensino, aliando a estes vários outros segmentos necessários para a transformação de um modelo completo de gestão esportiva de formação de valores esportivos.

Este ano o projeto “Criança Habilidosa”, entra no seu terceiro e último ano, repleto de expectativas. Formatado para durar três anos, a primeira etapa do projeto terminará no final de 2016. O Futuro do projeto ainda não foi divulgado. Porém, o certo é que este ano, a Liga Futsal de nossa cidade está preparando uma movimentação intensa, através de um calendário recheados de realizações.

Foram criados pela Liga Futsal de nossa cidade, quatro núcleos do projeto. Quatro franquias que juntas ofertaram 200 vagas para o trabalho de formação de atletas e difusão do Futsal, sendo estas vagas distribuídas de forma gratuita para crianças, adolescentes e jovens de todos os bairros da cidade. 

Um desses núcleos foi a franquia de OS PIRATAS FUTSAL CLUBE-PFC. Criado no final de 2014, pelo Salonista e Futsalista, Jocéli Torres, com a finalidade de desenvolver suas atividades esportivas, voltadas para o FUTSAL FIFA, na categoria principal, o adulto. No entanto, o clube ajudará na formação de novos valores para a modalidade, através da implantação das suas categorias menores. 

OS PIRATAS FUTSAL CLUBE-PFC, faz parte de um projeto, denominado de ‘Criança Habilidosa’, que está sendo implantado, em nossa cidade, por Jocéli Torres, Profissional de Educação Física e presidente da Liga Futsal de Pau dos Ferros– LPF. Jocéli Torres, também é radialista profissional, faz parte da ABRACE, Associação Brasileira de Cronistas Esportivos, capacitou em gestão esportiva pelo ministério dos esportes. Além disso, cursou Jornalismo, na Faculdade Grande Fortaleza- FGF.

 Créditos da Foto: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Atletas que compõem a equipe principal da franquia de: Os Piratas Futsal Clube. Da esquerda para a direita, Yago, Jocéli Torres, Adriano e Abel.

Nos últimos cinco anos, algumas cidades de nosso estado vinham disputando o nome de Jocéli Torres, para fomentar suas políticas públicas no esporte. No entanto, nos últimos dois anos, a disputa se acirrou entre as cidades de Pau dos Ferros e Apodi, sua terra natal. Mas, a sua trajetória no esporte de nossa cidade e a luta incansável de Fabrício Torquato, seu amigo de infância, para convencê-lo, a voltar a residir em Pau dos Ferros, foi o fiel da balança para que Jocéli decidisse por escolher a nossa cidade para implantar seus projetos. Bom para o esporte de Pau dos Ferros, que ganhou de volta o maior salonista de nosso estado e um gestor de alto nível técnico, um dos melhores do Brasil. Parabéns a Fabrício pela perseverança e audácia. Foi um gol de placa trazer Jocéli Torres para traçar os projetos esportivos na Secretaria de Esporte e Lazer-SEEL.

Sobre o projeto “Criança Habilidosa”, o que foi divulgado até o momento, pela direção da Liga Futsal de nossa cidade é que o mesmo está garantido até o final do ano, conforme o planejado e estabelecido pela entidade salonista. No entanto, os três primeiros anos são referentes apenas à primeira etapa do projeto, de um total de dez etapas.

Devido ainda se encontrar na sua fase inicial, e precisar passar por alguns ajustes, a fim que seja corrigido alguns pontos, relacionados a parte estrutural e na parte técnica, não foi possível divulgar na íntegra, todo o conteúdo e as metas a serem alcançadas neste ano.

No entanto, a Liga Futsal de Pau dos Ferros, responsáveis pelo projeto, nos informou que o cronograma está sendo seguido conforme planejado e estabelecido, pelo Coordenador geral, o senhor Jocéli Torres. A etapa do projeto estabelecida inicialmente para este ano será implantada normalmente. No entanto as outras etapas dependerá de alguns fatores externos, extra quadra, como a falta de segurança jurídica de longo prazo do município para com aqueles que desejam investir no esporte.

CRIANÇA HABILIDOSA - trata-se de um projeto macro esportivo, que possui várias particularidades, que exige dos gestores, durante a sua execução, um acompanhamento diário de todas as fases, de todos os projetos, que completam o projeto central. Passando desde a legalização do esporte, na região do nosso estado, a formação de novos valores para a modalidade, até a realização dos eventos esportivos.

O próprio projeto se encarrega da formação de todos os profissionais que atuam no corpo técnico e na administração, por setores específicos. Pela própria estrutura física

que exige o esporte, para o funcionamento pleno de suas atividades, será realizada a junção coordenada de todos os projetos, que se somaram ao projeto central, de forma que dará ao gestor principal, a capacidade de poder acompanhar o desenvolvimento de todo o projeto macro esportivo, dando a ele a capacidade de interferir no seu conteúdo, assim como no seu cronograma de atividades. 

Não será obrigatório que todas as fases sejam realizadas em Pau dos Ferros. Um exemplo: Ao final da primeira fase, em Dezembro de 2016, por algum motivo, seja viável por uma questão de mercado e logística ou até jurídica, a segunda fase poderá ser realizada em qualquer uma das cidades de nossa região, bastando apenas que tenha as condições de prosseguir com a segunda etapa do projeto.

Desde o início, ainda nos primeiros estudos para formatação do projeto “Criança Habilidosa” havia a preocupação central de possibilitar que o projeto pudesse ser itinerante. Sua execução fosse planejada de forma que ele pudesse, caso necessário, se transferir para outras cidades, como: Apodi ou Itaú. E até mesmo manter-se em duas cidades.

O projeto ‘ CRIANÇA HABILIDOSA ‘ tinha como principal objetivo inicial, desde o início da década de 90, tornar a cidade de PAU DOS FERROS, a capital do FUTSAL FIFA, no Rio Grande do Norte. A ideia de fazer Pau dos Ferros, uma cidade referência no FUTSAL FIFA, começou em 1991, pela LIGA PAUFERRENSE DE FUTSAL, através do titular máximo, do nosso salonismo, o senhor Jocéli Torres.

Crédito da Foto: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Uniformes padronizados e uma tendência de mercado e de tecnologia a serviço do nosso Futsal.

Os anos se passaram, mas a Liga Futsal de Pau dos Ferros, não parou de inovar. Acompanhando as novas tendências e as tecnologias, a entidade está mostrando, através do projeto “Criança Habilidosa”, que basta investir na base que o resultado aparece e os frutos já começaram a serem colhidos.

No entanto, a cidade terá que ter algumas condições essenciais, como: infraestrutura e segurança jurídica para que os investidores se assegurem que os investimentos realizados no esporte serão garantidos por uma política de cooperação mútua de amizade e de leis, sem nenhuma interrupção.

 

Fonte: Nathanzinho

Departamento de Comunicação do Blog Futebol de Pau dos Ferros/RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário