Matéria publicada em 28 de julho - 2016 pelo blog - Futebol de Pau dos Ferros/RN
O Futsal pau-ferrense teve no início dos anos 90, uma academia
no salão. Uma equipe de Futsal que encantou toda uma geração de desportistas
apaixonados pelo Futsal e pelo esporte bem jogado. Vestir a camisa do Centro E.
C. era o sonho de todo amante do Futsal.
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Treinamento da equipe SUB-13 do Centro esporte Clube, no saudoso Ginásio de Esportes Prof. João Faustino.
III CAPÍTULO
Série – A história da Academia do Centro Esporte Clube
Neste terceiro episodio da série – A história da Academia do Centro Esporte Clube, você leitor do blog – Futebol de Pau dos Ferros/RN, acompanhará a trajetória desta magnífica equipe durante o ano de 1993. A organização e a maneira de como essa agremiação salonista fabricava seus craques e os principais nomes que marcaram toda uma geração de apaixonados pelo Futsal no início da década de 90, vestindo a camisa do Centro Esporte Clube.
No início da década de 90, um projeto audacioso começou a ser implantado na cidade de Pau dos Ferros, idealizado pelo esportista Jocéli Torres, então atuando como atleta de Futebol de Salão na equipe da ASSICAL ESPORTE CLUBE S/A, e que vislumbrou no Futsal da FIFA, modalidade recém-criada no Brasil, que poderia fazer a contracultura esportiva em nosso município, na qual tinha no futebol convencional, jogado ainda na poeira, como a principal e única expressão da cultura esportiva de toda uma sociedade pau-ferrense.
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Os domingos de Pau dos Ferros iniciavam com muito Futsal. A equipe do Centro Esporte Clube realizava no período da manhã, na quadra do Ginásio de Esportes Prof. João Faustino, os seus treinamentos. As manhãs de domingo não são mais as mesmas, sem o nosso Ginásio de Esporte.
A implantação do Futsal em nosso município seria a representatividade de um contraponto a cultura aqui estabelecida desde os meados dos anos trinta, quando foram realizadas as primeiras peladas do jogo denominado de futebol de poeira, mas conhecido pelos pesquisadores por esporte bretão. Uma referência aos seus criadores, os britânicos.
O Futsal moderno seria a contracultura, que Jocéli Torres, percebeu como ninguém e, com muita maestria deu início a sua implantação em nossa sociedade. O Futsal teria um papel significativo, pois seria o mecanismo utilizado entre a juventude, com fins de alterar a nova ordem esportiva.
Pelos cálculos de Jocéli Torres, Coordenador e criador do projeto, quando passasse três ou quatro gerações de desportista, a modalidade estaria enraizada por completo, ai teria uma nova cultura esportiva enraizada na nossa cidade.
Seria criada uma academia, um lugar que pudesse trabalhar exclusivamente com a garotada da base, a formação dos novos valores do Futsal. A equipe do Centro Esporte Clube, seria o clube a puxar essa nova cultura esportiva, utilizando nova metodologia em seu conteúdo programático.
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
As manhãs de domingo no esporte de Pau dos Ferros, não são mais as mesmas sem os treinos das equipes de Futsal da poderosa Academia do Centro Esporte Clube.
Apesar do talento indubitável de seus atletas, a organização das equipes do Centro Esporte Clube, fazia o diferencial dentro das competições promovidas pela Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN.
A organização era tão grande, que revendo através de fotos e vídeos da época os treinos da equipe do Centro Esporte Clube, isso, cerca de vinte e cinco anos atrás, deixa-nos revelado, a organização desta agremiação, e, podemos notar isso claramente, a forma diferenciada da postura dos planteis dentro de quadra deste clube de Futsal, tanto na forma de tratar seus atletas como no zelo e o cuidado com o padrão de qualidade.
A filosofia de treinamento implantada por esta agremiação esportiva foi baseada em estudos realizados na época, isso ainda nos idos dos anos 80, sobre a NBA (Associação Americana de Basquete), que transformou toda uma cultura existente, algo tão avançado para a época em nosso país que ainda hoje, são poucas agremiações esportivas que conseguiram implantar em seus clubes, como setor de marketing, sistema ful time, materiais de treinos, de jogos e passeio, departamento de psicologia, de disciplina e arbitragem, entre outros.
Tudo que se fala sobre o Centro Esporte Clube, desde a qualidade de seus atletas e da sua organização, ainda é pouco, só aqueles que vivenciaram de perto e tiveram o privilégio de participar de sua organização, como: técnicos, auxiliares, patrocinadores e atletas que vestiram a camisa deste magnífico clube, sabem dirimir a grandeza que essa agremiação salonista teve para o desporto da cidade de Pau dos Ferros e do Estado do Rio Grande do Norte.
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Em pé: Fabrício, Tita, Leonardo, Luizinho, Allan Patrick e Luiz
Antônio.
Agachados: Derlan, Jocéli Torres, Jorinho, Aires e Cristiano (In memoriam).
O QUE VOCÊ ESTAR VENDO É HISTÓRIA VIVA – DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO – SÓ AQUI NA LIGA FUTSAL DE PAU DOS FERROS/RN.
O legado que essa entidade, voltada exclusivamente para a prática e o desenvolvimento do Futsal, deixou para o nosso esporte, foi tão grande que apesar de já ter passado vinte e sete anos de sua criação, ainda é lembrando até hoje por uma gama infinita de desportista local, do estado e do país, admiradores do Centro Esporte Clube, amantes de um esporte disciplinado, limpo, bonito e bem jogado.
II CAMPEONATO PAUFERRENSE DE FUTSAL – 1993
Durante o II Campeonato Pauferrense de Futsal de 1993, realizado pela Liga Futsal de nossa cidade, a equipe SUB-13 do Centro Esporte Clube, encantou o público que compareceu durante a competição.
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Marco Delly e Tita – Dois craques do nosso Futsal que apesar da idade encantaram os amantes e aficionados pelo esporte da bola pesada.
Mesmo deixando escapar o título na final contra a equipe do São Benedito, foram os meninos do Centro que ficaram para a história. Suas jogadas e os lances sensacionais ficaram marcados pelas lentes das câmaras da Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN.
Atletas como: Tita e Marco Delly realizaram um certame espetacular que até hoje seus nomes são lembrados por aqueles que vivenciaram esse momento ímpar de nossa história esportiva.
Marco Delly – Genial na armação do jogo, quando se tratava de executar as jogadas táticas. Esse paraibano de Cajazeiras deixou sua marca pela forma inteligente que atuou no ataque das equipes do Centro Esporte Clube. Dono de uma habilidade peculiar aos grandes ídolos dessa modalidade, Marco Delly, deixou saudades entre os amantes do Futsal bem jogado.
Tita representava a segurança da defensiva do Centro Esporte Clube. Além de ser um ótimo marcador, era um exímio desarmador e um driblador por excelência e ainda de quebra fazia gol.
Os atletas da equipe do Centro Esporte Clube, também tiveram seus momentos de Lazer e de muita descontração. Nas imagens flagradas pelas lentes das câmaras da Liga Futsal de Pau dos Ferros, os atletas do clube se divertem durante viagem à Natal, capital do Estado do Rio Grande do Norte. Grande parte do grupo que fazia parte da equipe SUB-13 e SUB-15, foi a capital defender a Escola Educandário e do 4 de Setembro, de nossa cidade, durante a realização dos jogos escolares promovido pelo governo estadual.
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Os atletas do CENTRO Esporte Clube, pousam para fotografia durante passeio ao Morro do Careca, a praia de Ponta Negra, em Natal. Da esquerda para a direita: Bruno, Nélson. Jocéli Torres, Luizinho, Tita, Pablo, Júnior Maia e Naldinho.
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Tita, Luizinho e Jocéli Torres, sobem o morro do Careca, na praia de Ponta negra, na cidade de Natal. Não só de treinamento rígido vivia a equipe do Centro E. C. mas tinha momentos de muito lazer e diversão.
OS BAMBINOS DO CENTRO E. C.
O Centro Esporte Clube, foi criado pelo especialista em gestão esportiva e profissional de Educação Física, Radialista e Estudante de Jornalismo, o Sr. Jocéli Torres, para ser um centro de formação de atletas para o Futsal FIFA, na cidade de Pau dos Ferros/RN.
Criado em 1990, o Centro Esporte Clube funcionou como uma verdadeira Academia. Durante uma década este clube revelou os melhores atletas de nossa história, nomes que até hoje são lembrados no meio esportivo de Pau dos Ferros e em nosso estado. Quem era criança ou adolescente nesse período e acompanhou a efervescência do nosso esporte durante a década de 90, sabe o que estou dizendo. Toda criança nesse período sonhava em entrar para aquela equipe maravilhosa, vestir a camisa do Centro Esporte Clube, não importava se seria titular ou não, só o prazer de fazer parte daquele grupo fantástico de garotos, comandado pelo ilustre Jocéli Torres, já era uma grande conquista. Atuar no Centro Esporte Clube era prazeroso e um motivo de orgulho para qualquer criança da época que amava jogar o Futsal. Um SONHO.
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Everaldo entrega aos goleiros do Centro E. C. Elton Jhonys (Deta) e Paulinho, as medalhas de equipe menos vazada na categoria SUB-13, no Campeonato Pauferrense de Futsal de 1993.
Durante a temporada de 1993, as equipes do Centro Esporte Clube, foi um espetáculo a parte. Apresentando um Futsal de alto nível técnico, as equipes comandadas pelo técnico Gildivan Fernandes foi durante todo o ano de 1993, a maior atração esportiva e de entretenimento na cidade de Pau dos Ferros.
O público lotava o nosso magnífico “Ginásio de Esportes Prof. Jpão Faustino – IN MEMORIAM” para assistir as equipes desta poderosa equipe salonista, desfilar em quadra o seu jogo diferenciado, peculiar à marca da Academia do Centro Esporte Clube. Era pura magia.
Os bambinos que vestiam a camisa deste fabuloso clube salonístico pau-ferrense, logo se identificavam com a filosofia do clube, passando a fazer parte da família salonista do Centro Esporte Clube. E de lá não saíam mais. Esses Bambinos tornaram-se ídolos de uma geração de atletas que fizeram parte de uma época romântica do nosso esporte, que até hoje é lembrada por aqueles que fizeram parte desse período de nossa história, mesmo passado 25 anos da criação da primeira equipe do Centro Esporte Clube, o tempo não conseguiu apagar, tal a força desse clube. Não dá para esquecer.
No primeiro semestre de 1993, durante a realização, do Campeonato Pauferrense de Futsal, promovido pela Liga Futsal de nossa cidade, as equipes do Centro Esporte Clube, conseguiram resultados auspiciosos que eternizou seus esquadrões e atletas em nossa cidade, nesta modalidade esportiva.
No dia 22 de Junho de 1992, a equipe do Centro Esporte Clube, na categoria SUB-15, entrou em quadra para decidir contra a equipe do Alto Ipiranga de Futsal, o título do Campeonato Pauferrense de Futsal.
A partida foi espetacular, uma das grandes finais que ocorreram no palco do Ginásio de Esportes Prof. João Faustino. Com uma atuação magnífica de: Getúlio, Cruel e Eduardo, a equipe do “Centro Esporte clube” deu um baile no SALÃO do Ginásio de Esportes Prof. João Faustino e goleou por 5 á 1 a forte equipe do Alto Ipiranga, que tinha em seu elenco nomes consagrados, como: Gildevânio, Bim, Darlan, entre outros.
SAUDADES. MUITAS SAUDADES.
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Em
pé: Paulinho, Evaldo Jorinho, Erivan Fabrício, Jocéli Torres e Gildivan.
Agachados: Elton Jhonys (Deta), Disraely, Derlan, Pablo, Marco Delly e Tita.
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Em pé: Elton Jhonys (Deta), Evaldo,
Jorinho, Erivan, Fabrício, Jocéli Torres, Luiz Antônio e Gildivan Fernandes.
Agachados: Jociene Targino (Tita), Pablo, Marco Delly, Disraely, Derlan e Paulinho.
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Erivan, Fabrício e Jocéli Torres, responsável pelo projeto de criação do Centro Esporte Clube e da Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN.
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Tita e Derlan – Muita segurança na defesa da equipe SUB-13 do Centro Esporte Clube. Passar por essa dupla não era tarefa lá muito fácil e tão pouco agradável. Muita habilidade, mas quando era preciso arrepiar, o bicho pegava para os adversários.
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Em pé: Gildivan Fernandes, Erivan, Jório,
Fabrício, Elton Jhonys (Deta), Luiz e Jocéli Torres.
Agachados: Marco Delly, Paulinho, Tita,
Derlan, Pablo, Evaldo e Disraely.
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Marco Delly – Atuando como “Pivô de Referência” na categoria SUB-13 e depois no SUB-15 da equipe do Centro Esporte Clube, durante a década de 90, ele marcou época dentro do Futsalismo de nossa região. Na imagem Marco Delly aparece recebendo a premiação de Edgar Rêgo (Diretor da Liga Futsal de Pau dos Ferros).
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Marco Delly levanta o troféu de Vice-campeão Pauferrense de Futsal de 1992. Pela sua categoria e uma inteligência privilegiada, esse paraibano é considerado até hoje, como um dos melhores atletas que passou em nosso Futsal.
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Em pé: Gildivan, Vanderley, Netinho, Eduardo, Getúlio, Maciel, Francieudo, Jorinho, Derlan, Almécio, Adriano, Marco Delly e Luiz Antônio.
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Em pé: Jocéli Torres, Adriano, Almécio,
Francieudo, Netinho, Getúlio, Luiz Antônio e Gildivan.
Agachados: Jorinho, Tita, Vanderley, Derlan, Cruel e Eduardo.
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Zuca, empresário do setor de panificação de nossa cidade, entrega o troféu de Campeão Pau-ferrense de Futsal, categoria SUB-15 de 1993, ao capitão do Centro Esporte Clube, Almécio Almeida.
II TAÇA CIDADE PAU DOS FERROS DE FUTSAL – 1993
No final de Dezembro de 1993, a Liga Futsal de nossa cidade, realizou a II Taça Cidade de Pau dos Ferros de Futsal, e as equipes do Centro Esporte Clube, entraram com tudo na busca pela hegemonia da nova modalidade praticada no salão.
Preparada a dedo pela Comissão técnica, os seus jogadores mostraram aos amantes do Fair Play e do jogo bonito, a verdadeira arte de jogar bola no salão. As equipes do Centro Esporte Clube, apesar de serem formadas apenas nas categorias menores, puxava a torcida ao Ginásio de Esportes, devido as atuações magníficas de seus atletas, que encantavam a todos que admiravam uma bela partida de Futsal e gostavam de assistir atletas com habilidade acima da média. UM ESPETÁCULO.
O Centro Esporte Clube, iniciava uma história rica de glórias e de amor ao esporte. Nas fileiras de suas equipes desfilaram atletas de vários lugares do Brasil. Nomes que até hoje são lembrados pela torcida e pelos adversários, devido à forma que aquelas gerações de atletas atuavam quando vestiam a camisa do Centro E. C.
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Em
pé:
Leonardo, Elton Jhonys (Deta), Allan Patrick, Tita, Fabrício e Luiz Antônio.
Agachados: Jorinho, Pablo, Marco Delly, Luizinho, Carlos Augusto e Cristiano (In memoriam).
Essa equipe se fez respeitar dentro das quatro linhas, devido principalmente ao trabalho sério e árduo de sua comissão técnica, que dedicaram dia e noite para apresentar o que havia de melhor no mundo do Futsalismo Brasileiro. Eles foram ao extremo, procurando sempre colocar o novo e o que havia de melhor em treinamentos para que seus atletas pudessem desenvolver suas habilidades técnicas individuais e coletivas. Métodos trazidos das grandes equipes do Brasil e do mundo como: Enxuta, Sadia, Sumov, Perdigão e a espetacular equipe do Bradesco do Rio de Janeiro. Mas todos foram adaptados e até alguns aperfeiçoados pela comissão técnica do Centro Esporte Clube.
Apenas um grupo seleto de atletas que tiveram o privilégio de participar desta fabrica de formar craques para o SALÃO, e de poder vestir a camisa do CENTRO ESPORTE CLUBE e entrar em quadra, tem a dimensão e a clareza do que estou transmitindo com essas minhas palavras.
Eram realizados treinos exaustivos, no qual o grupo em pouco tempo passou a entender o que era vestir a camisa desse clube maravilhoso chamado Centro Esporte Clube. Suas equipes nas várias categorias passaram a atuar de forma homogenia. Foi criado um padrão de qualidade no Centro E. C.; no qual os atletas que propusessem a fazer parte do grupo teria que atender certos critérios de exigências estabelecidos pela sua diretoria que ia desde um rígido controle na parte disciplinar até a realização de alguns métodos estabelecidos pela comissão técnica do clube para identificar o nível técnico individual de seus atletas.
Esse padrão de qualidade foi criando uma proteção entre os próprios atletas das várias categorias desenvolvidas no clube que ao passar dos anos criou um vinculo, uma identificação tão grande com o clube que passou a ser uma verdadeira família. E todos os atletas novatos que chegavam para fazer parte do clube eram bem recebidos e logo entravam no clima de família que passou a se chamar a “Academia do Centro Esporte Clube de Futsal” da cidade de Pau dos Ferros.
O centro passou a ser o clube a ser batido. Todos queriam vencer suas equipes, porque acima de tudo, os adversários entendiam que vencendo as equipes do centro estaria vencendo o melhor e, portanto era sinônimo de status e de glória. Quem não queria ganhar de uma equipe do centro, ou qual o garoto da época que não queria vestir a camisa de uma das equipes do centro e atuar dentro das competições realizadas pela Liga Futsal de Pau dos Ferros.
Isso foi durante os anos dourados da década de 90, um sonho para todo garoto que gostava de jogar bola. Todos esperavam um dia ser convidado para atuar no CENTRO E. C. e fazer parte das fileiras de seus planteis.
No segundo semestre a Liga Futsal de nossa cidade, realizou a Taça cidade de Pau dos Ferros de Futsal, e as equipes do Centro Esporte Clube foram as grandes atrações da competição. A final da categoria SUB-11, foi a grande atração do Futsal na temporada de 1993, que se estendeu até o dia 07 de Janeiro de 1994, quando a Liga Futsal de Pau dos Ferros, realizou no ginásio de Esportes Prof. João Faustino, a grande final entre: Centro e Alto Ipiranga, as duas maiores forças da categoria.
Pelo lado da equipe do Centro Esporte Clube, ninguém menos que Marco Delly, Allan Patrick, Tita e Leonardo, vestiam a camisa dessa importante agremiação e no outro lado, vestindo a camisa do alto Ipiranga, nada mais nada menos que Pelé, um dos maiores craques que atuou nas competições da Liga Futsal de nossa cidade.
A partida final entre essas duas equipes movimentou a torcida que lotou o ginásio de Esportes Prof. João Faustino. Depois de uma atuação magnífica, a equipe do Centro Esporte Clube, conseguiu uma vitória esmagadora pelo placar de 9 á 2.
Nesta partida, Tita, que atuou de Fixo, realizou uma partida impecável, uma das maiores atuações já vista por um atleta, atuando nas competições da Liga Futsal de Pau dos Ferros.
Não menos significativo, foi a atuação de Allan Patrick e Marco Delly, que conseguiram furar o ferrolho da defesa da equipe do Alto Ipiranga e encheram as redes de bola. Um ataque incrível que deixou o público encantado com uma aula de Futsal.
O SONHO DE QUALQUER ATLETA DE FUTSAL ERA JOGAR NO CENTRO ESPORTE CLUBE
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
As equipes da categoria SUB-13 e SUB-15, pousam juntas para
fotografia.
Em pé: Gildivan Fernades(técnico), Leonardo, Luiz Antônio, Almécio, Cruel, Eduardo, Vanderley e Jocéli Torres (presidente da Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN).
Agachados: Netinho, Pablo, Elton Jhonys, Fabrício, Marco Delly, Cristiano (In memoriam), Luizinho, Tita, Carlos Augusto (então deputado Estadual) e Jorinho.
No entanto existia uma relação de amor e ódio contra ou a favor das equipes do CENTRO ESPORTE CLUBE. Como as suas equipes eram excelentes, boa parte dos atletas ou torcedores tinham uma tendência de torcer pela equipe mais fraca, sempre foi assim no esporte, e neste período não foi diferente em nossa cidade. Porém, passado duas décadas depois que o clube se licenciou da Liga Futsal de nossa cidade, olhando pelo retrovisor da história e analisando friamente aquele período no esporte desta cidade, é que percebemos a importância daquele clube, de suas equipes e de seus atletas, que durante alguns anos mostraram uma filosofia nova para os praticantes e amantes do Futsal e do esporte em geral.
Uma gama imensurável de atletas que vestiram a camisa do Centro Esporte Clube, apresentaram durante seus treinos e nas competições promovidas pela Liga Futsal de Pau dos Ferros a verdadeira arte de jogar bola. Deixaram um legado de tanta organização que até hoje ninguém viu nada igual.
O que vemos hoje na TV, onde o esporte apresenta um alto nível de organização, há muitos anos atrás em nossa cidade havia uma equipe que não ficava a dever nada em matéria de organização e qualidade de seus atletas. Dentro e fora de quadra. Esse foi o Centro Esporte Clube.
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Em pé: Eduardo, Cruel, Almécio, Getúlio, Luiz Antônio (auxiliar técnico), Jocéli Torres (presidente da Liga Futsal de Pau dos Feros) e Gildivam Fernandes (técnico).
Agachados: Fabrício, Luizinho, Tita, Vanderley, Netinho e Allan Patrick.
O MENTOR
O grande articulador deste projeto, o mentor dessa revolução esportiva em Pau dos Ferros/RN, foi nada mais nada menos que um dos maiores conhecedores da matéria, quando o assunto é Futsal Brasileiro. Estou falando de Jocéli Torres, o Criador da modalidade em nossa cidade em 1991. A reboque, ele criou além da Liga Futsal de Pau dos Ferros, criou também a Academia do Centro Esporte Clube.
Jocéli
Torres é um nome de respeito no cenário esportivo nacional. Um apaixonado pelo
SALÃO BRASILEIRO, ele está a mais de trinta anos militando no salonismo. Suas
qualidades como gestor são incomparáveis. Por onde quer que ele passe, deixa a
sua marca.
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Luizinho (Ala esquerda do Centro E.C.) e Jociene Targino (O Tita - Fixo do Centro E.C.) – Apesar da pouca idade, esses dois meninos, fabricados pela máquina de revelar atletas (Academia do Centro Esporte Clube), fizeram história na quadra do magnífico Ginásio de Esportes prof. João Faustino. Verdadeiras lendas do nosso Futsal que deixaram muitas saudades entre os amantes da arte do Futebol, jogado em espaço reduzido.
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Marcos Delly, Pivô do Centro E.C. e Jocéli Torres, presidente da Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN. Esse paraibano de Cajazeiras fez história com a camisa de nº 9, do Centro E.C.; Atuando de Pivô, Marco Delly, escreveu seu nome na história da Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN, como um dos atletas mais inteligentes dentro de quadra. Um exemplo de pessoa, uma criança brilhante com ou sem a bola.
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Allan Patrick e Marco Delly – Eles eram ainda muito jovens, crianças, mas conseguiam arrastar multidões para assistir as partidas do Centro E. C. durante os eventos da Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN, no charmoso e elegante Ginásio de Esportes Prof. João Faustino.
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Jocéli Torres, presidente da Liga Futsal de Pau dos Ferros e Allan Patrick, pivô do Centro E.C. Allan foi outro monstro sagrado que vestiu a camisa do Centro E.C. Natural de Itaú, Allan foi adquirido pela diretoria do Centro E.C. para atuar como Pivô de referência. Durante sua passagem pelo clube, jogando no Ginásio de Esportes Prof. João Faustino, ele fez história. Com uma habilidade peculiar e extraordinária para segurar a bola com a sola do pé, como jamais vista, ele encantou ao técnico Gildivam Fernandes que solicitou de imediato a sua permanência definitiva no clube.
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Marco Delly- Pivô do Centro E.C. – Um Gênio na armação das jogadas da máquina de jogar bola, que foi essa equipe de 1993. Arrastou a torcida e lotou o Ginásio de Esportes Prof. João Faustino durante os jogos desta magnífica equipe. Dá para se ter a ideia da qualidade desta garotada.
O ATLETA QUE ESTOUROU UMA BOLA DE FUTSAL NO GINÁSIO DE ESPORTES PROF. JOÃO FAUSTINO.
A LENDA
A história do SALÃO brasileiro é recheada de casos engraçados e pitorescos. No entanto esse esporte carrega consigo algumas histórias que muitas das vezes se perderam na linha do tempo e tornaram-se verdadeiras lendas que atravessam décadas.
Algumas dessas histórias continuam no subconsciente, na memória de pessoas que ao contá-las voltam a dar vida a esses personagens que se tornam mitos com o passar do tempo.
No entanto, um caso que virou lenda aconteceu na nossa cidade nos idos dos anos noventa. O Ala Canhoto da equipe do Centro Esporte Clube, Eduardo Augusto ou simplesmente, o Eduardo, ficou famoso pela qualidade de seu passe, mas principalmente pela força do seu chute, era algo extraordinário.
Dono de um torpedo no pé esquerdo, Eduardo conseguiu aterrorizar muitos goleiros com seu canhão. Era uma verdadeira patada atômica. Porém ele conseguiu realizar uma proeza que ficou na história do nosso Futsal. Durante uma partida de Futsal, pela equipe do colégio na categoria SUB-17, realizada no Ginásio de Esportes Prof. João Faustino. Ele estourou uma bola de Futsal, após uma dividida, uma popular travada de bola no meio da quadra, com outro atleta da equipe adversária.
UM QUARTETO RESPEITADO EM NOSSO
FUTSAL.
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Eduardo formou ao lado de Cruel, Almécio e Getúlio, um dos quartetos mais respeitado em nosso Futsal. Toda a sua carreira esportiva no salão, teve como base a Academia do Centro Esporte Clube.
Créditos: Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN
Vanderley (O Pai dedeu),
goleiro de Centro E.C. e Eduardo, Ala-Canhoto do Centro E.C. que estourou uma
bola de Futsal numa travada.
Fonte:
Nathanzinho
Departamento de Comunicação do Blog – Futebol de Pau dos Ferros/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário