Matéria publicada em 14 de maio- 2016 pelo blog - Futebol de Pau dos Ferros/RN
Em 2008, depois de cinquenta anos, desde a
realização da primeira partida de Futebol de Salão, durante o campeonato brasileiro
de seleções Estaduais de 1958, o ginásio do Maracanãzinho foi palco da Copa do
Mundo da FIFA de Futsal 2008.
Em 1958, o Ginásio do Maracanâzinho, foi palco da primeira
competição salonista do mundo. O
Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais de Futebol de Salão. Cinquenta anos
havia se passado e novamente o tempo
sagrado do Esporte Indoor brasileiro abriu as portas para receber os melhores
salonistas do planeta da bola pesada, através da Copa do Mundo da FIFA de
Futsal 2008.
VIII CAPÍTULO
Série – 46 anos da história da Seleção Brasileira nas quadras.
Neste VIII episódio sobre os 46 anos de história da Seleção Brasileira nas quadras, a Liga Futsal de Pau dos Ferros/RN, em parceria com o Blog – Futebol de Pau dos Ferros, contará a história da Copa do Mundo de Futsal realizada no Brasil e a conquista emocionante do título pela seleção canarinho em pleno Maracanãzinho completamente lotado pela torcida brasileira.
COMISSÃO DE FUTSAL E BEACH SOCCER DA FIFA
Presidente - Ricardo Terra Teixeira - Brasil
Vice-Presidente – Marios Lefkaritis - Xipre
Membros:
Alvaro Melo Filho - Brasil
Colin Klass, Guiana
Rafael Tinoco – Guatemala
Alberto Vilar – Espanha
Richard Lai – Guam
Samir Zaher – Egito
Hans Boll – Holanda
Marco Herrominly – Vanuatu
Pavel Mokry – República Tcheca
Michel Paille – Tahiti
Anton Sealey – Bahamas
Zaw Zaw - Miamar
Membro do Comitê
Organizador Local:
Hideraldo Martins – Brasil
Ricardo T. Teixeira
Depois da realização do mundial de Futsal na China- Taipei, a FIFA através do seu comitê executivo, decidiu que as futuras competições passaria a ser usada a nomenclatura de “COPA DO MUNDO DE FUTSAL” a exemplo do que já acontecia com as competições de Futebol e Beach Soccer.
A Copa do Mundo de Futsal da FIFA Brasil 2008, foi colocada na vitrine o deslumbrante desenvolvimento alcançado pelo Futsal nos últimos anos.
De 30 de Setembro a 19 de outubro de 2008, as 20 equipes participantes, representando as seis confederações, disputaram um total de 56 partidas.
Não só os espectadores no Maracanãzinho do Rio de Janeiro e no centro Esportivo Nilson Nelson em Brasília, assim também os milhões de telespectadores de todo o mundo, ficaram impressionados com os atrativos e locais emocionantes de grande qualidade que poderiam serem visitados.
Pela primeira vez na história da copa do Mundo de Futsal da FIFA – Cuja a primeira edição foi disputada em 1989 na Holanda – Participaram 20. Também foi toda uma vontade que se celebrou o torneio na América do Sul e o interesse generalizado bateu todas os recordes. Quase 100 equipes lutaram para conseguir um ingresso na 6º Copa do Mundo de Futsal da FIFA.
Quase o dobro em comparação com o Mundial de Futsal 2000 na Guatemala, os direitos de televisão do primeiro torneio no Brasil se divide em quase 200 países. Mostra que no Mundial de Futsal 2004 na China – Taipei, unicamente em cerca de 120 países, uma prova maior do aumento vertiginoso pelo interesse no Futsal.
Quase 300.000 mil espectadores estiveram presentes nas cadeiras do rio de Janeiro e Brasília. Entre ao quais 140.000 mil foram jovens convidados de escolas. Os primeiros 5.200 torcedores presenciaram os sete gols do encontro. Porém o público também pode apreciar outros lances espetaculares e jogados esquisitos. Os especialistas elogiaram a grande qualidade do jogo neste Mundial.
Esta vez jogando em casa, o Brasil conseguiu chegar ao quarto título de campeão mundial de Futsal. A tarefa não foi nada fácil diante dos defensores da coroa, a seleção espanhola.
O Comitê Organizador Local realizou um trabalho impecável, de estrema e exemplar colaboração com a FIFA. Assim mesmo a entidade futebolística mundial expressou todo o seu agradecimento aos Salonistas da velha guarda e os Futsalistas da nova geração do SALÃO e agradecimento a Associação de futebol do Brasil, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol), a CBFS (Confederação Brasileira de Futsal) e as instituições nacionais e regionais, assim como aos patrocinadores, que entre todos ajudaram a fazer esta Copa do Mundo de Futsal da FIFA Brasil 2008, uma experiência vitoriosa e emocionante para o mundo do esporte.
Ginásio
de Brasília.
Ginásio do Maracanãzinho. Final entre Brasil e Espanha.
A copa do mundo de Futsal da FIFA
Brasil 2008, foi colocada na vitrine e o deslumbrante desenvolvimento que o
Futsal havia alcançado nos últimos. De
30 de Setembro de 2008 as 20 equipes participantes, representando as seis
confederações, disputaram um total de 56 partidas. não apenas só os
espectadores no Maracanãzinho do Rio de Janeiro e no Centro Esportivo Nilson
Nelson em Brasília, como também os milhões de espectadores de todo o mundo
ficaram impressionados
Com os atrativos e emocionantes encontros de grande qualidade que puderam apreciar.
Pela primeira vez na história da copa do mundo de Futsal da FIFA – Cuja primeira edição foi disputada em 1989 na Holanda – Participaram 20 equipes. Também foi toda uma maneira de realizar o torneio na América do SUL.
Quase 100 seleções lutaram para conseguir um lugar
na 6º Copa do Mundo de Futsal da FIFA, quase o dobro comparado com o Mundial de
Futsal de 2000 na Guatemala. Os direitos televisivos do primeiro torneio no
Brasil foram vendidos para quase 200 países e que no último mundial realizada
na China Taipei em 2004, havia sido transmitido apenas para 120 países. Uma
prova a mais do crescimento vertiginoso pelo interesse no Futsal.
Brasil e Itália – Falcão cobra a falta e o goleiro italiano realiza uma defesa espetacular.
Gabriel – Eficiente na marcação foi um
dos pontos de equilíbrio da defensiva brasileiro contra os italianos.
Schumacher – um líder dentro de quadra. Sua experiência foi fundamental para a seleção brasileira sair com uma vitória contundente diante da Azurra.
Futsal = velocidade
O elemento diferenciador e identificador do Futsal é a velocidade, tanto na distribuição dos espaços como na decisão e execução. A velocidade cria algo emocionante e incentiva a todos, eles são fatores extremamente ligados ao espetáculo.
Superfície de jogo
No Campeonato Mundial da China Taipei a FIFA utilizou pela primeira vez uma superfície sintética e rugosa que tornou o jogo mais lento e anulava o rebote, no qual favorecia a defesa. A conclusão foi que se marcou menos gols que nunca.
A superfície de jogo tem que favorecer e facilitar o elemento identificador do Futsal: A velocidade.
Regras de jogo
Neste sentido, se deveu a modificação dos três aspectos que fomentam e ajudam as equipes que querem jogar rápido e ofensivo.
Deste modo, o arremedo lateral com as mãos ajudaria a ter um campo visual mais amplo e por tanto mais informações ofensiva, assim como mais precisão no passe.
Outro aspecto que devemos estudar é a norma da saída do tiro de meta, que pode atravessar diretamente a metade da quadra, pois isso fez com que as equipes atacantes, ofensivas, uma vez finalizada a jogada, retornem ao meio da quadra, saindo da defesa, em vez de seguir pressionando na área rival e ficar a quadra mais larga, com espaços livres entre as linhas.
Também foi analisado com entendimento a maneira de anular ou diminuir os aspectos de dois pontos. Utilização do goleiro como 5º jogador para ter mais posse de bola.
Formato da competição
Na medida do possível, se havia de eliminar todas aquelas fases que fomenta a base de classificação, os cálculos e as especulações. Quanto mais confronto direto, havia mais emoção, mais vontade de ganhar e o maior dinamismo se tinham no jogo. Deve desaparecer a segunda fase que foi a origem de todos os vícios referidos anteriormente
Desenvolver uma estratégia para conseguir os objetivos.
Para conseguir os objetivos, todas as partes invocadas têm que na darem na mesma direção. O que supõe que se haverá de modificações as regras de jogo para potencializar o jogo rápido, limpo e ofensivo: Colocará o sistema de competições para buscar o dinamismo e a emoção (Colocará a segunda fase por enfrentamento direto) e revisará todos aqueles aspectos que podem ser um obstáculos para conseguir os fins propostos pela família do Futsal.
Mediante campanhas de
informações, se deveriam anular o estigma e a etiqueta de que o Futsal pode
haver danos ao Futebol de 11 e haver uma campanha na qual a realidade, o Futsal
pode ser de grande ajuda em muitos lugares.
Betão
Solta a bomba para marca mais um gol da seleção brasileira diante Iranianos.
Falcão – o bailarino das quadras -2008.
Falcão- Um espetáculo a parte contra os russos. Uma bicicleta que ficou na história e que a Liga Futsal de pau dos Ferros a eternizou, através do projeto “Criança Habilidosa”, quando colocou a imagem vazada craque brasileirona estampas do uniformes utilizado no projeto.
FINAL
Brasil - Espanha 2-2 t.pr. (2-2, 0-0) 4-3 t.p.
Mais de 10.000 espectadores se reuniram no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro para admirar os melhores jogadores de Futsal da época. Espanha, campeã dos mundiais anteriores de 2000 e 2004, destacou-se pelo seu jogo coletivo. O Brasil, com quatro jogadores indicados para os troféus individuais (Tiago, Schumacher, Lenísio e Falcão), isso graças a sua extraordinária técnica durante todo o torneio.
Os brasileiros ganharam todas as suas partidas na
primeira e segunda fase.com 58 gols a favor e 4 contra. A Espanha chegou a
final colocando em quadra a sua formação principal: Luis Amado (1), Torras (4),
Javi Rodríguez (7), Kike (8) e Marcelo (11).
O primeiro tempo pertenceu inteiramente ao Brasi, porém Lenísio, Gabriel e Schumacher desperdiçaram suas chances, a exemplo de Falcão no minuto 5, um arremate de Taco. Espanha teve sua situação mais prometedora depois de um chute do goleiro Luis Amado que deixou Javi Rodriguez sozinho diante do goleiro Tiago.
Ambos guardaram suas qualidades e mostraram durante
a final Espanha saiu com maior determinação na segunda etapa e parecia que o
estado físico dos iberos marcaria a diferença:
Em
pé: Tiago, Vinícius, Falcão, Betão, Schumacher e Franklin.
Agachados: Ari, Gabriel, Linísio, Wilder, Ciço e Marquinhos.
Foram os brasileiros quem abriram o marcador, com um chute de escanteio de Marquinho que desviou no desafortunado Borja e foi para no fundo da rede do goleiro Luis amado.
Quando Falcão decidiu abandonar o jogo aos 28
minutos por lesão, depois Vinicius e Marquinhos com dor muscular, tudo ficava a
favor da Espanha para voltar a dominar a partida. Efetivamente, Torras anotou e
deixou tudo igual aos 28 minutos.
Vinicius entrou em quadra, subiu a esquadra brasileira e aos 37 minutos colocou a seleção brasileira novamente na frente do placar. A Espanha respondeu quase de imediato e voltou a igualar o marcado mediante gol de Álvaro, faltando 90 segundos de jogo. Ambas as esquadras iniciaram a prorrogação com cinco faltas. As oportunidades de gols saíram para os ambos os lados, porém ninguém conseguiu fazer o gol do título e a decisão do título foi para a cobrança de seis metros (pênalti).
Franklin substituiu a Tiago no gol brasileiro e se converteu no ganhador da partida com duas grandes defesas a Torras e Marcelo.
Com essa vitória, o Brasil conquistou o seu quarto título mundial de
Futsal.
Lenísio
– Durante o campeonato mundial de Futsal, ele deu uma verdadeira aula de bola.
Mostro como um pivô moderno deve se comportar dentro de quadra. Suas atuações
encantaram aqueles que admiram a verdadeira arte do SALÃO. Na imagem, Kike da
Espanha, aparece desesperado tentando barrar o craque brasileiro.
Ciço
vibra após o apito final do arbitro da partida.
Marquinho
– Muita velocidade e habilidade infernizou a vida dos seus marcadores no
mundial.
Betão – Um pivô forte que foi bastante utilizado pelo técnico PC de Oliveira, quando os sistemas defensivos das equipes eram bastante fechados.
20 países participaram da copa do Mundo do Brasil. Foram divididos em três blocos: Nível, baixo, nível médio e alto. Os países de baixo nível, como Ilhas Salomão e China, acabavam de iniciar no Futsal e ainda eram bastante inexperientes para competir adequadamente num mundial. No entanto as suas presenças serviram para dar um impulso no Futsal em seus países.
O grupo do nível médio seria o que
mais poderia surpreender no mundial. Como o caso do Irã, Guatemala , Cuba e
Tailândia, entre outros. O progresso desses países vinha sendo de maneira
exponencial e havia passado de um jogo de maneira desorganizado e
individualista e ter uma estrutura de jogo, uma intenção tática em todos seus
movimentos defensivos e ofensivos, assim como uma compreensão de porque se
fazem as coisa e de quando se devem fazer.
Em nível alto se encontrava países com margem de melhora, como Argentina, Paraguai, Rússia e Ucrânia. E outros cujo desenvolvimento se encontra nos pequenos detalhes de qualidade, mas que nos de quantidade, como Espanha, Brasil e Itália.
Existem dois elementos que influenciam de maneira significativa em uma partida ou uma tendência de jogo, pois alteram e condicionam fatores físicos , técnicos, táticos e psicológicos de jogo, modificando profundamente sua essência. Estes dois elementos são:
1. Aumento considerável de preparação física especifica.
As consequências de um jogo são as seguintes:
Controle de uma defesa passiva e outra atuante. Antes havia menos desgaste físico, se esperava de maneira passiva o erro do rival. Atualmente se pressiona a bola para provocar um erro e há mais impaciência por recuperação e provocar o contra-ataque.
Ter a posse de bola. Mais velocidade na marcação de retorno e nos contra-ataques. Mesmo que haja mais um contra-ataque do contra-ataque.
Porém, ao mesmo tempo em que é realizado a marcação de retorno, afim de igualar o número de jogadores. A conclusão é que se deve aprender a jogar mais em superioridade. Posicionada na superioridade numérica durante as transições.
Na posição fixa, como as defesas pressionam mais e estão melhor organizadas, haverá que mover-se muito sem bola para criar espaços livres e tentar desorganizar a defesa. Isso obriga a saber jogar em diferentes posições da quadra e ter diferentes rodízios dentro da equipe. A formação desde a base deve modificar-se em quanto a metodologia e os fins.
Quando mais contundente for a disputa do jogo, haverá a nobreza de um elemento mais de espetáculo. Porém si não existe um problema para o árbitro, porque a dureza gera violência. Controle e orientação.
Antes da pressão da linha de passe, um novo gesto técnico está proliferando: o controle orientado. Aí não se espera receber a bola, sem que se vá ao seu encontro. Estes gestos acelera a dinâmica do jogo e se aproveita a velocidade do defensor para sobressair.
Força mental e autocontrole.
Ao jugar-se com mais intensidade em todas as ações, se requer um maior autocontrole para não deixar-se levar pela adrenalina e uma maior força mental para superar os fatos que representam uma melhor preparação física.
2.Utilização do goleiro como 5º jogador para tentar mais posse de bola.
Certa hora, o goleiro só será utilizado como 5º jogador nos últimos
minutos, quando a equipe estiver atrás do marcador, como recurso ofensivo.
Tiago,
Falcão e Schumacher – Os três brasileiros foram eleito pela entidade máxima do
futebol mundial, os melhores jogadores da Copa do Mundo da FIFA de Futsal 2008.
Tiago
– Eleito o melhor goleiro da Copa do Mundo de Futsal.
FESTA VERDE E AMARELA
Durante
a solenidade de premiação da Copa do Mundo da FIFA de Futsal 2008, autoridades
históricas de bossa modalidade estiveram presentes. Da esquerda para á direita:
Ricardo Terra Teixeira (Presidente da CBF e presidente da Comissão de Futsal da
FIFA), João Havelange, o eterno padrinho do salonismo brasileiro (Ex-presidente
da FIFUSA, ex-presidente da CBD e presidente de Honra da FIFA), Angel María
Villar (Presidente da Real Federação Espanhola de Futebol e Vice-presidente da FIFA), Dr. Aécio de Borba Vasconcelos(Presidente da Confederação Brasileira de
Futsal) e Orlando Silva (Ministro dos
Esportes).
Uma vitória do Salão brasileiro e uma
vitória do Futsal mundial
Festa do Brasil, festa do Salão. Festa da seleção brasileira no país que criou o Futsal.
2008-RIO DE JANEIRO
Falcão – Liderou a seleção brasileira de Futsal durante a belíssima campanha do SCRATH CANARIM e recuperou a hegemonia do Brasil nas quadras. Sua atuação na final, mesmo lesionado, foi importante para o grupo.
Uma vitória pra lá de contundente e que estava engasgada desde a Guatemala, em 2000.
Fonte: Nathanzinho
Departamento de Comunicação do Blog – Futebol de Pau dos Ferros/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário