9 de fevereiro de 2021

DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO: Equipe SUB-13 da Princesinha do Oeste de Futsal que representou o Bairro durante a I Taça Cidade de Pau dos Ferros de Futsal em 1992 e revelou vários nomes que viriam a fazer história em nosso Futsal.

Matéria publicada em 03 de maio- 2016 pelo blog - Futebol de Pau dos Ferros/RN   

Em 1992, durante a I Taça Cidade de Pau dos Ferros de Futsal realizada pela Liga Futsal de nossa cidade, a garotada da Equipe SUB-13 da Princesinha do Oeste de Futsal, vestiu a camisa, entrou em quadra e representou maravilhosamente bem o Bairro e revelou vários nomes importantes que vieram posteriormente a fazer história em nosso Futsal.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Em pé: Gilmário Freitas, Francisco Alves (Chiquinho), Jaldir Martins, Robson e Charliton.

Agachados: Jório César, Fernando Antônio, Francisco Chirlene (Coquinho), Erypson e Francisco de Assis (Neguinho-IN MEMORIAM).

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Em pé: Gilmário, Jaldir Martins, Erypson, Robson, Francisco Alves (Chiquinho) e Clemilton.

Agachados: Francisco Chirlene (Coquinho), Charliton, Francisco de Assis (Neguinho), Fernando e Jório César (Jorim).

Durante o início da década de 90, a Liga Futsal de Pau dos Ferros\RN, promovia campeonatos de Futsal que lotavam o inesquecível Ginásio de esportes Prof. João Faustino. Nesses certames várias equipes se destacaram e produziram em seus plantéis verdadeiras lendas do Futsal de nossa cidade, nomes que são lembrados até hoje, mesmo havendo transcorrido mais de 24 anos dos fatos aqui mencionados, tamanha a força dessa entidade, de seus clubes e principalmente dos atletas que através de seus talentos, colocaram o Futsal no topo das modalidades mais queridas entre o público jovem.

Nem sempre foi assim em nossa cidade. Só depois da criação da Liga Futsal de Pau dos Ferros e da implantação da, recém, criada modalidade esportiva, foi possível colocar o salonismo pauferrense de forma oficial e legal junto a Federação Estadual da modalidade e promover certames com tamanha envergadura e profissionalismo.

Com planejamento e excelente gestão, foi possível realizar para os doze meses do ano, um cronograma que todos pudessem se planejar e preparar-se para participar das competições da Liga Futsal de Pau dos Ferros.

A entidade apresentava o calendário de eventos para que todos soubessem de forma antecipada das promoções que seriam realizadas durante os doze meses do ano.

Foi neste contexto que as equipes passaram a investir maciçamente em recursos humanos e treinamentos específicos da modalidade. Todos queriam ser campeão das competições promovidas pela mentora salonista de nossa cidade.

Equipes como a da Princesinha do Oeste de Futsal na categoria SUB-13, passaram a garimpar atletas. Foi nesse clima romântico que existia em nosso esporte no início da década de 90, que a equipe da Princesinha do Oeste de Futsal, conseguiu formar ótimas equipes. Uma delas foi a equipe SUB-13 de 1992, que durante a realização da I Taça cidade de Pau dos Ferros de Futsal, conseguiu montar um dos melhores ataques que já atuaram nas competições realizadas pela Liga Futsal de nossa cidade.

Nomes como Charliton, Neguinho e Coquinho foram peças importantes na campanha da equipe de 1992, durante a disputa da I taça cidade de Pau dos Ferros de Futsal.

Apesar de serem ainda muito jovens; Neguinho e Coquinho mostraram que tinha muito potencial. A equipe não conseguiu galgar o êxito tão esperado, ser campeã. Porém, a equipe mesmo não conquistando o título, a garotada foi lembrada e logo mexeu com o mercado da bola, ou seja, do Futsal.

NEGOCIAÇÕES

Assim que terminou a competição de 1992, os adversários foram com tudo buscar reforços e montar seus elencos para a disputa do campeonato Pauferrense de Futsal de 1993. E a equipe da Princesinha foi a mais procurada pelos seus adversários, na tentativa de levar seus atletas para reforçar os elencos em 1993. Nomes como: Neguinho e Coquinho foram os atletas mais requisitados pelos representantes das agremiações, sendo os mesmos disputados palmo a palmo pelas principais equipes filiadas a Liga Futsal de nossa cidade.

Depois de tantas negociações, muitas delas chegaram até a envolver quantias em dinheiro, os meninos da Princesinha foram parar em outros clubes. Coquinho foi para o São Benedito, onde posteriormente veio a ser campeão pauferrense de Futsal e Neguinho parou na equipe do Alto Ipiranga, que ao lado do magnífico Pelé, realizou jogos memoráveis que lotaram as dependências do Ginásio de Esportes Prof. João Faustino.

Depois foi a vez de Jório César que se transferiu  para a Academia do Centro Esporte clube, onde fez parte de um dos maiores elencos já formados no salonismo potiguar e por último foi a vez de Charliton transferir-se para a equipe do DNOCS, pela qual conquistou vários títulos. 

HABILIDADE E VELOCIDADE 

Quando os adversários ficavam sabendo que iriam enfrentar a equipe da Princesinha do Oeste de Futsal, o clima para a partida mudava consideravelmente, primeiro pelo fato da equipe possuir um grande plantel e por outro lado pelo fato de ter que enfrentar um dos ataques mais difíceis de ser marcado.

Com Charliton armando as jogadas e ajudando na marcação de retorno, ficava para o Ala Destro, Neguinho e o Pivô Coquinho marcar os gols da equipe e eles não foram poucos.

Quando o assunto era colocar a bola no fundo das redes, os garotos da equipe da Princesinha do Oeste de Futsal, Coquinho e Neguinho, não perdoavam os defensores. Pra lá, pra cá e tome bola no barbante.

Durante a passagem pela Liga Futsal de nossa cidade, esses meninos fizeram história. Eles deixaram com suas magníficas atuações e belos gols, um legado que até hoje são lembrados pela forma que atuavam dentro de quadra.

Talentosos e velozes, eles se tornaram para os defensores uma dor de cabeça quando sabiam que iriam enfrentar o potente ataque da Princesinha.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Coquinho, Charliton e Neguinho – Esse três garotos formaram na Princesinha do Oeste de Futsal um dos ataques mais velozes e habilidosos do nosso Futsal.

Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Jório César – Transferência para a Academia do Centro Esporte Clube depois de uma bela participação na I Taça Cidade de Pau dos Ferros de Futsal com a camisa da Princesinha do Oeste de Futsal.

  

Fonte: Nathanzinho

Departamento de Comunicação do Blog – Futebol de Pau dos Ferros\RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário