Matéria publicada em 03 de junho - 2017 pelo blog - Nathannaarea.com.br
Juciano Nunes, vestiu a camisa da equipe SUB-13 do São Judas Tadeu,
durante o 2º Campeonato Pauferrense de Futsal em 1993, promovido pela Liga
Futsal de nossa cidade.
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Em pé: Marquinho,
Beguimar, Marcelo, Otávio, Tarcísio José, Rodrigo e Marcos Dayn.
Agachados: Fabinho, Cleonilson, Juciano, e Reneé (IN Memoriam). (Foto:
História do Futsal de Pauferrense).
Durante o 2º Campeonato Pauferrense de Futsal promovido pela Lia Futsal de Pau dos Ferros/RN em 1993, o atleta Juciano Nunes, vestiu a camisa da equipe SUB-13 do São Judas Tadeu de Futsal, entrou em quadra e ao lado de seus colegas de clube, deram o máximo: Correram, pularam, dividiram, caíram, marcaram gols e fizeram bonito no transcorrer do principal certame salonístico de nossa cidade.
No início dos anos 90, a juventude da cidade de Pau dos Ferros/RN, através das competições promovidas pela Liga Futsal de nossa cidade, descobriu o Futsal FIFA. Logo a modalidade se tornou uma febre entre a garotada e os desportistas dos bairros da cidade.
O sonho de qualquer criança, na época, era participar das competições promovidas pela Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN, no MAGNIFICO GINÁSIO DE ESPORTE PROF. JOÃO FAISTINO, que para tristeza de toda uma geração de salonistas foi demolido à alguns anos atrás. Infelizmente as novas gerações desconhecem a existência do Ginásio de Esporte Prof.João Faustino e tão pouco terão a oportunidade de conhecer importância daquele que foi a “CASA” do nosso Futsal.
No entanto, graças a Liga Futsal de nossa cidade, as futuras gerações de desportistas terão a oportunidade de conhecer a sua história e as glórias daqueles que desfilaram no tapete, AZUL de PAVIFLEX, do inesquecível Ginásio de Esportes Prof. João Faustino, através dos arquivos da Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN, que de forma responsável e carinhosa, registrou de forma magnifica toda a rica história dos 20 anos de vida da principal praça de esporte de nossa região.
Graças a iniciativa e uma ação espetacular do comando executivo desta entidade esportiva magnifica, que vem permitindo que uma gama infinita de desportista de nossa cidade, do presente e do passado, principalmente aqueles que não tiveram o privilégio de conhecer e de atuar naquela que foi a primeira praça esportiva de qualidade, construída na tromba do elefante.
Iniciado sua construção em 1985 e finalizado em 1986, o Ginásio de Esportes Prof. João Faustino, foi um símbolo que muitos sentem uma saudade imensurável, alguns se lembram até dá sua imponência, e poucos sequer comentam, talvez por terem contribuído, de alguma forma, para colocá-lo no chão, daquele que foi o principal patrimônio esportivo do nosso desporto.
Foram poucas as crianças e jovens de nossa cidade que durante o final da década de 80 e durante a década de 90, não tenha pisado dentro da quadra do Ginásio de Esportes Prof. João Faustino e, jogado uma partida, nem que tenha sido apenas uma peladinha.
No entanto o nosso
atleta em destaque, Juciano Nunes, foi mais além de uma pelada, vestiu a camisa
da equipe SUB-13 do São Judas Tadeu, entrou em quadra e deixou o seu nome na
história do Futsal de Pau dos Ferros/RN, e no Ginásio de Esportes Prof. João
Faustino.
Através dos arquivos da Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN e da parceria deste veículo de comunicação com a entidade máxima do nosso salonismo, estamos resgatando toda uma história que estava esquecida a mais de trinta anos. Para a alegria dos amantes e aficionados pelo esporte de nossa cidade e principalmente daqueles que tiveram o privilégio de fazer parte de forma direta, de um dos momentos mais importantes na história do nosso desporto.
A publicação de matérias como esta que estamos tendo o prazer de levar ao ar e entrar na sua casa para contar um pouco da história de Juciano Nunes e da equipe do São Judas Tadeu, permitindo aos amantes do desporto, algo espetacular, tira da obscuridade toda uma página obscura da nossa história esportiva que estava começando a ficar esquecida e que estava guardada apenas na memória daqueles que vivenciaram um momento tão significante do esporte e da cultura de nossa cidade: personagens e histórias do nosso esporte que atualmente poucos conheciam e recordavam. E, que se tornarão a partir de nossas publicações imortalizados.
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Juciano Nunes– Com a camisa da equipe SUB-13 do São Judas
Tadeu em 1993, durante o 2º Campeonato Pauferrense de Futsal. (Foto: História do Futsal de Pauferrense).
Toda a geração de
desportistas que virão no futuro saberá que antes do surgimento de grandes praças
esportivas e de grandes equipes, existiu homens que fizeram as coisas
acontecerem: vários nomes que aqui passaram e que foi tão bem representado pelo
maior de todos: estou falando de Jocéli Torres, um baluarte do nosso esporte
que a mais de três décadas milita no esporte. Existiram atletas que marcaram, e
que até hoje seus nomes são lembrados. E finalmente saberá que existiu um palco
inigualável, usado de forma democrática, coisa que não existe mais em nossos
tempos atuais. Havia liberdade e DEMOCRACIA, ambas exercidas na
sua plenitude, na sua essência.
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Em pé: Anselmo,
Otávio, Marcelo e Tarcísio.
Agachados:
Cleonilson, Reneé (IN Memoriam),
Juciano e Beguimar. (Foto:
História do Futsal de Pauferrense).
Juciano foi um dos atletas mais queridos no meio esportivo da época, bastante comunicativo, ele foi um exemplo de atleta que dignificou tão bem o nosso esporte, numa época que o respeito por aqueles que faziam, contribuía pelo engrandecimento do esporte de Pau dos Ferros tinha seu trabalho reconhecido. Disciplinado e educado, Juciano, pode aqui representar, sem a menor dúvida, o que foi toda uma geração de pau-ferrenses, que praticou esporte nos anos 80 e 90.
Crianças e adolescentes que na época, não passava sequer na cabeça, mudar o mundo, mas fizeram parte de um momento ímpar, de liberdade. O ato de ir e vir era algo natural, no qual nossa juventude fazia todos os dias e, sem medo. Crianças desciam e subiam para ir á escola e depois jogar bola no ginásio de Esportes. Fosse a pé ou de bicicleta, isso não importava muito, pois a sensação de segurança era algo sentido por todos. Quando vejo uma imagem como essa, da equipe do São Judas Tadeu, captada pelas lentes das câmaras da Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN, vem á mente, algo natural, como os tempos mudaram, só que para pior. Não temos saúde, só temos pessoas doentes, entupindo os postos de saúde e hospitais. Não temos segurança, pelo contrário a morte está banalizada nesses tempos de comunismo. Não temos educação de qualidade e para piorar os comunistas impuseram a escola integral para poderem doutrinar crianças e adolescentes. Ainda bem que existe uma luz no fim do túnel com a escola sem partido criada no Rio Grande do Sul. Digo isto porque todas as crianças tem o direito de poder ficar um tempo livre para o convívio diário com a sua família. Tempo de brincar, de jogar bola, foi assim que essa geração de garotos que a exemplo de Juciano, tiveram nos anos 80 e 90, o prazer de fazer parte, de uma liberdade plena em nossa cidade e que aos poucos estão tirando de nossas crianças e adolescentes. Essa é a verdade. Aí sim! Podemos dizer que “os tempos eram assim”. Caso contrário, qualquer semelhança com a produção exibida no FAC NEWS é pura manipulação.
O 2º Campeonato Pauferrense de Futsal de 1993, realizado pela
Liga Futsal de nossa cidade, contou com a participação de 12 equipes na
categoria SUB-13.
A CAMPANHA:
As 20:02h da noite de 01 de Junho de 1993, a garotada da categoria SUB-13 da equipe do São Judas Tadeu, entrou em quadra para realizar sua estreia no 2º Campeonato Pauferrense de Futsal, contra a equipe da Princesinha do Oeste de Futsal. A partida além de emocionante foi bastante equilibrada. Com 10 gols marcados, este jogo entrou para os anais da Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN e na história do nosso salonismo por ter sido uma das partidas mais acirradas e emocionantes.
Nesta partida dois atletas se destacaram: Francisco de Assis, o Neguinho, pela Princesinha e Beguimar pelo São Judas Tadeu.
Era um gol a trás
do outro. Foi assim até o final da partida. Quando Beguimar colocava a bola na
casinha, só dava tempo à bola entrar em jogo e Neguinho fuzilava para o fundo
das redes. Um jogão de Futsal.
Depois de muita emoção e o placar assinalando um empate de: 5 à 5, o árbitro apitou o final da partida. Beguimar marcou 3 gols para a sua equipe e Neguinho foi o autor dos 5 tentos assinalados pela equipe da Princesinha.
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Juciano – Um exemplo de atleta que durante a década de 90 vestiu a camisa da equipe SUB-13 do São Judas Tedeu de Futsal FIFA. (Foto: História do Futsal de Pauferrense).
Durante a competição a equipe do São Judas Tadeu não conseguiu repetir o mesmo desempenho realizado na estreia, a pesar de fazer boas partidas frentes a adversários bastantes qualificados. A equipe do São Judas Tadeu revelou vários atletas para o nosso Futsalismo e deixou o seu nome registrado na história do Futsal FIFA de nossa cidade. Nomes como: Beguimar, Juciano, Cleonilson, o goleiro Otávio Bessa, Reneé (In memoriam), Marcelo, entre outros abriram caminho para que as futuras gerações de atletas praticantes do Futsal FIFA pudessem mostrar todas as suas potencialidades desta linda modalidade esportiva, criada no Brasil, como: Qualidades técnicas, características do nosso salonismo.
No entanto, profissionais de Educação física, técnicos, dirigentes, atletas entre outros envolvidos no segmento Futsal FIFA, jamais poderá deixar cair no ostracismo o legado e a importância das gerações passadas. Pois se o esporte atingiu um alto nível de qualidade técnica, tática, física, administrativa e o reconhecimento bastante considerável em nossa cidade, deve ao trabalho de jovens atletas e homens que dedicaram muito do seu tempo a esta modalidade, sem pensar em retorno financeiro, mas pelo fato de amar este esporte. Pessoas que viviam para o Futsal e não do Futsal. Atletas que tinham o prazer de jogar e a consciência de que estava fazendo parte da história do Futsal FIFA.
Toda uma geração de
atletas e dirigentes que de forma empírica estavam sendo testemunha ocular da
história, visto que estavam participando do nascimento do Futsal FIFA na cidade
de Pau dos Ferros/RN. Atletas como a garotada que fazia parte do grupo que
compunha a categoria SUB-13 da equipe do São Judas Tadeu, participavam das primeiras
partidas de Futsal de nossa cidade e do nosso estado. Essa geração viu a
modalidade desembarca em nossa cidade e passado 29 anos desde o nascedouro,
quando teve inicio em 1990, por iniciativa do renomado desportista Jocéli
Torres, a ideia de se implantar o Futsal FIFA em Pau dos Ferros/RN.
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Em pé: Marquinho,
Rodrigo, Otávio, Marcelo, Gilcley, Tarcísio e Dayn.
Agachados: Cleonilson,
Juciano, Reneé (IN Memoriam) Fabinho e Beguimar. (Foto: História do Futsal de Pauferrense)
Fonte: Nathanzinho
Departamento de Comunicação de Comunicação do Blog- Nathannaarea.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário