1 de janeiro de 2021

DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO: O BATOM NO FUTSAL CHARME, GRAÇA, BRINCOS E CABELOS TRATADOS. ELAS FORAM AS PIONEIRAS DO FUTSAL FEMININO NA CIDADE DE PAU DOS FERROS/RN.

Matéria publicada em 02- fevereiro - 2016 pelo blog - Futebol de Pau dos Ferros/RN

EM 1993, UM GRUPO DE GAROTAS DESAFIOU O MACHISMO DA ÉPOCA EM NOSSA CIDADE E QUEBRARAM UM TABU, QUE MULHERES NÃO PODIAM JOGAR BOLA.

Créditos da Foto: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Em pé: Cristina, Betinha, Joilma e o presidente da Liga Futsal de Pau dos Feros/RN.

Agachadas: Mirilangia, Eloiza e Karina.

Ao vermos atualmente em Pau dos Ferros e algumas cidades da nossa região, meninas, garotas e mulheres praticando o Futsal, não imaginam elas que a muitos anos atrás, existiram um grupo de garotas em nossa cidade que desafiaram o preconceito e fizeram parte da primeira equipe de Futsal Feminino que se tem notícia no interior do nosso estado.

Essas meninas fizeram história, foram pioneiras no Futsal. Elas fizeram parte de um período único e maravilhoso da história do nosso desporto e desta maravilhosa modalidade esportiva que havia sido criado em nossa cidade, apenas três anos antes, pelo desportista Jocéli Torres. 

Em 1993, numa iniciativa arrojada e inovadora para os padrões da época, a Liga Futsal de Pau dos Ferros, incentivou através do seu presidente, o Sr. Jocéli Torres, a formação de uma equipe permanente de Futsal Feminino em nossa cidade. 

No início do ano de 1993, Um grupo de garotas apaixonadas, fãs do esporte passaram a treinar no Ginásio de esporte Prof. João Faustino. Foi um momento único e intenso para aquelas meninas que jogavam apenas pelo prazer e sem a obrigação do resultado, o que mais importava era jogar bola e se divertir.

Após já ter passado 18 anos, a maior parte daquele grupo de jovens, que fizeram parte do primeiro elenco Feminino de Futsal em nossa cidade, são mães, e seus filhos e até sobrinhos, não sabem que elas deixaram um legado. Elas quebraram um tabu em nossa cidade, as mulheres estavam jogando bola. Um prazer, mas acima de tudo o amor ao esporte. 

Foi um período de liberdade, de efervescência cultural de nossa cidade que dominou os anos 80 e que se estendeu até a metade da década de 90. Dentro desse contexto, desse turbilhão de informações e descobertas, os jovens conduziram a nossa sociedade. E aquelas meninas do Futsal representou muito bem aquele período em nossa cidade. Uma rebeldia sadia e pura, sem as mazelas dos tempos atuais, dessa nova geração.


BATOM NO FUTSAL

Caso alguém possa pensar que o Futsal de Pau dos Ferros é algo novo, está completamente enganado. Voltando no túnel do tempo, e revirando os arquivos da Liga Futsal de nossa cidade, o blog – Futebol de Pau dos Ferros encontrou nos arquivos da entidade salonista, uma relíquia do nosso esporte, das tantas que esta entidade dispõe em seu acervo de mais de cinco mil fotos.

Voltamos ao ano de 1993, onde relembraremos quais meninas participaram da primeira equipe de Futsal que se tem conhecimento em nossa região. Essas meninas foram pioneiras do Futsal em nossa cidade e no interior do Rio Grande do Norte.

Através do apoio incondicional de Jocéli Torres, essas meninas calçaram os tênis colocaram batom nos lábios, arrumaram os cabelos e foram a atração da partida preliminar na final da II Taça de Futsal masculino de 1993, promovida pela Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN.

Crédito da Foto: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN

Em Pé: Luiz Antônio, Ceição, Joilma, Karina II e Coinha.

Agachadas, Selma, Cleidi, Benícia e Apoliana.

O BATON NO FUTSAL

Charme, graça, brincos e cabelos tratados 

O batom entrou em quadra e deu um show, foi assim na primeira partida realizada na cidade de Pau dos Ferros/RN, com o sucesso alcançado pelo Futsal Feminino. 

Através do apoio incondicional de Joceli Torres, presidente da Liga Futsal de nossa cidade, que não mediu esforços para que as meninas pudessem realizar a preliminar antes das finais da II Taça Cidade de Pau dos Ferros, a principal competição salonista na época, em Pau dos Ferros.

Devido a alguns ajustes ocorridos no Ginásio de Esportes, a competição da Liga Futsal de nossa cidade que havia sido programada para terminar em Dezembro teve que se estender até o início de Janeiro. Na qual seria realizado as finais do Futsal masculino e seria realizada a partida de apresentação ao público do Futsal Feminino.

Conforme a programação a Liga Futsal realizou na noite de 07 de Janeiro de 1994, a primeira partida oficial do Futsal Feminino, no Ginásio de Esportes Prof. João Faustino, nossa querida e sempre eterna praça de esportes. As meninas entraram em quadra para realizar uma partida inédita ficar na história do esporte de nossa cidade e entrar para os anais da história da Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN.

Para realizar a partida foi preciso dividir equipe em dois grupos. O time A (de cor Vermelha) e o time B (de cor branca) para poderem realizar a apresentação da nova modalidade que acabara de ser criada em Pau dos Ferros, pelo desportista Jocéli Torres. O jogo serviu para mostrar ao público de nossa cidade a importância de inserir a mulher na prática esportiva.

SÚMULA DO JOGO -

AS MENINAS QUE FIZERAM HISTÓRIA NO FUTSAL EM 1994                                                                                                                        

 
 Ceição                                 Joilma    

  
 Selma                   Benícia

 Apoliana                     Karina II        

Cleidi


                 Cristina                        Betinha                     

    Joelma                Mirilangia  
                                            


  Eloiza            Karina
                                                     

A realização da partida mostrou ao público presente a ascensão que seria o Futsal Feminino em um curto espaço de tempo, no Brasil e no mundo.

A realização da partida naquela noite foi um marco na história do esporte feminino de nossa cidade e região.  Sem perder o charme e a graça, de cabelos tratados, batom e brincos, elas calçaram os tênis, colocaram as caneleiras, entraram na quadra do nosso querido ginásio de Esportes prof. João Faustino e quebraram tabus e preconceitos. Mostraram possuir intimidade com a bola derrubando a ideia de que o futebol era exclusivamente para homens.

Foi uma noite histórica para a Liga Futsal de Pau dos Feros/RN, para o Futsal e principalmente para aquele grupo de jovens garotas que desfilaram seu charme e jogaram como se estivessem jogando uma final de copa do mundo de Futebol.

Proibido para mulheres

Desfilando charme, Graça e beleza. É assim no Futsal Feminino.

No Brasil, a história do esporte feminino conheceu momentos de intolerância. O antigo conselho nacional de desportes chegou a proibir à prática do futebol feminino, baseado em um decreto-lei 1965, que vetava ás mulheres a participação “em lutas de qualquer natureza, futebol, futebol de salão, futebol de praia, polo aquático, polo, rúgbi, halterofilismo e beisebol”. Em contrapartida, na mesma década, mais de 10 mil jogadoras defendiam times de futebol na Itália, como Roma e Lazio.

Derrubado o decreto na década de 1980, começou a serem criados clubes e times femininos por todo o país. A própria seleção sequer existia. Apenas em 2004 foi formada a primeira Seleção Brasileira de Futsal, depois de nove anos daquela apresentação em Pau dos Ferros, promovida pela Liga Futsal de nossa cidade.

Em 2015 a força do Futsal Feminino brasileiro atravessou o país, e o nosso Selecionado nacional conquistou na Guatemala, pela sexta vez o titulo mundial e de forma consecutiva, sagrando-se Hexacampeã Mundial de Futsal Feminino.

SELEÇÃO BRASILEIRA DE FUTSAL HEXACAMPEÃ MUNDIAL

As meninas mais vitoriosas do esporte brasileiro - Seis vezes campeãs mundiais consecutivas.

Aquela equipe, formada em 1993, que realizou em Pau dos Ferros, no dia 07 de Janeiro de 1994, uma partida histórica para o nosso desporto e principalmente para o esporte feminino, cravou um marco, foi um divisor de águas no esporte feminino de nossa cidade.

As meninas do Futsal Feminino de 1993 conseguiram mostrar que sabiam das regras e de quebra ainda jogavam muito bem. O esporte feminino tem perdido o status de tabu e ganhado cada vez mais espaço em nossa cidade e no país. Apesar das piadinhas ainda permanecerem, porém, aquelas meninas conseguiram mostrar que fazer gol também é coisa de mulher.

A iniciativa pioneira das “MENINAS DO FUTSAL”, assim como ficara conhecidas, aquele grupo na época, quebraram barreiras e alguns tabus, a partir daquele momento a mulher em nossa cidade passou a jogar bola, de forma mais livre e conquistando o seu espaço dentro da sociedade.

Podemos ter a clareza e a dimensão do tamanho daquela façanha. A noção clara daquela conquista, e calcular a importância daquele memorável jogo realizado no Ginásio de Esportes Prof. João Faustino. Elas marcaram um gol de placa. Foi uma vitória das mulheres e em especial da mulher Pau-ferrense.

 

Fonte : Nathanzinho

Blog  - Futebol de Pau dos Ferros/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário